Relatório do Dia dos Namorados 2018

Relatório do Dia dos Namorados 2018: o que você precisa saber para vender mais na data

Você sabe por que, desde 1948 no Brasil nós comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho? Então prepare seu coração, porque o motivo não é nada romântico: o publicitário João Doria escolheu esse mês a dedo, por ser uma época em que as vendas desaceleravam no país.

E a ideia deu tão certo que até hoje, 71 anos mais tarde, os varejistas se mantém atentos à data, aproveitando para dar um gás nas vendas no meio do ano. E sabe que fatia do mercado vem se dando muito bem com isso? Os e-commerces.

De acordo com a Ebit|Nielsen, só em 2018 o varejo virtual faturou R$1,77 bilhões no período – sendo um crescimento nominal de 4% em relação a 2017. Ou seja: o Dia dos Namorados reserva muitas oportunidades de negócio. Resta saber se a sua marca já está planejando as campanhas para impulsionar as vendas na data.

A gente te dá uma mãozinha

Para garantir que a sua loja vai aproveitar ao máximo o evento deste ano, a gente se uniu ao pessoal da Neoatlas, NeoAssist e Vindi, e fizemos um estudo sobre o perfil dos consumidores que engajaram com o evento no ano passado.

Isso para saber, por exemplo, que tipos de produto são os favoritos do público, como as pessoas chegam até os sites – pelo Google, anúncios nas redes sociais, e-mail marketing?–, quais dispositivos usam para acessar as lojas – desktop, celular, tablet? –, quando começam a pesquisar por ofertas, quando passam a, de fato, comprar e muito mais.

Esses dados trazem bons insights para guiar a otimização das suas estratégias de venda, melhorar a segmentação de campanhas e traçar um plano bem redondo para o Dia dos Namorados de 2019. Vem!

O Relatório do Dia dos Namorados 2018

Em 2018 a gente examinou o comportamento de navegação de mais de 25 milhões de usuários cadastrados na nossa base, 27 mil transações e os registros de mais de 1.200 sites, durante o período de 22 de maio a 12 de junho. Além disso a gente também estabeleceu um comparativo com informações referentes à mesma época do ano anterior, em 2017.

E o que descobrimos?

A origem dos compradores

Bom, para começar nosso estudo revelou que grande parte dos usuários que engajaram com o Dia dos Namorados em 2018 chegaram aos sites através dos resultados de pesquisa do Google. E isso tanto organicamente – isto é, clicando nos resultados de pesquisa não patrocinados –, quanto através de anúncios pagos.

Relatório revela a participação dos canais de origem nas vendas do Dia dos Namorados 2018

Mas é legal observar também que 12% dos usuários chegaram aos sites através de tráfego direto e 11% através de e-mail marketing.

Marcas queridas, que investem em boas campanhas de branding e no relacionamento com o cliente conseguem conquistar um lugarzinho na memória e no coração dos seus consumidores, atraindo mais pessoas para os seus sites e, consequentemente, convertendo mais vendas.

Os dispositivos usados – mobile vs desktop

A gente identificou que 55,2% dos usuários usaram o desktop para finalizar suas compras, enquanto 42% usaram o mobile. Isso demonstra um equilíbrio maior entre os dispositivos escolhidos pelo consumidor na hora da conversão.

Relatório revela a participação dos dispositivos nas vendas do Dia dos Namorados 2018

Quem comprou mais, homens ou mulheres?

Em relação à média de 2018, os homens aumentaram sua participação nas vendas em 6,3 pontos percentuais, passando de 35,1%, para 41,4% durante o período do Dia dos Namorados.

Relatório revela a participação de gêneros nas vendas do Dia dos Namorados 2018

A idade de quem comprou na data

A maior parte dos consumidores que engajaram com o Dia dos Namorados em 2018 e compraram um presentinho para os amados estão entre os 25 e 44 anos de idade.

Relatório revela a participação por faixa etária nas vendas do Dia dos Namorados 2018

Vendas e visitas

Variação dia a dia

O pico de vendas durante o período foi registrado a cerca de 18 dias da data comercial, no dia 25 de maio de 2018. Por outro lado, o volume de visitas não acompanhou este movimento. Isso indica que os consumidores pesquisaram os produtos com antecedência e já chegaram nos sites prontos para comprar.

Nossa dica é aproveitar o mês que antecede o evento, passado o Dia das Mães, para lançar campanhas de engajamento e interagir com o cliente durante o período de decisão de compra, estimulando a conversão.

Relatório revela a variação de vendas dia a dia até o Dia dos Namorados 2018

Variação semana a semana

Quando analisamos o volume de visitas e vendas semana a semana, podemos observar com mais clareza que o tráfego aumentou à medida que o Dia dos Namorados se aproximava – inclusive a última semana analisada tem mais visitas que a primeira – e, no entanto, a taxa de conversão não acompanha no mesmo ritmo.

Uma boa alternativa para incentivar as vendas, mesmo nas últimos dias que antecedem o evento, é explorar ofertas de entrega expressa. Não dá para fazer isso? Tudo bem! Aproveite o crescente volume no tráfego para cadastrar aqueles usuários que não estão prontos para comprar. Assim sua marca poderá manter o contato com essas pessoas e aumentar as chances de finalizar a venda no futuro.

Relatório revela a variação de vendas e visitas semana a semana até o Dia dos Namorados 2018

Vendas por categoria

No período analisado, as categorias de Beleza e Saúde, Moda e Informática tiveram a maior participação em vendas, representando 27%, 20% e 18% das conversões.

Relatório revela a variação de vendas por categoria no Dia dos Namorados 2018

No entanto, quando comparamos os dados em relação ao ano anterior, as categorias que mais se destacaram são Livraria – que cresceu incríveis 736% – seguida por Móveis e Bebidas.

Relatório revela a variação na participação das categorias no Dia dos Namorados 2017vs2018

Por outro lado, setores como Moda e Beleza e Saúde surpreenderam e apresentaram uma queda na sua participação nas vendas de 2017 para 2018.

Fica o alerta para os e-commerces desses segmentos, para que fiquem atentos às mudanças no comportamento dos seus consumidores, que estão migrando para outras categorias, menos comuns.

Vendas por categoria vs gênero

Em geral, mulheres compram mais em categorias como Moda, Beleza e Saúde, enquanto homens concentram suas compras em categorias como Informática, Bebidas e Eletrônicos.

Relatório revela a variação nas vendas por categoria e gênero no Dia dos Namorados 2018

Mas, durante o período do Dia dos Namorados 2018, categorias como Informática que, em geral, apresentavam pouca representatividade de compra feminina, tiveram um aumento de 40% na participação das mulheres.

Já os homens tiveram um aumento nas compras em setores como Eletrônicos, Livraria e Móveis, além de apresentar uma variação positiva de 5,74% na categoria de Moda.

Relatório revela a representatividade de gênero nas vendas por categoria do Dia dos Namorados 2018

Taxa de conversão por período

A taxa de conversão aumentou 0,2% durante o período analisado, em relação à média geral de 2018.

Relatório revela taxa de conversão por período durante o Dia dos Namorados 2018

Ticket Médio

O ticket médio durante período analisado foi de R$235,17.

Ticket Médio por gênero

No entanto, quando comparamos os valores separados por gênero, concluímos que os homens apresentam um ticket maior. Isso pode ser justificado pelo seu padrão de consumo, que se concentra em categorias como Eletrônicos e Informática, mesmo durante o período de Dia dos Namorados.

Relatório revela o ticket médio das vendas do Dia dos Namorados 2018

Ticket Médio por categoria

Relatório revela o ticket médio por categoria das vendas do Dia dos Namorados 2018

Preço médio dos produtos por categoria

Relatório revela o preço médio dos produtos, por categoria, no Dia dos Namorados 2018

Preço médio dos produtos por semana

A medida que a data comercial se aproximava, o preço médio dos produtos foi caindo. Um dos fatores que podem ter influenciado nesse resultado é o volume de promoções e descontos criados para impulsionar as vendas na reta final do período pré-Dia dos Namorados.

Relatório revela o preço médio dos produtos, por semana, no Dia dos Namorados 2018

Consumidores: novos vs recorrentes

Apenas 8% das pessoas que compraram algo no período do Dia dos Namorados já eram clientes dos e-commerces.

Ou seja, 92% dos consumidores fizeram sua primeira compra para data. Esse dado mostra que, apesar de o Dia dos Namorados apresentar um alto potencial para atração de novos visitantes, os esforços para engajamento e retenção de clientes antigos ainda são baixos.

Relatório revela a a taxa de clientes novos e recorrentes no Dia dos Namorados 2018

Por isso é tão importante investir, em paralelo às campanhas para geração de tráfego, em estratégias para fidelização dos clientes que já estão na sua base. Afinal é mais fácil vender para alguém que já conhece e teve uma boa experiência com a sua loja.

Um frete grátis, um brinde ou descontos exclusivos para esse grupo podem ser aquele empurrãozinho que vai garantir a venda e prevenir que o consumidor deixe o site para consultar a concorrência.

Recompra

Recompra pós-evento de 2017

Depois do Dia dos Namorados de 2017, o consumidor voltou a comprar na mesma loja logo nos primeiros três meses que se seguiram a data. No entanto, a taxa de recompra tende a cair dentro de 5 meses após a conversão.

Relatório revela a taxa de recompra nos meses que seguem o Dia dos Namorados 2017

Nossa sugestão aqui é aproveitar os primeiros meses após a data comercial para trabalhar o engajamento dos clientes e estimular a recompra durante o período que apresenta mais chances de conversão.

Recompra: 2017 vs 2018

De todos os consumidores que compraram no Dia dos Namorados em 2018, 6% tinham comprado na mesma loja no mesmo período do ano anterior (2017).

Relatório revela a taxa de recompra no Dia dos Namorados de 2017 vs 2018

Cadastros

Cadastros dia a dia

A medida que o Dia dos Namorados se aproximava, cresceu o número absoluto de cadastros.

Relatório revela a taxa de cadastros dia a dia até o Dia dos Namorados 2018

Cadastros semana a semana

Em geral, quanto maior o número de visitas, menor a taxa de cadastros, certo? Pois é… mas no período pré-Dia dos Namorados é possível notar que, mesmo com aumento no número de visitas, a taxa de cadastros acompanhou a curva de crescimento.

Os dados mostram um aumento de até 5% nos cadastros entre os dias 30 de maio e 12 de junho.

Relatório revela a taxa de cadastros por semana até o Dia dos Namorados 2018

Ou seja: as semanas que antecedem a data comercial são um bom momento para impulsionar campanhas de aquisição de novos leads – seja dentro do site ou via redes sociais. Para estimular a adesão, uma alternativa é oferecer benefícios para compras futuras, por exemplo.

Melhores dias para cadastrar novos leads

Os dias que apresentaram as melhores taxas de cadastro foram os sábados e domingos. Isso porque, seguindo as tendências do mercado, esses são os dias que apresentam os menores números de visitas e que, porém, atraem um público mais qualificado.

E por que isso acontece? Porque, em geral, os visitantes que chegam ao site nessas datas já têm alguma familiaridade com a marca, estando mais engajados e dispostos a fazer o sign up.

Relatório revela melhores dias para cadastros no Dia dos Namorados 2018

Um bom jeito de analisar a relação entre visitas vs taxa de cadastros é avaliando seu coeficiente de correlação que, no período do Dia dos Namorados, foi de -0,68. Isso indica uma forte relação negativa entre as duas variáveis.

Relatório revela taxa de visitas vs cadastros até o Dia dos Namorados 2018

Nesse sentido, para garantir boas taxas de cadastro, é essencial que sua marca trabalhe para trazer um tráfego cada vez mais qualificado para o site.Outra alternativa é investir no relacionamento e engajar aqueles visitantes que chegam a sua página por diversos canais e não possuem tanta familiaridade com o seu negócio. 

Quer ter esse conteúdo em PDF para acessar quando quiser? É só baixar o relatório 😉

Quero!

Como as pessoas pagaram pelos presentes em 2018?

Dados da Vindi revelam que os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores no período foram o cartão e o boleto. E, apesar de o boleto ainda representar uma boa fatia das transações, o cartão é o formato de pagamento preferido do consumidor, sendo responsável por 64,9% das operações de venda.

Relatório revela os meios de pagamento usados durante o Dia dos Namorados 2018

Das transações realizadas com boleto, 95,7% foram feitas via o emissor de boletos “Aceita”, que é a opção mais adotada pelos donos de e-commerce analisados. Em seguida, temos as instituições bancárias e o “Pagar.me” que, juntos, representam 4,3% das operações.

Relatório revela dados de emissão de boletos durante o Dia dos Namorados 2018

Já no cartão de crédito, a Cielo ganha destaque entre as adquirentes, sendo responsável por 51,5% das vendas. Em seguida, temos a Stone (24,53%) e a Global Payments (15,9%).

Relatório revela adquirentes mais usados durante o Dia dos Namorados 2018

Além disso, na hora de quitar as contas, os consumidores optaram principalmente pelo modo “à vista”, isto é, em uma parcela. De todas as transações realizadas, 81% foram feitas nesse formato.

Relatório revela dados de parcelamento de compras do Dia dos Namorados 2018

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *