Grupo de pessoas comemorando a elaboração de um marketing humanizado.

Marketing humanizado: o people marketing é agora!

O comportamento do consumidor mudou e isso não é novidade para ninguém. Com a pandemia do novo coronavírus, essas mudanças foram ainda mais profundas.

Segundo um relatório da Accenture divulgado pela Folha de S.Paulo, 71% dos entrevistados disseram que a crise os fez repensar o seu propósito de vida e reavaliar o que é importante e, após essa reflexão, a maioria disse que trocaria de marca se percebesse que ela não produz um impacto positivo na sociedade.

Ou seja, os usuários buscam marcas com propósitos, responsabilidade social e, principalmente, “marcas de verdade”. Um relatório divulgado na TI Inside mostrou que 81% dos consumidores confiam mais em uma pessoa para resolver os seus problemas, do que em um bot.

E então, já começou a pensar em estratégias de marketing humanizado? O que você está fazendo para se comunicar com esse público que busca a humanização das empresas? Se ainda está meio perdido não tem problema, é só ficar com a gente! 😉👇

Como humanizar o marketing digital?

Grupo de pessoas trabalhando em uma estratégia de marketing humanizado efetiva.
Ainda não sabe como fazer um marketing humanizado e eficiente? Nós da Social Miner estamos aqui pra te guiar nessa caminhada!

Antes de tentar colocar em prática, é imprescindível entender o conceito: o marketing humanizado busca trazer o fator humano para as estratégias e processos das empresas. É uma mudança de cultura que acontece de dentro para fora, visando estabelecer conexão com os usuários que não querem mais ‘só comprar’, e querem realmente construir uma relação com as marcas que confiam.

Entendendo isso, é importante ter em mente que o marketing humanizado consiste em três pilares: empatia, ética e emoção. Por isso, é tão importante que exista realmente uma mudança de cultura na empresa e o cliente se torne o centro da estratégia.

Dito isso, como humanizar o marketing digital da sua empresa?

Além da mudança de cultura, existem alguns pontos principais que você deve levar em consideração:

  • Conheça o seu cliente: você não conseguirá estabelecer uma conexão se não souber com quem está falando. É fundamental saber quais são suas dores, necessidades e desejos para não tratá-lo somente como uma venda.
  • Observe suas necessidades: analise as ações dos usuários e entenda o que eles estão buscando e o que eles esperam da sua marca.
  • Personalize: as pessoas adoram sentir-se ouvidas, amparadas e exclusivas, então é preciso levar em consideração que as suas comunicações precisam ser personalizadas e assertivas.

Aliás, falando em comunicação, é preciso compreender a diferença entre conteúdo e perfil humanizado para colocar os conceitos em prática de forma adequada.

O que é conteúdo humanizado?

O conteúdo humanizado é aquele que atende a sua persona: que esclarece dúvidas, explica de forma didática e facilita a busca do usuário. Para isso, você pode investir em um bom storytelling: conte histórias de maneira envolvente, atraía, emocione e engaje o seu usuário com uma história bem contada.

Invista em marketing de conteúdo! Ter uma estratégia focada em conteúdo útil ajuda você a se planejar melhor e atender a sua persona, independente do estágio da jornada de compra que ela esteja.

O conteúdo humanizado evidencia a relação com o inbound marketing: é sobre ir além de vender! Contar histórias, explicar, ajudar e dar suporte ao consumidor através dos seus conteúdos fará com que ele entenda que você é uma autoridade no assunto e confie mais na sua marca, além de passar adiante a experiência enriquecedora e até educacional que ele teve com a empresa.

O que é perfil humanizado?

O perfil humanizado é complementar a estratégia de conteúdo humanizado. Aqui, é preciso ir além do que você comunica, lembra daquela mudança de cultura que falamos? 

Quando isso acontece, você automaticamente começa a implementar o perfil humanizado na sua empresa e torna-se uma marca mais preocupada com os usuários, que está sempre pensando em como facilitar e otimizar a experiência do lead, coloca o consumidor no centro da estratégia e está realmente preocupado com a percepção dos visitantes.

Um perfil humanizado também preza pelo atendimento de qualidade: investe em um time capacitado, cria processos com foco no consumidor e visa a construção do relacionamento e não só o lucro. 

As estratégias são diferentes, mas complementares na criação de um marketing humanizado. Aliás, é fundamental que elas caminhem juntas, afinal, não adianta você vender uma imagem humanizada nas redes sociais e não ter nenhuma preocupação com o pós-venda, concorda? 

Como o people marketing ajuda no marketing humanizado?

Grupo de pessoas seguindo uma pessoa com o megafone, remetendo ao modo como as pessoas viram seguidoras de uma marca que faz marketing humanizado de verdade.
Conheça a solução de people marketing e torne o seu marketing humanizado de verdade!

O People Marketing é um método criado pela Social Miner para ajudar as empresas a entenderem o comportamento dos usuários: por que eles tomam determinadas decisões? Qual contexto o usuário se encontra? Como compreender o comportamento de consumo online?

Estratégias como o storytelling e o marketing de conteúdo são pontos chave para o engajamento do usuário e para a análise de comportamento dele. Através de recursos de inteligência artificial e neurociência, o people marketing ajuda a entender o contexto dos consumidores e, com base nessas análises, recomenda os conteúdos mais efetivos para determinada fase da jornada de compra. 

Basicamente: você envia a comunicação efetiva, para a pessoa certa, que desperta a emoção necessária para guiar o usuário para a próxima fase da jornada de compra, logo, é um jogo de ganha-ganha. O usuário recebe comunicações mais assertivas, personalizadas e humanizadas, de acordo com as suas próprias ações, e as empresas têm maior chance de conversão. Não à toa, os resultados do método são taxas de clique (CTR) de até 30% e conversão até 3,5 vezes maior. 

E aí, será que a sua empresa já está trabalhando com o marketing humanizado e fazendo people marketing? Responda o quiz e descubra!

Pós-venda: fortaleça o relacionamento com o cliente

Há anos, o pós-venda é um problema que assusta os consumidores, então como você pode se diferenciar e não cometer os mesmos erros no seu negócio?

Agora você já deve saber que a resposta é marketing humanizado! Afinal, adotando essa estratégia você está mais disponível e atento à jornada de compra do cliente – mesmo após a conversão.

Lembra dos 3 pilares? 

Empatia: se colocar no lugar do consumidor, buscar a melhor solução para resolver as suas dores e realmente entender os seus comportamentos.

Ética: para tratá-lo com educação, responsabilidade e respeito.

Emoção: é sobre ir além de respostas padrões, entender suas emoções e respeitá-las, fazendo o possível para encontrar uma resposta que seja favorável para ambos.

Quando você fixa esses 3 conceitos como os pilares da sua estratégia de marketing humanizado junto com o people marketing, você consegue colocar em prática algo que realmente funciona e que credibiliza sua marca, tornando a experiência do usuário mais agradável e coerente.

E sabe o que isso se torna? Uma relação vantajosa para ambos. O cliente ganha uma marca confiável, respeitosa e funcional e você ganha um consumidor fiel, leal e, em alguns casos, até um advogado da marca.

Por que usar people marketing?

Pessoas mexendo em uma tela de notebook, representando o processo humano na criação do marketing humanizado.
Mude a cultura da sua empresa, crie uma estratégia de marketing humanizado de verdade e seja aquilo que o seu cliente busca na sua marca!

O people marketing valoriza a personalização e a transparência, valores que são inegociáveis para o consumidor moderno e contribui para aumentar o valor da sua marca, tornando-a não só mais popular, mas também mais valiosa!

Se você quer se destacar com diferenciais competitivos de qualidade, é preciso apostar nas principais tendências de marketing humazinado para acompanhar as constantes mudanças no comportamento do consumidor e no mundo digital.

Quer conhecer melhor a estratégia que vai alavancar os seus negócios? É só assistir ao vídeo!

Social Miner é a solução people marketing para o seu negócio! 

Sabe por que? Porque nós criamos esse método pensando nos usuários, em como podemos contribuir com as marcas e tornar essas relações mais orgânicas, funcionais e duradouras! 

Trabalhamos para entregar análises de dados, automação e estratégias minuciosamente pensadas e personalizadas para cada parceiro e, principalmente, para cada usuário de forma única e estratégica.

Quer fazer a diferença? Faça People Marketing!

Agora que você já conhece a solução de people marketing, estamos esperando você para entender como podemos te ajudar.

Venha mudar a cultura e as perspectivas do seu negócio para estabelecer um marketing humanizado com essas e outras soluções digitais pensadas especialmente para contribuir com a sua marca. 

Quer saber mais sobre o que podemos te oferecer? Então é só clicar no banner! 😎👇

Social Miner 02

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *