testeab-lego

Teste A/B: 6 Ciladas para se evitar

Listamos 6 ciladas que você pode estar caindo ao fazer seu Teste A/B.

Caso não saiba do que estamos falando, “Teste A/B nada mais é do que duas versões de uma mesma página criadas com um elemento diferente para testar qual versão apresenta um melhor resultado. “ (Fonte: iMasters – “Teste AB: como, onde, quando e porquê”)

Eu não sei de vocês, mas nós aqui adoramos um Teste A/B. Nada como uma boa e sadia batalha de performance, certo? Ok, talvez não seja tão poético assim, esses experimentos podem se tornar uma dor de cabeça e fazer você pensar que “não era amor, era cilada”! Para te ajudar selecionamos 6 ciladas que você deve evitar na hora de fazer seu Teste A/B.

Cilada #1 Não definir claramente o seu objetivo

Planeje antes de começar! Mas aqui gosto de ressaltar um fator importante na construção da frase: “Ter claro O seu objetivo” (sem o “s”), ou seja, defina somente um objetivo por teste, tenha paciência, jovem padawan, tire uma conclusão de cada vez.

Muita gente por aí cai nessa cilada achando que está economizando tempo. “Vou testar a cor do fundo, mudar o call to action, trocar as imagens, usar o logo de outra forma…” PARA! Você vai acabar testando tanta coisa que não vai ter ideia do que realmente fez diferença e o tempo que ia economizar na verdade foi perdido com resultados inconclusivos.

Cilada #2 Perder seu tempo testando cores

Você adora testar cores de botão? Então pare! Não existe esse papo de cor que converte mais, a escolha da cor certa tem a ver com a hierarquia de escolhas – qual item que você quer que chame mais atenção? – mas não quer dizer necessariamente que a cor verde converte mais, por exemplo.

Use seu Teste A/B para provar hipóteses mais objetivas para o seu negócio, como, por exemplo, testar a conversão de um formulário de inscrição: será que o formulário mais longo tem menos conversão do que o mais objetivo? Teste!

Cilada #3 Não dar tempo para seu Teste A/B

Não seja ansioso para declarar logo o vencedor. Mais importante do que ver quem ganha, é saber a verdade! Sei que a parte mais legal de um Teste A/B é declarar um vencedor, mas é preciso ter paciência, mesmo que a variação “A” esteja com 90% de cliques a mais do que a “B”.

Defina uma quantidade mínima de conversões por variação antes de declarar o vencedor, mas isso dependendo do tamanho do seu tráfego.

Cilada  #4 Não fazer o teste durante uma semana inteira

Você deve pensar seus testes em ciclos completos, o mínimo que deve ser feito é de uma semana, isso porque seus números de visitas no site, conversão e etc mudam muito de acordo com o dia. Pode conferir no seu Analytics para ver como não estou mentindo.

Outro exemplo? De acordo com um estudo que fizemos no último Dia das Mães, o melhor dia de visitas para os sites cadastrados na nossa base foram as quintas-feiras. No entanto, o melhor dia para vendas foram as segundas-feiras.

dia das mães

Cilada #5 Se prender ao Ego

Ao realizar um Teste A/B você sempre vai ter uma opção que te agrade mais e é duro quando essa opção perde para a outra. As vezes preferimos bater o pé, confiar na nossa intuição e seguir com a favorita, contrariando o resultado. Isso é cilada. Vamos acreditar e confiar nos resultados?

Cilada #6 Não prestar atenção no cenário externo

É Natal? Então cuidado porque os resultados do seu Teste A/B podem estar sendo influenciados pelo espírito da data e seu alto número de acessos, pelo bem ou pelo mal.

Se estiver fazendo um teste em datas especiais, tente fazer também em períodos de baixa, isso pode te dar um resultado mais fiel ao mundo real.

O mesmo vale para alguma campanha que esteja no ar. Imagina que sua empresa investiu para aparecer no intervalo do Fantástico, o volume de visitas será maior do que o normal, logo seu teste poderá apresentar resultados diferentes.

Conclusão

Testes A/B são importantes para ter insights sobre seu site e seu negócio. É vital deixarmos de lado o “achômetro” e entendermos o que a nossa audiência quer de verdade. E esse resultado você consegue com um Teste A/B.

Mais importante: não desista do Teste A/B. Eu sei que parece meio complicado, ninguém gosta muito de estatísticas ou de ficar seguindo regras, mas os experimentos podem te ajudar muito com suas conversões.

Invista seu tempo e inteligência nessa prática, não existe fórmula mágica, trabalhe duro e evite ciladas.

E você, conhece alguma cilada que não foi falada aqui? Ou alguma que você não concorda? Envie seus comentários e participe 🙂

 

*última edição em 05/06/2018

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *