Um homem e um menino brincando com uma cesta e uma panela em marketing dia dos pais.

5 ideias + 1 para marketing: Dia dos Pais

O Dia dos Pais é comemorado em datas diferentes em cada país, aqui no Brasil a data coincide com o dia de São Joaquim, sendo comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953.

No comércio do varejo, o Dia dos Pais é uma data sazonal muito esperada. Com a pandemia, assim como as outras datas comemorativas, tornou-se um evento importante também para os e-commerces venderem mais.

As consequências do isolamento já foram vistas em 2020, quando o varejo registrou uma queda de 8% na semana do Dia dos Pais, enquanto as vendas online cresceram 22%, no mesmo período. Em 2021, enquanto as lojas físicas retomam as atividades gradualmente, a tendência é que o e-commerce continue em alta.

Por isso, é preciso investir em campanhas de marketing para o Dia dos Pais de forma assertiva e focada no cliente para otimizar os seus resultados. Para descobrir como fazer isso, vem com a gente!

Como fazer uma campanha de Dia dos Pais?

Um homem e um menino passeando de mãos dadas em marketing dia dos pais.
Analisar os dados dos clientes é fundamental na etapa de planejamento de marketing do Dia dos Pais.

Como dar início a sua estratégia para vender mais no dia dos pais? O primeiro passo é estruturar um planejamento para essa (e outras) datas comemorativas. Considere as datas sazonais que façam sentido para a sua marca e seu público e elabore um calendário e-commerce estratégico. 

Com esse planejamento de campanha você consegue ver o macro das ideias, execuções e operação, o que será necessário, o que pode faltar, quais são os riscos e oportunidades da ação.

Nesse primeiro momento, elenque todas as suas possibilidades, do mundo real ao ideal, solte a criatividade e entenda como cada fase da sua estratégia se comunica com a sua persona.

Feito isso, pense no “durante”, como acontecerá a operação? Você tem plano B para estoque, instabilidade no site e logística? É fundamental considerar todas as variáveis para garantir que não haja imprevistos no grande dia.

E o dia seguinte? O dia dos pais passou e agora? O que você fará com os dados que coletou? Como eles podem ser utilizados de forma estratégica? Como será o pós-venda das suas conversões? Qual foi o balanço final das suas ações? 

Acompanhar e analisar esses resultados trará importantes aprendizados para o negócio e auxiliará no planejamento das próximas campanhas. 

Lembre-se: a data atinge apenas um dia, mas o pré e pós campanha podem contribuir (e muito) com os seus resultados, por isso, é fundamental que o seu planejamento considere os três momentos da sua campanha de marketing Dia dos Pais. 

Marketing digital para o Dia dos Pais

Um homem e uma criança lendo um livro juntos em campanha de marketing dia dos pais.
A comunicação aconchegante e adequada ao cliente é assertiva no marketing do Dia dos Pais.

Na prática, quais experiências o seu negócio vai proporcionar aos clientes? 

Trabalhar com segmentação e conhecer o seu cliente são ações que podem ajudar nesse momento. Logo, é preciso ter empatia e cuidado ao disparar qualquer tipo de promoção ou comunicação no marketing do Dia dos Pais. 

Precisando de ideias? Separamos algumas ações que podem te ajudar:

  • Públicos segmentados: o público para o marketing do Dia dos Pais é amplo, a segmentação de clientes em, por exemplo, filhos, esposas que querem presentear os companheiros, pais, amigos; pode ajudar. Explore as possibilidades!
  • Blog: crie uma estratégia de blog para a data, conteúdos falando das possibilidades que a marca oferece, o que combina mais com cada estilo, como encontrar o presente ideal; podem ser boas opções.
  • Landing pages: que tal uma página especial para marketing de Dia dos Pais? Dentro da LP, você pode oferecer conteúdos exclusivos, concursos e até promoções e condições especiais. Além disso, os usuários podem se cadastrar para receber promoções focadas nas datas sazonais de sua preferência, o que torna a comunicação ainda mais assertiva. Mesmo com essas ações, não esqueça de personalizar o seu site para a data, hein?
  • Seleção especial: falando em condições especiais, não dá para falar de data sazonal sem ofertas e produtos especiais. Faça uma seleção criteriosa para ofertar aos seus clientes na data e comunique de forma clara e atrativa nas suas redes sociais e em outros canais, como o e-mail marketing, por exemplo.
  • Quiz: os jogos e brincadeiras têm mais chances de engajamento e viralização, apresentam os produtos de forma natural, contribuem na captação de leads e ajudam o público de forma leve e descontraída. Experimente inovar!
  • Ações de fidelização: o público que já é cliente da marca também merece mimos, concorda? Pense em uma ação que também beneficie os clientes antigos para garantir uma base aquecida e engajada com as suas campanhas.

Aposte no People Marketing no Dia dos Pais

Um homem brincando de jogar uma menina para o alto em campanha de marketing dia dos pais.
Campanhas divertidas ou com storytelling comovente: teste ideias no marketing Dia dos Pais.

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes e que ajudará a nortear as demais estratégias do marketing do Dia dos Pais .

O People Marketing é uma metodologia criada pela Social Miner para ajudar as empresas a entenderem melhor os consumidores, principalmente com tantas transformações que o perfil do consumidor digital sofreu e continua sofrendo. 

Com a ajuda de inteligência artificial e neurociência, a metodologia trabalha para entender o contexto dos consumidores da sua marca e, com base em dados, ajuda a escolher a comunicação que ative as emoções certas com o intuito de guiá-las para o próximo estágio da jornada de compra, rumo à conversão.

O people marketing garante até 3,5 vezes mais conversões para o seu negócio, além de colocar o cliente no centro da sua estratégia, enviando comunicações ainda mais personalizadas e alinhadas ao perfil de consumo.

5 ideias criativas para marketing: Dia dos Pais

Precisando de inspiração para sua campanha de dia dos pais? Confira alguns cases e ideias para vender, envolver e emocionar na data:

 

  • Natura

 

Em 2015, a empresa reuniu pais e filhos em um estádio de futebol para compartilharem aprendizados, declarações e histórias que emocionaram a torcida e os espectadores. 

Já em 2020, a empresa focou em mostrar a rotina de pais e filhos, cada um com a sua história, trazendo representatividade e muita emoção. 

 

  • Pernambucanas

 

A loja investiu na emoção e fez com que os filhos escrevessem cartas para os pais com o intuito de verem quanto tempo um pai segura a emoção ao ler a homenagem do filho. Prepare os lencinhos e confira a campanha de 2019.

 

  • Imaginarium

 

Famosa pelos produtos criativos, a Imaginarium fez uma campanha com um escritor para  todos os pais, os recentes e os experientes e emocionou com a mensagem.

 

  • Google

 

Na campanha de 2012, o filme mostra um pai que perde todas as fotos do filho recém-nascido, mas é salvo por um dos recursos da empresa. Confira:

Sabe o que todos esses cases têm em comum? Eles foram pensados para emocionar e envolver as pessoas, colocando sempre o cliente no centro da estratégia.

Quer saber mais sobre a metodologia de people marketing? Descubra como a Social Miner pode ajudar a sua marca com people marketing:

+1 ideia: meu primeiro dia dos pais!

Essa é uma dica que só a Social Miner dá! Nem tudo é sobre dinheiro, às vezes não é preciso um investimento grandioso para fazer marketing do Dia dos Pais. Claro que a verba ajuda, mas é preciso ir além: a história de cada cliente importa!

Se o investimento não é muito, foque em outras frentes, crie ações de fidelização, peça ajuda ao público para contar histórias nas redes sociais, crie enquetes e peça depoimentos dos seus consumidores, fale com pessoas e para pessoas.

Um storytelling bem contado e uma ação envolvente pode trazer resultados surpreendentes. Teste essa ideia!

E como está o planejamento de marketing do Dia dos Pais por aí? É o primeiro da sua marca? Compartilha aqui nos comentários e não esqueça que você pode sempre contar com a gente para oferecer as melhores estratégias para o seu negócio.

Social Miner 02

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *