Banner, por que pequenos eCommerces têm que pensar em engajamento

Por que pequenos eCommerces têm que pensar em engajamento

Desde o início, quem se lança na aventura de vender online, parece ter só uma preocupação central: conseguir clientes. É claro que a atração e a aquisição são fatores críticos de sucesso para que o negócio tenha chance de decolar.

Mas paralelamente a isso, existe um outro ponto super relevante, que costuma ficar bem esquecidinho: o engajamento.

Se a captação de novos clientes garante as suas primeiras vendas, é o relacionamento que você cria com cada um que faz com que eles continuem comprando e indiquem a sua  marca para outras pessoas.

Ou seja, o engajamento é fundamental para aumentar a taxa de recompra e o ROI no longo prazo. Além disso, dá mais segurança e previsibilidade para o empreendedor, que passa a ter mais chances de escalar o negócio e potencializar o faturamento.

Pra você entender de vez a importância de pensar em engajamento, reunimos 4 motivos:

#1 O seu investimento em atração será otimizado

Mesmo fazendo suas campanhas de atração com marketing humanizado uns 98% dos visitantes que você traz para seu site não vão comprar na primeira visita. Pra fazer esse investimento valer a pena é essencial pensar em engajamento.

Pode não ser nessa visita que eles compram, mas não está tudo perdido, agora você sabe que há um interesse pelo que você oferece e, ao identificar essas pessoas, você consegue manter esse relacionamento, oferecendo mais informações sobre seus produtos e ofertas relacionadas.

Trazer pessoas é o primeiro passo e pensar em engajamento faz com que mais e mais deles comprem, se não agora, depois. 🙂

#2 Os clientes vão fazer o trabalho duro para você

Sabe aquele tanto de investimento que você precisa fazer em mídia para conseguir atrair visitantes para o seu site? Não seria ótimo se você pudesse contar com fiéis aliados nessa busca?

O que acontece é que essas pessoas podem (e devem) existir. E muitas vezes elas estão mais perto do que você imagina. Por que não transformar os seus próprios clientes nestes embaixadores?

O ponto aqui é que você precisa ter um comportamento proativo para que isso aconteça e não ficar esperando que o cliente resolva começar a falar de você por aí. Todo mundo precisa e gosta de um incentivo, né?

A partir do momento que você começa a criar esse relacionamento e investe energia para fortalecê-lo, os consumidores passam a se tornar defensores da sua marca.

Seja por meio de recomendações ou compartilhando seu conteúdo com outras pessoas, eles irão espalhar o seu negócio por aí.

Pense nisso como um efeito de bola de neve: um cliente satisfeito conta a experiência que teve com a marca para outras duas pessoas que depois contam a outras quatro e assim por diante.

#3 Sua empresa aprenderá com os clientes

Se você está conectado com seus clientes e assegurou que existem canais de comunicação fáceis e acessíveis para que eles interajam com o negócio, você começa a ter acesso a feedbacks, informações e comentários valiosos.

A partir deles, será possível aprimorar seus produtos ou serviços, garantindo melhores ofertas para o público e até mesmo criar novas possibilidades a partir de ideias que surgem.

Além disso, depois que o engajamento se torna natural, você acaba construindo a possibilidade de rodar pesquisas de mercado de maneira muito mais efetiva e corriqueira.

#4 Comunicação humanizada e mais significativa

Por estar trabalhando com uma quantidade menor de vendas, é essencial manter a pessoalidade do negócio fazendo marketing humanizado. Ao invés de se lamentar por ainda ser um negócio pequeno, use isso a seu favor!

Entenda que isso faz com que você possa se comunicar de uma maneira muito mais amigável e personalizada com o seu público e é um diferencial em relação aos seus concorrentes. Os pequenos eCommerces já passam a ideia de serem mais acessíveis aos clientes, então, explore o atendimento e busque a excelência!

A metodologia do People Marketing pode te ajudar bastante a colocar isso em prática. O seu objetivo é identificar quem se interessa por seu site, inclusive quem não está preparado para comprar na hora, e criar um relacionamento orgânico através de interações humanizadas e inteligentes por meio de canais alternativos.

Com isso, você se torna muito mais estratégico, porque passa a pensar em longo prazo e deixa de ser dependente somente das compras por impulso.

E aí, bora começar a investir em engajamento? Se precisar de uma ajudinha você pode contar conosco 😉

Gostou e quer começar a fazer?

  Fale com nossos especialistas ➤

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *