o-que-e-gestao-nuvem

O que é um sistema de gestão em nuvem?

O empreendedor atual preza por agilidade e automatização de processos. Afinal, quem trabalha no e-commerce ou com múltiplos canais de venda precisa contar com ferramentas de tecnologia para auxiliar no trabalho do dia a dia, otimizar tempo e ainda gerar uma melhor experiência para a jornada de consumo do cliente.

É por isso que o sistema de gestão ‘ERP’ já é um grande aliado dos empreendedores. A vantagem de integrar os setores e gerir o negócio remotamente através desse sistema  – em nuvem e online – é uma forma de garantir que o empreendedor possa pensar no trabalho de forma mais dinâmica. 

Neste artigo vamos entender um pouco mais como funciona o sistema de gestão em nuvem e quais as vantagens que a mobilidade da ferramenta traz ao seu negócio. Confira!

Na prática, como funciona um ERP online e em nuvem?

O cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema, o que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Como falamos acima, o negócio é otimizar.  O empreendedor pode gerenciar as tarefas do seu negócio sem sair de casa ou estando em qualquer ambiente, utilizando o dispositivo que desejar (tablet, celular, computador).

O sistema em nuvem também diminui trabalho relacionado a atualizações de sistema e garante que todas as informações fiquem armazenadas de forma segura em nuvem, o que permite aos colaboradores autorizados acessar remotamente o sistema e suas informações. Bom demais, né?

Mobilidade e segurança 

Há mais de um ano, a mobilidade para trabalhar de qualquer lugar passou a ser mais do que uma opção, sendo a única possibilidade para muitos negócios. Por isso, um sistema de gestão com armazenamento em nuvem, que permite acesso de qualquer lugar, passou a ser uma ferramenta indispensável. 

Isso porquê, questões de armazenamento, indexação e acesso de dados de uma empresa demandam recursos que – com a ajuda da tecnologia e o investimento adequado – são melhores distribuídos, trazendo foco e otimização para o negócio.

Independente de tamanho, todo tipo de empresa pode se beneficiar com a ferramenta e passar a contar com vantagens importantes, como a administração remota e o aumento de eficiência nos processos.

Dessa forma, com o ERP em nuvem é uma estratégia inteligente para lidar com a tecnologia, sem gastar mais do que se deve.

Por isso, investir em tecnologia é um caminho importante e bastante necessário.

Principais vantagens em utilizar um sistema de gestão em nuvem:

Além da facilidade para gerir o negócio, o ERP em nuvem também funciona de forma automática, salvando backups e dando maior segurança aos dados. Confira as principais vantagens: 

  • Organização: com as informações sendo atualizadas e sincronizadas, é possível a ter maior organização nos processos e, consequentemente, o aumento de produtividade. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros e desperdícios.
  • Mobilidade: Com  acesso às informações sempre à mão, a mobilidade acaba sendo uma grande aliada ao negócio. O sistema global de servidores que operam em um único ecossistema possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.
  • Economia: Se os dados estarão sempre atualizados, não serão necessárias impressões de planilhas e materiais, diminuindo custos de material de escritório e principalmente de mão de obra para atualizar as planilhas manualmente. O sistema em nuvem também reduz o espaço físico utilizado para guardar arquivos, contratos e documentos, já que tudo fica armazenado no sistema online.

  • Integração: A unificação das informações de compras, vendas, estoque ou entregas ficam atualizadas no sistema, mesmo que o trabalho esteja sendo feito remotamente.  Integrar os setores da empresa através de um ERP pode, inclusive, permitir a emissão de notas fiscais e boletos de qualquer lugar ou dispositivo. Sincronizar as informações garante que, mesmo na gestão de múltiplos canais de venda, o processo se mantenha descomplicado e atualizado.

    A transformação digital já começou! 

Já vivemos uma era que depende de tecnologia para trabalhar e tornar processos mais simples, como o ato de se locomover ou até comunicar.

O sistema de gestão ERP surgiu para facilitar os processos diários e unificar a organização da empresa. Números, compras e vendas,  integração do estoque, emissão de notas fiscais e realizar integrações logísticas e marketplaces.

Ou seja, vamos de vantagem, né? 😉

É importante manter a rotina de gestão do negócio digitalizada e automatizada, para facilitar o trabalho, economizar tempo e recursos e poder escalonar as vendas do seu negócio com mais facilidade.

Então comece de um jeito simples! Faça um teste grátis na Bling, utilizando o cupom #socialminer e veja como o dia a dia do seu negócio pode ser mais prático. Assim você usufrui das vantagens de um sistema de gestão remoto por 3 meses e coloca em prática o que leu aqui.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *