capa

Notificações Push: O Guia Definitivo

Quer subir o seu trabalho de Marketing de nível? Está procurando novas soluções para otimizar conversões e para conseguir se relacionar com o seu público de forma íntima e personalizada?

Para sair à frente da concorrência e fazer parte do grupo que lidera as tendências mundiais do e-commerce, você precisa entender muito de Notificações Push.

No Brasil, ainda tem poucas empresas que conhecem esse canal e uma quantidade ainda menor de equipes que conseguem utilizá-lo com inteligência e eficácia para gerar vendas, aumentar o engajamento e lançar grandes campanhas ou promoções.

Neste guia, você vai encontrar as informações que precisa para  descobrir como a Notificação Push pode fazer a diferença para o negócio, permitindo que você se comunique de uma outra maneira com os usuários que fazem parte da sua base por meio de um conteúdo relevante e assertivo.

O Canal

A Notificação Push permite que marcas entreguem mensagens para usuários do Google Chrome, tanto na web quanto no mobile, ou por meio de algum app.

As notificações serão enviadas somente para quem der opt-in, ou seja, para as pessoas que aceitaram prévia e explicitamente essa opção, evitando incômodos.

Notificações Push via app

notificações push

Notificações Push via Google Chrome

Não é preciso ter um app para enviar esse tipo de notificação.

Em alguns casos, as notificações podem até substituir a necessidade de desenvolvimento de um aplicativo dando mais conforto e comodidade para o usuário. Por quê você vai querer ocupar a memória de um celular, se pode enviar um push?

Pense bem para descobrir se investir no desenvolvimento e/ou na manutenção de um aplicativo, é melhor do que realocar o valor para começar a usar as notificações.

notificações push no chrome

Esse canal tem API aberta e pode ser implementado por qualquer pessoa que queira. Tecnicamente, você deve precisar de um programador para ativar essa funcionalidade.

O Google tem um material bem completo com um passo a passo técnico do que precisa ser feito. Você pode acessá-lo aqui e para alinhar as expectativas, um recado: ele está em inglês.  

Se você quer simplificar e entender melhor como tudo acontece, já pode aproveitar essa oportunidade para  falar com nossos especialistas da Social Miner, que vão ir muito além dos códigos. 

Regras de ouro do Notificações Push

Essa nova forma de comunicação entre marcas e pessoas ainda está dando os primeiros passos, principalmente no mercado brasileiro.

Os usuários estão começando a se acostumar e a permitir o envio das notificações. Para que a estratégia ganhe força e comece a otimizar resultados, é preciso entender que este é um canal sensível e muito pessoal.

Se para ter boas taxas de conversão nos envios de e-mail marketing já é necessário ter um conteúdo segmentado, aqui você vai precisar ser ainda mais específico e hiper personalizado.

Regra #1 – Fale com as pessoas certas e deixe pessoal

O grande desafio por trás da Notificação Push é garantir uma segmentação adequada para que todas as mensagens enviadas tenham informações relevantes e valiosas.  Elas devem refletir interesses exclusivos, incorporando recomendações personalizadas e conteúdo hiper-direcionado, como no exemplo abaixo.

notificações push no mac

Se não for assim, os usuários irão simplesmente desativar essa funcionalidade.

Há muitas maneiras de segmentar, mas como já vimos, o ideal é ter um algoritmo por trás dessa ação. Ele vai alavancar os resultados com mais agilidade e assertividade, cruzando dados.

No exemplo abaixo, as taxas de clique aumentaram para 8,6% com a personalização baseada em comportamento e chegaram aos 13% com a personalização baseada em perfil, contra 7,4%  do “envio para todos”.

Mas a mina de ouro estava escondida no próximo nível de segmentação, quando as informações de perfil e comportamento foram usadas simultaneamente, aumentando a taxa de cliques para 30,6%.

notificações push segmentado

Clique aqui e descubra como o algoritmo da Social Miner funciona.

Regra #2 – Não congestione esse canal com mensagens infinitas

A eterna batalha da qualidade contra a quantidade…  

As notificações são uma maneira nova de alcançar e se envolver com o público. Mas não faça com que essa empolgação se transforme em um caminhão de mensagens no celular ou no chrome do usuário todos os dias.

É preciso priorizar e escolher quais são as notificações mais importantes para quem está recebendo. Seja empático e faça muitos testes A/B com diferentes textos e conteúdos para descobrir qual mensagem será mais útil ou fará quem recebê-la mais feliz.

Regra – #3 Conveniência e comodidade: o que todo mundo quer

O tempo é um dos recursos mais valorizados nos dias atuais. E ele não pode ser comprado. Leve isso em conta na sua estratégia de Notificações Push: se conseguir garantir mais comodidade, conforto e conveniência para o seu usuário, a simpatia será imediata.

Veja o caso da United Airlines, que teve o cuidado de notificar o seu passageiro sobre a mudança do portão de embarque e ganhou um promotor nas redes sociais.

notificações push mobile

Regra – #4 Timing realmente importa

Encontrar a melhor hora para enviar um Push Notification pode ser a diferença entre uma mensagem útil e um spam.

Pesquisas da Localytics têm mostrado que nos EUA, quinta é o melhor dia para alcançar altas taxas de cliques, mas há pouca variação.

Por outro lado, a hora tem se mostrado muito mais importante. Dados mostram que o envio de mensagens entre às 10h e às 13h resulta na maior taxa média de cliques.

notificações push horários

É claro que esses números irão variar muito de acordo com o segmento em que você atua é por isso, o importante é testar até descobrir o que mais funciona.

Regra #5 – Faça as perguntas certas

Antes de aprovar uma nova campanha, os seguintes questionamentos precisam ser feitos para você entender qual o melhor tipo de notificação a ser enviada e o momento certo para que isso aconteça.

  1. Esta é a hora certa para enviar a notificação para o cliente?
  2. Sou capaz de reunir informações adicionais com base no local, no horário ou no contexto que podem ajudar a tornar esta notificação mais valiosa?
  3. Quantas outras notificações foram enviadas dentro da última hora / dia / semana / mês?
  4. Que tipos de notificações funcionaram no passado? Só porque já foram eficazes, podem ser novamente?
  5. Como é a natureza das mensagens já enviadas para este cliente? São educativas? Personalizadas? Tenho tudo que preciso levar em consideração em mãos?


Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *