Fidelizar clientes: entenda o que é CRM e para que serve?

Fidelizar clientes: entenda o que é CRM e para que serve?

Tudo que você precisa saber sobre CRM: para que serve e como ele ajuda na fidelização de clientes. Confira!

Não é segredo para ninguém: o consumidor mudou! 

E se ele já vem se atualizando há alguns anos, com a pandemia do novo coronavírus, essa mudança foi acelerada e hoje é essencial saber as necessidades do seu cliente.

O consumidor não se satisfaz mais com comunicações padrões, ofertas amplas, empresas sem propósito e que não o escutam. Ele quer mais e, para ganhá-lo, você precisará saber exatamente quem ele é e o que precisa. E essa mudança de comportamento é ainda mais importante quando falamos de fidelização

Só que, se para conseguir a lealdade do cliente é preciso ser próximo, como fazer isso tendo diversos usuários na base? Como alinhar uma escuta ativa às demais estratégias? 

É aí que o CRM se mostra fundamental, para te ajudar a construir, nutrir e fidelizar esse relacionamento. Vem com a gente pra entender melhor!

O que é CRM e para que serve?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management., Em tradução livre: Gestão do Relacionamento com o Cliente. 

Muitas pessoas acreditam que a ferramenta é ligada somente a vendas. Entretanto, o conceito de CRM envolve também marketing e atendimento.

Trata-se de um software que permite o gerenciamento do seu relacionamento com o cliente, uma vez que consolida todos os dados e histórico de um consumidor em um mesmo ambiente. 

Mas na prática ele é muito mais: é tido como um aliado para as suas estratégias, já que possibilita que você entenda melhor o comportamento do seu público ;  funciona como um departamento, sendo o melhor amigo das equipes de marketing e vendas, já que armazena informações importantíssimas; e, principalmente, deve ser visto como uma grande mudança na cultura organizacional, que faz com que todos os setores da empresa coloquem o cliente no centro das estratégias.

Como funciona o CRM?

A ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente funciona como uma grande dashboard com informações valiosas sobre os seus clientes. Com ele é possível:

 

  • Rastrear e gerenciar as mais variadas informações dos clientes;
  • Integrar diferentes equipes através de quaisquer dispositivos;
  • Capturar de forma inteligente os e-mails dos usuários;
  • Automatizar processos para que você possa se dedicar ao acompanhamento dos clientes em potencial;
  • Receber recomendações e highlights automáticos e otimizados;
  • Revisitar históricos e preferências de compras;
  • Ter uma visão kanban dos dados e estágios do funil, de acordo com a sua personalização.

Quais os benefícios de utilizar o CRM nas empresas?

Se você chegou até aqui,  já deve ter percebido como o CRM ajuda a organizar os dados de um consumidor e proporciona uma visão simplificada das informações  disponíveis. Mas será que ainda não temos outros benefícios

Claro que temos:

1 – Equipe integrada

Através do CRM, todos os envolvidos na operação conseguem acompanhar as atualizações e estarem conectados com tudo que acontece, o que possibilita a integração das equipes de forma simples e eficiente.

2 – Informações integradas

Utilizando um CRM, você tem todas as informações em um só lugar, o que facilita na organização, visualização e, principalmente, na tomada de decisão

Conseguindo analisar cada cliente individualmente, observando suas preferências de compra, histórico e informações adicionais, pode tomar decisões muito mais assertivas e rápidas.

3 – Humanização

Conhecendo cada cliente, as suas comunicações são muito mais personalizadas. Você sabe quem é aquele consumidor, o que ele procura e como prefere ser tratado, tornando o seu atendimento muito mais humanizado.

4 – Processos

Toda a equipe consegue observar os processos da empresa, sabendo o que funciona melhor e o que precisa ser ajustado. Utilizando o CRM, seus processos são mais claros e organizados.

5 – Produtividade

Com as informações reunidas e sendo analisadas de forma estratégica e inteligente, você poupa recursos e esforços em atividades que podem ser automatizadas, aumentando consideravelmente a produtividade do seu time e focando no que realmente precisa do seu tempo.

6 – Vendas

Com todas essas informações à disposição, o processo de vendas é otimizado. Você sabe quais clientes em potencial tem mais feat com o seu negócio e pode nutri-los durante toda a jornada, baseando-se em dados – o que aumenta consideravelmente as suas chances de ser assertivo e oferecer exatamente aquilo que seu consumidor precisa.

7 – Fidelização

A fidelização se torna quase que uma consequência de todos os benefícios citados anteriormente. Como dissemos, os clientes querem comunicações personalizadas e exclusivas e o CRM proporciona essas informações valiosas para você manter um relacionamento próximo e efetivo com os usuários. 

Lembre-se que a fidelização de clientes é feita através de proximidade e manutenção de um relacionamento de sucesso. Por isso é fundamental conhecer o consumidor e saber qual a melhor forma de alimentar essa relação.

Como escolher um CRM?

Se você acredita que o CRM é a melhor alternativa para o seu negócio, então veja as nossas dicas de como escolher um CRM.
Se você acredita que o CRM é a melhor alternativa para o seu negócio, então veja as nossas dicas de como escolher um CRM.

Analisando a quantidade de benefícios proporcionados pelo CRM, você já deve estar pensando que a sua empresa precisa de um. Mas como saber qual é a melhor solução para o seu negócio? 

Para escolher o CRM adequado, observe algumas questões:

  • Entenda o que você precisa: qual o principal objetivo de utilizar o CRM na sua estratégia? Como a ferramenta te ajudará? Respondendo essas perguntas você saberá o que o CRM precisa te oferecer para atender a sua demanda;
  • Personalização: cada cliente está em um estágio na jornada de compra. Sabendo disso, avalie o quanto é possível personalizar as soluções existentes no CRM? A customização é importante para atender todos os usuários, tanto os da sua equipe, quanto os clientes que serão analisados através da ferramenta;
  • Suporte: como é o suporte do CRM que você quer contratar? Eles estão disponíveis e possibilitam um pronto atendimento? Descubra quais são os meios de contato e se você está de acordo com as opções;
  • Inteligência e adaptabilidade: As ferramentas que você está considerando contam com inteligência analítica? Esse é um grande diferencial que poupará tempo e recursos da sua empresa. Além disso, é importante que a ferramenta seja responsiva, se adaptando a diferentes aparelhos a fim de atender todos os envolvidos.

Existem muitas ferramentas de CRM que podem te ajudar. Então pesquise, compare, teste e escolha a que melhor atende o seu negócio, desde a prospecção até a fidelização e, principalmente, a manutenção da lealdade desse relacionamento.

Não esqueça que você também pode contar com a gente sempre que precisar de ajuda com marketing inteligente e personalizado. Conheça nossas soluções. 😉

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *