marketing-de-conteudo

Por que fazer Marketing de Conteúdo no meu e-commerce?

Você já ouviu falar de Inbound Marketing? Ou sobre Marketing de conteúdo? Muitas empresas têm adotado o conteúdo em sua estratégia de marketing. Mas o seu e-commerce, está produzindo conteúdo?

Inbound Marketing, o que é isso?

Em resumo, Inbound Marketing, é o marketing de atração, onde você não “irrita” as pessoas com publicidade intrusiva mas traz a pessoa para dentro do seu site (e a converte) com técnicas de SEO, Blogging, Social Media, tudo isso sustentado pelo Marketing de Conteúdo.

Hoje não vamos falar a fundo sobre Inbound Marketing (em breve falaremos), mas vamos falar do que sustenta esse novo marketing: o conteúdo.

Por que fazer marketing de conteúdo no meu e-commerce?

Como já citei, muitas empresas têm baseado sua comunicação em marketing de conteúdo. Porém, essa é uma técnica pouco presente nos e-commerces, muito porque seus esforços estão mais focados em performance e porque os resultados são à longo prazo (falarei mais sobre isso abaixo, não desanime!)

Para entender porque você deve gerar conteúdo para o seu e-commerce, vou contar a história do Miguel.

Miguel é uma pessoa sedentária, não prática muito esporte, porém está acima do peso e em sua última consulta ao médico foi alertado para ser mais ativo ou começará a ter problemas de saúde.

Ele conseguiu um espaço na agenda para começar a correr, mas de tão sedentário que é não tem nenhum tênis de corrida e muito menos sabe como fazer isso. “Mas corrida não tem segredo” – pensa Miguel – “é só colocar um tênis e sair correndo pela rua”.

O nosso querido personagem vai ao shopping e compra um tênis de corrida, barato, sem muito glamour já que “é somente um tênis, quem faz a corrida é o atleta, o tênis pouco importa.”

6:00 da manhã, o despertador toca. Miguel, mais parecendo um zumbi, levanta, veste sua roupa de atleta, seu novo tênis de corrida e vai em direção ao parque correr. Para o carro no estacionamento e começa a sua corrida.

Corre, corre, corre… Cansado, pára e olha seu relógio pensando que estava correndo há 30 minutos, quando na verdade se passou 8 minutos. Sente uma baita dor na canela e para. Mas tudo bem, para um primeiro dia valeu o esforço, com o tempo vai evoluindo.

No dia seguinte, 6:00 da manhã, Miguel não consegue levantar, dores no corpo todo, principalmente nos joelhos e costas. Mas é persistente, se esforça e vai correr, mas como o dia anterior, corre, sente muita dor nas pernas, principalmente canela e para…

Isso se estende por mais dois dias. Miguel então resolve procurar na internet o motivo de tanta dor na canela. E em sua busca, um dos primeiros resultados foi uma matéria de um blog chamada “Entenda porque sua canela dói ao correr!”. Ele acessa e aprender mais sobre canelite.

Miguel achou a matéria bem interessante e enquanto ele está no blog, vê outras matérias relacionadas à corrida, “como aproveitar melhor a corrida”, “como correr seus primeiros 5km”, “diferentes tipos de pisada” e começa a se aprofundar no assunto. Enfim percebe que o blog é de uma loja que vende tênis e artigos para corrida.

Agora, imagine você, se Miguel precisa de um novo tênis, já que o que tem é errado e causa dores, e também pode precisar de novos artigos para corrida você acha que ele vai comprar:
( ) Na loja que ele foi procurar o primeiro tênis
( ) Na loja que fica enchendo o e-mail dele de spam com ofertas malucas
( ) Na loja com um banner que fica perseguindo ele em qualquer site que ele visite
( ) Na loja que ofereceu um conteúdo sobre corrida, o ajudou a entender mais sobre esse mundo.

A sua resposta é o motivo de você fazer marketing de conteúdo para o seu e-commerce. Nem sempre a pessoa está pronta para comprar, mas criando conteúdo você ajuda a educar seu cliente e se torna referência para ele no assunto.

Case de como fazer conteúdo

Existe um caso bem legal de uma loja que usa o conteúdo como estratégia, é a Men’s Market. As mulheres podem nunca ter ouvido falar dessa loja (o que comprova o bom trabalho deles), mas tenho certeza que muitos homens já foram impactados pela sua comunicação.

Men’s Market é uma loja de produtos masculinos e não conheci eles por produtos sendo “jogados” na minha timeline, nem e-mails marketing chatos lotando minha caixa. Conheci porque eles me ofereceram algo a mais.

Estava em minha timeline no Facebook: “Faça o teste e veja qual o tipo certo de pomada para seu cabelo”. Era um teste simples perguntando como era o tipo do meu cabelo e qual o resultado esperado e no final eles me mostravam a melhor opção de pomada.

marketing de conteudo

Foi um conteúdo bem simples, entregue de uma forma original e que chamou a minha atenção, mostrou que eles entendem do assunto e que tem a solução para um problema meu (eu realmente não sabia qual pomada usar para meu cabelo).

Agora, adivinhem onde eu comprei a pomada para meu cabelo?

Resultados do Marketing de Conteúdo

Um dos fatores que mais deixam as empresas com um pé atrás com geração de conteúdo é que não existe uma resposta imediata das ações. Com Google Adwords, por exemplo, você consegue selecionar uma campanha, colocar para rodar e já começar a receber visitas no seu site.

Com o conteúdo é diferente, é uma estratégia a longo prazo, quase um trabalho de formiguinha. Mas o sucesso de um e-commerce é baseado em resultados, se eles não aparecem rapidamente a estratégia está errada.

Mas é nessa hora, quando os outros desistem, que seu e-commerce pode se diferenciar. Embora seja uma estratégia a longo prazo, esse prazo não é tão longo assim e funciona como uma bola de neve.

Com o tempo começa a vir mais visitantes para seu site de forma orgânica, buscando mais conteúdo, você fica melhor posicionado nas buscas e isso vai aumentando cada vez mais.

Como o Miguel que comprou um novo tênis ou as pessoas que compram a pomada certa para seu cabelo.

marketing de conteudo

E por fim…

Criar conteúdo é uma forma sincera de demostrar amor pelo seu cliente. Mostrar que se preocupa com ele, que não quer simplesmente vender um produto, mas resolver um problema para ele.

Você investe em marketing de conteúdo? Qual tem sido sua estratégia? Comente!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *