O que ainda dá tempo de fazer para vender mais no Dia das Mães

O que ainda dá tempo de fazer para vender mais no Dia das Mães

Se você trabalha no varejo, com certeza sabe que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para comércio. Por isso mesmo, o evento já foi tema de post e, inclusive, de um estudo que lançamos ano passado, analisando o comportamento dos consumidores e o resultado das vendas no período. Spoiler alert: esse ano tem relatório de novo. Fique ligado!

Mas espera, porque ainda fica melhor: segundo uma pesquisa da Trey, o faturamento dos e-commerces nesse Dia das Mães (isso mesmo, em 2018) deve aumentar 35% em relação ao ano passado. Você não vai deixar de faturar uma fatia desses lucros, não é mesmo?

Pois é, se você já sabe disso tudo e está focado em trabalhar sua base de usuários cadastrados, preparando campanhas especiais para a data, ótimo. Mas se você comeu mosca, ainda dá tempo de dar um jeito nisso. Separamos algumas dicas para te ajudar a vender mais no Dia das Mães. Vem!

#1 Identifique novos visitantes

Atrair visitantes para o seu site é, sim, muito importante. Mas, aproveitar esse tráfego intenso para cadastrar e se relacionar com seus consumidores é ainda melhor. Imagine ter acesso a informações como nome, gênero e localização dos seus usuários? Você poderia enviar mensagens chamando seus consumidores pelo nome e otimizar a entrega de campanhas para uma determinada região, onde o frete chegará a tempo para o Dia das Mães.

E como fazer isso? Você pode usar ferramentas como o Social Lightbox, que identificam seus clientes através do cadastro via Facebook. Nesse caso, a mensagem aparece no centro da tela, quando o usuário ameaça deixar o site. Vale oferecer um descontinho ou brinde especial relacionado a data comemorativa. Dessa forma o visitante fica muito mais tentado a se cadastrar e, mesmo, a fechar a compra. Ou seja, alguém que estava prestes a deixar o site, volta e, melhor, converte a compra!

Social Lightbox é uma das ferramentas que podem ser usadas para vender mais no Dia das Mães

Outra alternativa é convidar o usuário para se cadastrar dentro do site, usando canais Push Opt-in por exemplo, que chegam como mensagem numa caixinha no cantinho superior esquerdo da tela. O ideal é informar ao visitante que o site tem ofertas especiais para o Dia das Mães e que, para ter acesso exclusivo a elas, ele deve se cadastrar. Dessa forma, você terá acesso ao e-mail e poderá enviar campanhas diretamente para essa pessoa.

Push Opt-in é uma das ferramentas que podem ser usadas para vender mais no Dia das Mães

Mas as vantagens vão muito além: mais do que impulsionar as vendas no Dia das Mães, falando diretamente com seu consumidor, tendo acesso aos dados do seu usuário, você poderá otimizar a segmentação do seu público e entregar campanhas mais assertivas, baseadas nos interesses e necessidades do seu cliente, o ano todo.

Quer usar esse canais pra já?

Quero! 🙂

#2 Trabalhe a base de clientes que já existe

No último estudo do Dia das Mães, identificamos que os picos de acesso nos e-commerces acontecem entre os 14 e 9 dias que antecedem a data comemorativa. Ou seja: a hora de lançar campanhas é agora e o tempo não para! Por isso, anuncie as suas ofertas mais atrativas nas redes sociais e converse com o seu público, direcionando as pessoas para o seu site.

Aproveite também a base de usuários cadastrados que você já tem e ofereça vantagens exclusivas, que aumentem as chances de venda e recompra. Além disso, garanta que as ofertas cheguem a essas pessoas pelos canais que elas mais usam.

Por exemplo: se a Lídia se informa sobre as novidades do seu site quase que exclusivamente pelo e-mail, não adianta enviar notificações via Facebook para ela. Já o João usa mais o celular para navegar nos sites – inclusive no seu. Então vale explorar as notificações no mobile para atendê-lo melhor.

#3 Pense fora da caixinha

Pense comigo: o Dia das Mães é uma data popular. Todo mundo sabe do seu potencial para gerar vendas, o que significa uma grande concorrência. Ou seja, para se destacar, seu e-commerce precisa ir além dos preços competitivos e focar em campanhas criativas, que toquem as necessidades e desejos do consumidor.

Se você tem um e-commerce de acessórios, por exemplo, você pode até oferecer um desconto nos colares ou um brinde na próxima compra, mas isso não vai aumentar exponencialmente as suas vendas, nem fazer os olhos do seu consumidor brilharem. Por outro lado, se a Gabriela está procurando um colar para sua mãe, imagina o quanto ela amaria ganhar um pingente gêmeo daquela peça, mesmo que mais simples, mas que ela poderá usar também e lembrar da sua mãe sempre? É simbólico, afetivo e especial.

Além disso, mais do que entregar suas ofertas para os consumidores, é preciso saber como comunicá-las. Você pode falar: compre um colar para sua mãe e ganhe um pingente para você. Ou você pode ser muito mais simpático e próximo, falando algo como: o maior presente da sua mãe é você. Mas uma joia é um bom jeito de lembrar 😉 e tem brinde para você nunca esquecer também.

#4 Tá atrasadinho? Abrace a causa!

A ‘unidos dos atrasados’ informa: se você demorou para pensar nas campanhas dos Dias das Mães, você não está sozinho. Segundo o Google, pesquisar opções de presente não quer dizer que os usuários vão comprar com antecedência. Cerca de 18% dos consumidores brasileiros devem deixar a compra para véspera ou mesmo para o dia :O

Ou seja, muitas destas pessoas optam por sair de casa e procurar algo em lojas físicas. Que tal atender esse público atrasadinho, lançando uma oferta especial de entrega expressa para o Dia das Mães? Vai ter muita gente feliz com essa chance. #gratidão

Com a ajuda da Social Miner, dá para colocar essas estratégias no ar pra já. Vem testar nossa plataforma – é grátis 😉

Quero!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *