push

Push Notification no mobile para vender mais no Natal (sem precisar de app)

Entra ano e sai ano, o comportamento do consumidor é sempre o mesmo: compras de Natal feitas em cima da hora, com muita correria. Por isso, ainda dá tempo de você aproveitar essa época do ano para decolar as vendas do seu e-commerce usando uma estratégia de Push Notification focada em resultado.  

O Push Notification permite que marcas entreguem mensagens para usuários do Google Chrome, tanto na web quanto no mobile, sem que seja necessário ter um app. As notificações são enviadas somente para quem der opt-in, ou seja, para as pessoas que se cadastrarem, aceitando prévia e explicitamente essa opção.

Por que escolher o Google Chrome?

Com mais de um bilhão de usuários, o Google Chrome é o browser mais usado no mundo. No Brasil, também é líder isolado com market share de 66,62%, segundo o próprio Google.

Por essa representatividade, em um primeiro momento, o Push Notification no Chrome é a melhor opção para impactar na web por meio desse canal. O próprio browser já tem uma opção padrão para que os usuários permitam o envio das notificações.

Mas mais importante do que entender a parte operacional (isso você pode deixar por conta da nossa plataforma!) é conseguir pensar na mensagem certa a ser enviada.

Vale ressaltar que outros navegadores, como o Safari, também permitem o uso das notificações, mas optar por testar este canal somente pelo Chrome, é um ótimo começo.

Por que escolher o mobile?

Uma pesquisa feita pelo PayPal e pela Euromonitor International concluiu que:

  • Até 2020, aproximadamente 10% de tudo o que é vendido online no Brasil será comprado via equipamentos móveis. Hoje, esse índice está em 7%, e em 2011, eram apenas 2%.
  • Também até 2020, cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo inteiro serão assinantes de internet móvel, sendo o Brasil um dos países com maiores destaque nesse crescimento;
  • Entre os meses de julho e setembro, 20% das compras online no Brasil foram concluídas no smartphone ou no tablet.

Por esses dados, já dá para perceber a importância de investir uma parte dos seus esforços no mobile, né?

Push Notification para multiplicar as vendas no Natal

#1 Explore o poder dessa data

O Natal é uma época em que as pessoas já estão propensas a comprar. Por isso, crie mensagens temáticas que reforcem a data e busque oferecer benefícios únicos para se diferenciar da concorrência: frete grátis, um cuidado especial para eventuais trocas e etc.

Agregue valor aos seus serviços e produtos!

Por exemplo, você pode identificar quando um usuário estiver prestes a sair da sua loja e usar uma pop up para capturar e qualificar um lead.

Um modelo de texto seria “O Natal acontece somente uma vez no ano. Vai deixar essa data passar em branco? Cadastre-se e receba um cupom especial de desconto para presentear quem você ama.”.

A partir desse cadastro, o ideal é enviar ofertas que estejam ligadas com as páginas que foram visitadas, criando um relacionamento agradável e lembrando o lead de efetuar a compra.

#2 Pense fora da caixa

Poucas pessoas conhecem e utilizam o Push Notification como um canal de comunicação. Isso significa que a partir do momento que você começa a usar essa estratégia, já vai conseguir passar mensagens de um jeito diferente da concorrência, de um jeito mais pessoal.

Use isso em seu favor e crie mensagens únicas para que cada usuário se sinta especial. A ideia é que depois de ler a mensagem, ele pense “Era isso mesmo que eu estava buscando!”, “Que bom que me avisaram sobre esse novo produto!”.

Dias antes do Natal, você pode criar notificações que usem gatilhos emocionais como a urgência, já que a data é fixa e está cada vez mais próxima; e a escassez, mostrando que os produtos visualizados pelo usuário têm estoque limitado e já estão esgotando.     

Criar mensagens que tenham esse tipo de conteúdo irão ajudá-lo a tomar uma decisão de compra. Quer um exemplo?

“Atenção! Faltam menos de X dias para o Natal! Últimas unidades do PRODUTO VISITADO. Clique aqui para comprar agora!”  

#3 Aproveite todo o tráfego que gerar

O Natal é uma excelente época do ano para atrair novos visitantes para o seu e-commerce. Lembre-se que grande parte das pessoas que visitarem o seu site pela primeira vez, não irão comprar imediatamente.

Por isso, é muito importante ter uma estratégia para capturá-las e criar um relacionamento via Push Notification durante as semanas seguintes ao Natal.

Se conseguiu um cadastro durante o período natalino, em que geralmente as compras são para presentear, que tal oferecer um benefício para que a pessoa volte e compre algo para ela mesma?

Você pode aproveitar o início do ano para notificá-la sobre os lançamentos de 2017 e acabar gerando algumas vendas, por exemplo.  

Fizemos um artigo sobre venda por engajamento pós Black Friday, mas a lógica é a mesma para o Natal.

Confira várias dicas clicando aqui!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *