Social Miner faz 5 anos

Social Miner faz 5 anos e tem muita história para contar <3

O uso de dados não é mais o futuro do marketing. Ele é o presente. São os dados que permitem que marcas se comuniquem com seu público de forma cada vez mais personalizada em ambientes virtuais, garantindo uma experiência de consumo mais completa e um consequente aumento na performance.

Mas tudo isso ainda é muito novo no mercado. Imagine, usar uma tecnologia capaz de entender comportamento do consumidor dentro do seu site e usar esses insights para entregar apenas conteúdos e ofertas relevantes para essas pessoas. Pois é… foi exatamente isso que a Social Miner construiu ao longo dos últimos 5 anos – recém completados em 28 de março.

Social Miner faz 5 anos e comemora com um time de mais de 60 Miners

Só que, se hoje nossa marca já está estabelecida no mercado, com uma base de dados de mais de 38 milhões de cadastros e atendendo grandes players como Nike, Natura, Wine e Brasil Brokers, o caminho que trilhamos para chegar até aqui nem sempre foi certeiro. Na realidade, teve muita tentativa e erro e os nossos fundadores aprenderam na marra, fazendo.

“Éramos dois engenheiros, trabalhando no produto, na tecnologia e errando todo o resto. Mas em algum momento entendemos que o que estávamos fazendo tinha um propósito maior. Era poder entender as pessoas, o seu comportamento, através dos dados. E que isso abria um leque de possibilidades para o mercado”, relembra nosso CEO, Ricardo Rodrigues, que junto do Roger Mattos, CTO, fundou a Social Miner.

Os primeiros integrantes do time da Social Miner

O negócio da Social Miner

Tudo começou lá em 2014, com um time de 4 ou 5 pessoas, nessa que, hoje, é a nossa casa. Na época dividíamos o espaço com mais outras duas empresas. Só que, nesse jogo de “war” da vida real, fomos aos poucos conquistando o território, crescendo por dentro e pra fora. Conquistamos novos clientes, empresas que não só adotaram a nossa tecnologia e soluções, mas também mostraram para a gente o potencial do nosso negócio.

Social Miner faz 5 anos e mostra a sua casa

Social Miner faz 5 anos e mostra o espaço da sua casa

“A gente entendeu com os nossos primeiros clientes, na prática, todo o potencial das nossas soluções. Por exemplo, a gente ajudou certo e-commerce a cadastrar mais gente em um mês do que eles tinham cadastrado nos últimos anos. Ou seja, identificar os usuários de uma marca e abrir canais para que eles se relacionem é super valioso. Além disso, a linguagem que a gente usava garantia mais conversões do que qualquer outro canal usado pelas marcas”.

A partir de então a Social Miner não parou mais de investir em inovação e novas soluções para o marketing digital, identificando gargalos desconhecidos pelo próprio mercado. Por exemplo: quando olhamos para jornada de compra, buscamos entender, através dos dados, toda a trajetória do consumidor, para ajudá-lo a evoluir nas fases e tomar uma decisão de compra. Enquanto isso, a grande maioria das empresas ainda foca na ponta final da jornada, na fase de conversão.

Outro exemplo, que coloca a Social Miner a frente, são as questões voltadas a privacidade de dados – tema muito comentado recentemente com a sanção da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD): “Um dos primeiros gargalos que a gente antecipou foi a questão de privacidade. Desde o início da empresa, sempre prezamos pela ética, pela privacidade das pessoas, pelo não compartilhamento de informações”, pontua Ricardo.

Falamos, inclusive, sobre os temas a grandes veículos como Exame, G1 e Veja.

Construindo confiança

Foi esse zelo, pela qualidade dos produtos, serviços e pela relação entre marcas e seus consumidores, que fez com que a Social Miner se estabelecesse como uma empresa querida no mercado. Como bem diz o Ricardo, “você pode dar resultado para o cliente e, ainda assim, não passar confiança para ele. Transparência, ética, cuidado, preocupação, se importar genuinamente com o problema dele é o que inspira confiança”.

People trabalhando na Social Miner

Não à toa, mais de 500 marcas já apostaram nas nossas soluções, se relacionando de forma mais personalizada com seus consumidores e garantindo mais de R$2 milhões em vendas last click. E grandes fundos como Wayra, Canary e Indicator Capital também apostaram na nossa ideia, investindo no negócio.

Além disso, ao longo desses 5 anos, participamos de importantes projetos de aceleração e desenvolvimento, como o Programa de Residência do Google, o Oracle Startup Cloud Accelerator e mais recentemente no Google Launchpad Accelerator, com foco em tecnologia, produto e inteligência artificial.

Compartilhando conhecimento

E, diante de tantas oportunidades de aprendizado e experiências, não teria como guardar isso tudo só pra gente. Por exemplo: todo ano realizamos o Social Miner Insights, que reúne grandes profissionais do marketing digital para falar sobre as principais tendências do momento.

Social Miner faz 5 anos e relembra seus grandes momentos

Na nossa casa recebemos também excelentes profissionais como a Jana Ramos, especialista que bateu um papo super legal sobre Growth Hacks com a gente; e o Sammy El Ghazzal, engenheiro no Google em Zurique, que participou no meetup do nosso time de engenharia e falou sobre Machine Learning.

Outra prática que vale a pena falar também é sobre os nossos relatórios. Contando com uma base de dados tão rica e parceiros à altura, a gente não poderia deixar de dar uma mãozinha para o mercado, fazendo um bom retrato sobre a performance de sites e e-commerces, tanto ao longo do ano, quanto e principalmente nas datas comerciais que mais agitam o varejo virtual.

Entre os principais estão nossos relatórios do Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e muito mais. Esses materiais se tornaram referência para o mercado, sendo citados em grandes publicações como Globo News, Estadão e Money Times.

Além disso, a gente também estimula o desenvolvimento profissional e pessoal do nosso time. Todo mês a gente traz algum convidado para participar do nosso People Talk – um evento em que reunimos os Miners para falar de assuntos atuais. Na última edição, por exemplo, recebemos a Itali Pedroni Collini, empreendedora e especialista em diversidade e inclusão da 500 Startups, que veio falar sobre mulheres no ambiente corporativo.

Social Miner faz 5 anos e relembra eventos que rolaram na casa

Superando obstáculos

Como a gente já disse, nessa trajetória de 5 anos, nem tudo foi fácil. Erramos bastante. E um dos mais recentes foi em relação a nossa operação. Em 2018 recebemos um investimento e testamos algumas mudanças, montamos um time, estudamos os segmentos, traçamos estratégias e… falhamos.

E como superamos isso? Bom, nas palavras do Ricardo, a superação veio quando entendemos que erramos, revimos nossos projetos e decidimos mudar: “Acho que a superação vem do reconhecimento. Então uma vez que eu falhei, reconheço que isso não deu certo e falo agora a gente precisa fazer diferente”.

Isso faz parte do DNA da Social Miner e está inclusive impresso nos nossos valores. Não temos medo de mudar.

É tudo sobre pessoas

O que que faz uma empresa ser bem sucedida, entregar resultado e, mais importante, durar? Para o Ricardo a resposta está nas pessoas. E aqui na Social Miner é tudo sobre elas. Desde o time que acredita nos nossos produtos e na missão humanizar a relação entre marcas e pessoas, passando pelos clientes, que estão ralando muito para melhorar a performance dos seus negócios, até o consumidor que está na ponta final do nosso trabalho e que deseja um experiência de consumo mais personalizada, efetiva e menos chata.

Por isso a gente sempre busca entregar, sim, soluções para o mercado. Mas fazer isso de um jeito leve, empático, colocando as pessoas no centro de tudo. É por isso também que nosso ambiente de trabalho é tão descontraído. A casa tem uma atmosfera boa, os doguinhos que visitam a gente fazem os nossos dias mais felizes, os happy hours são sempre temáticos e a galera engaja, viu?!

Social Miner faz 5 anos e relembra seus tradicionais happy hours, sendo este uma fezta na piscina

Porque aqui a gente trabalha, e muito. Mas se diverte também. E as pessoas que entram aqui sentem isso. Não é à toa que o nosso time está crescendo – hoje já somos mais de 60 Miners – e temos muitas vagas abertas nos nossos times de Produto, Engenharia, Vendas, Sucesso e muito mais. Vem se candidatar! Quem sabe no próximo aniversário você já não vai ter escrito seu nome nessa história 😉

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *