venda-por-engjamento

Venda por engajamento: como continuar vendendo após a Black Friday

O seu e-commerce recebeu uma quantidade de visitantes muito maior na Black Friday do que em qualquer outro dia do ano? Pois é. Então, agora é a hora de se mexer para aproveitar todo esse tráfego e ir muito além da compra por impulso!

Logo de cara, já queremos te dar uma dica: a segmentação desse público vai ser fundamental para as suas estratégias de venda por engajamento, ou seja, aquelas que vão ser resultado de algum tipo de relacionamento criado.

Segmentação e relacionamento

Comece com as segmentações básicas, mas comece.  O mais importante é ter em mente que existem pessoas por trás de todos os seus visitantes, leads e clientes. Pessoas que querem (e devem) ser tratadas como únicas, precisam ser entendidas genuinamente e não só vistas como números do Google Analytics.

Uma sugestão inicial, que pode ser o ponto de partida para as suas segmentações, é a por conversões:

  • Visitantes que estiveram no seu site durante a Black Friday, converteram em algum campo se transformando em um lead mas não compraram;
  • Pessoas que compraram pela 1ª vez no seu e-commerce durante a Black Friday;
  • Compradores recorrentes que converteram novamente durante o período de promoções.

Vamos pensar em como engajar cada um desses públicos após a Black Friday?

Com essa segmentação, você vai conseguir ter uma visão muito clara de quais devem ser os seus focos. As taxas de conversão podem te ajudar a mapear qual dos grupos precisa de mais investimento e esforço para avançar na jornada de compra.

Venda por engajamento #1 – Para leads que ainda não compraram

Essas pessoas ainda não conhecem a maneira como você entrega o serviço ou produto.

Elas estão em uma fase de aprendizado e descoberta. Querem entender quais soluções a sua marca pode trazer pro dia-a-dia delas, quais problemas podem resolver, o que ela tem de único e faz de melhor.

O grande desafio é entregar campanhas personalizadas em escala para aumentar as vendas e o engajamento.

Utilizar o People Marketing é essencial conseguir aumentar as conversões e acima de tudo, oferecer exatamente o que esse público está buscando.

Se quiser entender como transformar essas ações em realidade dentro da sua empresa, você não pode deixar de conferir o case da Asus.

Venda por engajamento #2 – Para quem comprou pela 1ª vez

Preocupe-se em descobrir como foi a primeira experiência dessa pessoa com o seu e-commerce. Ela voltou no site? Abriu os e-mails que você enviou? Se cadastrou para receber conteúdos? Interagiu com a marca de alguma forma?

Isso já são bons indicativos para mensurar o quanto engajada e propensa a comprar novamente, ela está!

É a partir dessas ações que você deve pensar em qual conteúdo é mais relevante para cada comprador de primeira viagem. O relacionamento vai ser criado a partir daí.

Venda por engajamento #3 – Para compradores recorrentes

Quem compra sempre tem uma grande chance de se transformar em um promotor. E nada mais justo do que reconhecer e, de alguma forma, agradecer quem confia no seu negócio.

Incentive essas pessoas a fazerem o seu boca a boca digital. Assim, elas podem despertar o interesse da sua rede de contatos em relação ao seu negócio.

Mas, pra isso, é preciso construir um relacionamento.

Vale dar um voucher de desconto para quem comprou de você 2x no mesmo mês + um para presentear um amigo; um super desconto baseado no histórico de compras; criar algum concurso cultural que envolva o compartilhamento da experiência com a sua marca.

Enfim, pense naquilo que pode deixar essas pessoas surpreendidas. O importante é valorizar quem te valoriza!

Os canais de relacionamento

E-mail marketing: fique de olho nas taxas de abertura e clique de todas as campanhas que faz. Elas são uma ótima ferramenta para você fazer uma segmentação contínua da sua base, de acordo com os interesses que demonstram.

E, POR FAVOR (em caps mesmo!): não continue enviando os mesmos e-mails para aquelas pessoas que NUNCA abriu os 10 e-mails anteriores.

Se continuar isso, não vai ter resultados diferentes e ainda pior: será visto como uma marca inconveniente. Por isso, avalie sua mensagem e, principalmente, avalie o canal. São mesmo os mais efetivos?

Notificações no Facebook:

not

A própria política do Facebook obriga que os seus resultados com campanhas desse tipo sejam excelentes e acima da média.

Para que elas fiquem no ar, o CTR (taxa de cliques) das notificações deve ser acima de 7% e é possível enviá-las para o máximo de 10.000 pessoas por dia.

Ou seja, pra dar certo é preciso criar conteúdos bem personalizados e que levem o usuário a partir para a ação, coisas que são especialidades da Social Miner 😉

Logo depois que o Pokemon Go chegou ao Brasil, por exemplo, criamos uma campanha para Livraria Cultura que teve como público-alvo os gamers e os geeks que haviam visitado o site no mês anterior.

Usando o People Marketing para entender este perfil e trabalhando com as notificações, conquistamos um resultado excelente:  23,23% de CTR e uma taxa de conversão de 3,37%, mais que o dobro da média do mercado.

Confira o case da Livraria Cultura.

On-site message: dentro do seu próprio site, é possível trabalhar gatilhos de relacionamento de acordo com o que o seu público busca.

O objetivo de mensagens desse tipo pode ser mostrar produtos similares ou ainda melhores que o buscado, novas opções que tenham a ver com a procura anterior, recomendações e novidades do mercado.  

Black Friday acabou, mas as vendas não

Agora que você já descobriu que a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para alavancar a venda por engajamento nos meses seguintes, fale com um especialista e descubra como potencializar os seus resultados!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *