Planejamento-para-Ecommerce-para-2018 Social Miner

Planejamento de eCommerce para 2018

Com o final de ano chegando, é hora de rever tudo o que aconteceu em 2017. Pontuar o que deu certo e o que precisa melhorar é um ótimo ponto de partida para começar o seu planejamento de eCommerce para 2018.

Um bom planejamento também é importante para garantir sustentabilidade para o negócio e o alinhamento de todos os colaboradores em prol dos mesmos objetivos. Isso porque quando fica claro quais são as metas do ano, é esperado que todos direcionem as suas ações e esforços para conquistá-las. Agora, se isso não é especificado, cada departamento faz o que achar melhor e os resultados podem não ser tão satisfatórios.

Parece óbvio, mas na correria do dia a dia, muitas vezes, é exatamente isso que acontece! É bom lembrar que um planejamento não é (e nem deve ser) totalmente estático. Ele será adaptado ao longo do ano, à medida em que o contexto ou até mesmo as metas mudarem.  

Para te ajudar no seu planejamento de eCommerce para 2018, separamos alguns pontos importantes:

#1 Defina os objetivos principais

Reúna as lideranças do negócio para fazer um brainstorming sobre quais são os objetivos principais da marca para 2018. É preciso levar em conta o estado atual do negócio, forças e fraquezas internas e projeções do mercado.

Por exemplo, um eCommerce que já tem um bom tráfego qualificado e um alto número de clientes que compra uma vez, mas não volta nunca mais, pode ter como um dos objetivos principais “Fidelizar 80% dos consumidores para que eles façam uma recompra a cada 4 meses”.

Sugerimos que sejam escolhidos 3 objetivos principais para que o foco da equipe e das ações realmente seja aplicado em cada um deles. Para o sucesso do planejamento, é necessário que todas as áreas da empresa estejam alinhadas e tracem as suas ações pensando na conquista do que foi definido previamente.   

#2 Trace metas realistas

Já ouviu aquela música “Nem tão longe que eu não possa ver / Nem tão perto que eu possa tocar”? É com esse pensamento em mente que um bom planejamento deve ser feito.

Não dá pra ter metas impossíveis, que irão deixar qualquer um super desmotivado e pensando  “por que eu devo me esforçar se chegar nesse número não é viável?”. Ao mesmo tempo, metas super fáceis também podem desencorajar resultados melhores e deixar todo mundo na famosa zona de conforto.  

Para chegar em um número que seja o meio termo e que sirva tanto para puxar a performance do time quanto para fazer o negócio crescer, é interessante olhar para o histórico da marca e para o desempenho de 2017. Analise o faturamento ano a ano, os meses que tiveram melhor e pior performance, olhe para o mercado e faça projeções de crescimento.

Se é viável crescer as vendas em 10%, aumentar a taxa de recompra em 30% ou diminuir os custo de produção em 5%? Cada caso é um caso e isso quem vai definir é você, juntamente com a sua equipe. Se todos estiverem na mesma página e comprarem a ideia, já é um grande avanço para que a meta seja cumprida!

#3 Especifique ações, prazos e responsáveis finais

Um planejamento que se preze, precisa deixar claro quais são as ações que devem ser executadas, além dos prazos e dos responsáveis finais de cada item.

Sem tudo isso, fica fácil esquecer que algo deve ser feito e é bem possível que em algum momento acabe acontecendo aquele jogo do “eu não fiz porque achei que você fosse fazer” enquanto a outra parte fala o mesmo.

#4 Fique atento às datas que potencializam as vendas da sua marca

Não tem como fugir: feriados, datas comemorativas e datas comerciais de 2018 podem influenciar diretamente nos resultados do seu negócio. E ainda tem mais…

Spoiler Alert GIF

ELAS NÃO IRÃO MUDAR! rs

Isso significa que existe tempo de sobra para planejar as campanhas de cada uma das datas. Que tal já deixar tudo definido?

Não quero dizer que você precisa definir o conceito e a identidade visual de cada uma das peças que pretende usar, mas já deixe indicado no planejamento o momento em que cada etapa destas campanhas precisa acontecer. Vai facilitar a sua organização e garantir que tudo saia dentro da timeline correta.

Além de aproveitar essas datas é importante ficar de olho nas oportunidades que surgem organicamente durante o ano e assim sair na frente da concorrência!

#5 Faça People Marketing

Se você ainda não começou a fazer People Marketing, esse deve ser um ponto importante do seu planejamento para 2018. A metodologia já tem trazido excelentes resultados para muitas marcas do varejo e pode ser aplicada em eCommerces de todos os tamanhos e segmentos.

Ela atua, principalmente, garantindo uma alta taxa de conversão entre os visitantes que acessam o seu site mas não realizam a compra em primeiro momento. Pra você ter uma ideia: os CTRs de campanhas que usam People Marketing chegam a ser superiores a 40%, com taxas de conversão de 6%.

O resultado é atingido por meio da união da automação de marketing, da inteligência artificial e da humanização. Na prática, mensagens extremamente personalizadas são entregues para as pessoas certas, no momento certo através de canais alternativos, como as notificações no Facebook e o Push no Chrome.

Se quiser conhecer mais sobre o People Marketing para usá-lo em 2018, clique aqui e converse com um dos consultores da Social Miner.

#6 Compartilhe o planejamento com todos

De nada adianta os gestores do eCommerce fazerem um planejamento maravilhoso se ele não chega até a equipe que coloca a mão na massa e faz acontecer. Garantir essa sinergia e o alinhamento de todos com as entregas finais é fator crítico de sucesso para colher bons frutos.

Compartilhe as ações que devem ser executadas, peça opiniões, escute os colaboradores e até mude uma coisa aqui e outra ali se achar pertinente. O que você precisa garantir é que todo mundo comprou a ideia e quer ver tudo o que foi planejado acontecendo no dia a dia.


E aí, o que você achou do nosso artigo? Depois de usar as dicas na hora de fazer o seu planejamento de eCommerce, não deixe de compartilhar a sua experiência com a gente nos comentários 😉

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *