pos-bf

Por que você precisa gastar mais tempo investindo no pós Black Friday

O que acontece no seu e-commerce depois que a Black Friday acaba? O seu time possui uma estratégia de trabalho para depois das promoções? Você sabe quais ações deram certo e quais deram errado? Como foi o retorno do investimento em divulgação? Tem noção se os consumidores estão falando bem da sua marca ou espalhando a experiência ruim que tiveram?

Fato é, que se as coisas continuam do mesmo jeito que eram, a chance de ter algo errado é grande!

A Black Friday é uma oportunidade única que você tem para gerar mais tráfego no seu e-commerce, conquistar novos clientes e alavancar as suas conversões.

Mas, para isso, é preciso encarar o dia não como uma ação isolada, mas com a consciência de que pode vir muito mais pela frente, se a Black Friday for vista como parte de uma estratégia maior e global.

Onde devo investir meu tempo no pós Black Friday?

Antes de responder essa pergunta, você precisa saber qual é o seu objetivo final. É utilizar os dados da Black Friday para focar os esforços no Natal e dobrar as vendas em relação ao ano passado ou aumentar o ticket médio da base de clientes?

Essa meta clara vai direcionar as suas ações e te fazer chegar exatamente onde imaginou.  Algumas etapas que podem te guiar nesse processo são:

Compilação

Utilize as ferramentas de mensuração que você usa para gerar relatórios e compilar os resultados das ações feitas durante a Black Friday. Com essas informações em mãos, fica mais fácil descobrir suas maiores potencialidades e pontos de melhoria.

Análise

Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos a análise e o planejamento de lado. Acabamos consumidos pela demanda e vamos tocando o barco de acordo com a maré.

Mas tenha consciência que o pós Black Friday é um momento chave em que você precisa parar por algumas horas (pelo menos) para refletir e olhar para os resultados que teve.

O momento de análise é aquele que vai te dar insights para implementar coisas novas.  Olhe o mercado, estude a concorrência, veja dados externos… Enfim, saia da caixa para descobrir como atingir os seus próximos objetivos!

Planejamento

Na hora de planejar, pense no objetivo que definiu, olhe para todas as informações que a Black Friday gerou sobre o seu e-commerce e a partir daí, trabalhe em um plano de ação.

Tenha ações claras, defina responsáveis finais e prazos para a entrega de cada uma das coisas por fazer.

Execução

Agora é colocar a mão na massa e tirar do papel todas as ideias que teve!  Uma excelente maneira de engajar o seu time – que deve estar bem cansado, diga-se de passagem – com as próximas metas nesse pós Black Friday  é com um processo de criação colaborativo.       

Se puder, junte todo mundo em um ambiente diferente do que costumam trabalhar para que façam uma dinâmica.

Pode ser uma análise SWOT de como foi a Black Friday; um sharing de experiências; um brainstorming para resolver um problema; um plano de ação para aproveitar uma oportunidade ou o quê você julgar mais estratégico para o momento.

O importante é que assim você vai conhecer a opinião de pessoas que trabalham em diversos setores da empresa e ter diferentes pontos de vista.

Lembre-se que ter um planejamento e metas iniciais são pontos muito importantes para direcionar a discussão.

Ah, e se você é um e-commerce pequeno, a sugestão é que converse com muita gente para conseguir agregar outras visões nas suas ideias.

Bora colocar tudo isso em prática agora?

Para te ajudar, montamos um guia de estratégias e campanhas de marketing que você pode usar no pós Black Friday.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *