Mulher segurando o celular e comemorando, referência a comemoração de uma estratégia de outbound marketing eficaz.

Papel do marketing outbound no case da Riachuelo

Como utilizar o outbound no mundo do inbound marketing? Descubra em nosso case da Riachuelo! 

“Outbound marketing é coisa do passado”. Aposto que você já ouviu essa frase por aí. Mas já vamos adiantando que não é bem assim.

Realmente o inbound marketing virou uma tendência e ganhou muitos adeptos no universo do marketing digital, mas engana-se quem pensa que o outbound marketing morreu. Quer ver? Nós vamos te provar!

O que é o Outbound Marketing?

O outbound marketing foi por muitos anos a estratégia mais utilizada nos serviços de marketing, tanto off-line quanto online. O conceito refere-se a uma estratégia de prospecção ativa, ou seja, você mapeia o perfil dos clientes e vai, literalmente, para a ação: começa a prospectar os usuários, com base nas informações que têm e no perfil de cliente ideal que você desenhou anteriormente. 

Nós vemos muito outbound marketing em propagandas de TV ou rádio, por exemplo. É como se a marca usasse um alto-falante para espalhar sua mensagem

Agora, inclusive, já existe a tendência do outbound 2.0 – uma das principais estratégias de vendas do Vale do Silício, que é baseada em segmentação e especialização do time de vendas.

Outbound marketing e Inbound marketing: quais as diferenças?

Homem com expressão de dúvida e algumas setas saindo de seu pensamento representando as dúvidas sobre as diferenças entre inbound marketing e outbound marketing.
Ainda não sabe as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing? A Social Miner te conta tudinho!

Enquanto no outbound marketing você anuncia sua mensagem em um megafone, tem uma prospecção ativa de leads e trabalha para identificar quem pode se tornar um potencial cliente e ir atrás desse usuário; no inbound marketing, a estratégia é reversa.

O inbound marketing trabalha com uma prospecção passiva, com essa estratégia você cria mecanismos para atrair o usuário e deixar que ele chegue até você. Aqui, você já sabe quem é o seu cliente ideal e trabalha de maneira com que ele seja atraído – quase que naturalmente – pela sua marca.

Ah, mas outbound marketing é chato, é telemarketing! Não é bem assim. A comunicação via telefone também é uma maneira de fazer outbound marketing, mas existem outros meios que também usam a estratégia e você pode nem ter percebido, como por exemplo: TV, rádio, panfletagem, outdoors, banners em sites e até as estratégias de mídia, como Google Adwords ou Facebook Ads, por exemplo.

O que é outbound marketing channels? 

Com os avanços das estratégias digitais, como o cross channel, multichannel e omnichannel, o outbound marketing pode ser ainda mais rico e eficiente.

Alie a prospecção ativa do outbound marketing com uma comunicação integrada e assertiva e você verá como outbound marketing não é coisa do passado

Por exemplo, imagine que você faz um spot de rádio para um novo lançamento, esse spot é geolocalizado e leva os ouvintes à loja mais próxima. Ao chegar na loja, quem disser a palavra da sorte dita no spot, leva um brinde. Viu? Ativo, eficiente e integrado, é isso que o outbound marketing channels propõe. Mas continua com a gente que você vai entender melhor.

Desafios do case da Riachuelo

Mulher com expressão de empolgação segurando o celular e um cartão, representando os resultados do case da Riachuelo com a utilização do outbound marketing.
O Outbound Marketing pode trazer resultados incríveis e a gente te mostra como com esse case cheio de sucesso da Riachuelo!

A Riachuelo, uma das maiores redes de lojas de departamento do país, chegou à Social Miner em um momento desafiador para todos: o isolamento social. Considerando que o Brasil inteiro estava em casa e cumprindo as regras de distanciamento social, o que nos sobrava era o entretenimento através das lives, lembra?

As marcas começaram a patrocinar lives de grandes artistas com o intuito de continuar espalhando sua mensagem e relembrar o público que elas ainda estavam ali, mas agora de uma maneira diferente: online.

Mas nós fomos além com a Riachuelo! A marca patrocinou a live do cantor Gusttavo Lima – considerado o “embaixador do sertanejo” e viu sua mensagem ser ampliada para milhares de pessoas. Além da transmissão pelo YouTube, o show também passou em um canal de TV aberta, ou seja, a mensagem já estava se espalhando.

E ainda fizemos mais, com uma parceria consolidada com a, na época, esposa do cantor, Andressa Suita, a marca foi mencionada na live algumas vezes, além de ser a responsável pelo look da modelo. Até aí, o outbound marketing já estava funcionando.

Mas então o time Social Miner entrou em campo, enquanto o telespectador ouvia Andressa agradecer à marca, naturalmente ele entrava no site para conhecer mais sobre a loja e o nosso objetivo era fazer com que esses visitantes se tornassem usuários curiosos, engajados e, claro, potenciais clientes.

Para isso, quando o usuário chegava ao site, ele era atingido por comunicações onsite complementares a mensagem que receberam durante a live – como cupons para comprarem os looks que acabaram de ver no show. 

A ideia era trabalhar com uma comunicação humanizada, que gerasse identificação com o público e relembrasse como eles chegaram ali, oferecendo um cupom com o nome da modelo, por exemplo. 

Ou seja, os pontos de contato eram complementares, o consumidor via e ouvia na TV e encontrava no site, recebia mensagens relacionadas tudo de forma autêntica e espontânea.

Mas isso deu certo? Foi um sucesso! A Riachuelo alcançou um CTR de 6,2% – 3,4x maior que a média de mercado e 48% maior que a média de outras campanhas. 

O case foi tão bom  que a estratégia foi utilizada em lives de outros artistas, como Simone e Simaria, Skank, Claudia Leitte, Seu Jorge e Alexandre Pires – sempre trabalhando de forma espontânea e alinhada ao público.

Por que utilizar cross channel?

Mulher com expressão de questionamento se perguntando sobre porque usar outbound marketing e o cross channel.
Já sabe o que é Outbound Marketing mas ainda não está convencido sobre usar o Cross Channel? Pode deixar, a gente te mostra as vantagens!

Porque integrar canais traz resultados! Avalie se apenas uma das frentes fosse usada: a modelo cita a marca, o consumidor vai ao site e não encontra nada do que viu na live ou recebe uma notificação push da marca robotizada e sem contexto. Não faria sentido, concorda?

O cross channel dá o contexto necessário, integra a comunicação e faz com que a experiência do consumidor seja muito mais completa

Nessa ação da live, por exemplo, além da ação pós live com cupons de desconto, impactamos também a base já cadastrada da Riachuelo, através de push, e convidamos os usuários a assistirem a live para ver o look do artista. 

Essas comunicações foram feitas de maneira leve, utilizando paródias das músicas do cantor e falando de maneira orgânica e humana, assim geramos familiaridade e integração entre as comunicações.

Utilizamos o outbound marketing para fazer uma prospecção ativa através da modelo, Andressa Suita, e o cross channel para “amarrar” toda a comunicação: site, notificações push e comunicação humanizada.

Pensando em tudo isso, te devolvemos a pergunta: por que você ainda não implementou o cross channel em suas estratégias?

A sua marca parceira!

A Social Miner ajudou a Riachuelo e pode ajudar a sua marca também. Nós criamos metodologias inteligentes e trabalhamos com ferramentas especialmente pensadas para oferecer o melhor a sua empresa e, consequentemente, ao seu cliente.

Entenda o seu público, crie comunicações automatizadas, envie notificações push. Descubra qual a melhor estratégia para conversar com o seu cliente e otimize os seus resultados enviando a comunicação certa, para o consumidor certo e na hora certa. 

Partiu implementar na sua empresa o melhor da inteligência digital estratégica? Quer saber como a gente pode te ajudar? Nos envie uma mensagem e conheça nossas soluções clicando no banner!

Social Miner 02

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *