Imagem de um foguete decolando, representando os avanços que uma estratégia de marketing de oportunidade pode trazer.

Marketing de oportunidade: conheça e pratique!

Aproveite as oportunidades certas para alavancar seus resultados!

A sua empresa já trabalha com marketing de oportunidade? Você sabe como fazê-lo de maneira efetiva e quais as melhores oportunidades para alavancar os seus resultados? Isso e muito mais você descobre agora, vamos lá? 😉

Por que o marketing de oportunidade precisa ser realizado com cuidado?

O objetivo do marketing de oportunidade é atrelar sua marca ou produtos/serviços a algum fato relevante da atualidade, como datas sazonais ou trends

Entretanto, não é só encontrar uma trend e fazer a sua versão ou utilizar todas as datas sazonais do calendário, é preciso ter a sensibilidade de entender se aquilo é relevante para a sua marca, como você pode se apropriar, se faz sentido para o seu público e como será essa abordagem.

Ou seja, para além das trends ou celebrações, é necessário criar contexto, gerar identificação e conectar-se com o usuário, só assim o seu marketing de oportunidade será efetivo e não soará oportunista.

Com isso, você conseguirá ampliar o seu alcance com a repercussão quase que instantânea, gerar identificação com o usuário e aproximá-lo da sua marca, engajar com mensagens comuns ao dia a dia do consumidor, furar a bolha do conceito criativo que tem utilizado, sair da rotina e aumentar a sua presença online.

Como aplicar o marketing de oportunidade de forma correta?

Engrenagens representando o processo criativo de uma estratégia de marketing de oportunidade.
Quer elaborar uma estratégia de marketing de oportunidade mas ainda está meio perdido? A Social Miner te ajuda nessa!

Existem alguns passos essenciais para aplicar o marketing de oportunidade de forma adequada e efetiva. Você sabe quais são? Relaxa que nós separamos alguns que você precisa conhecer, dá uma olhada:

  • Conheça o seu público: essa é, talvez, uma das partes mais importantes da estratégia. Saber com quem você está falando ajuda a entender o que funciona melhor para cada tipo de público, quais conteúdos podem gerar identificação e como abordá-los.
  • Acompanhe as movimentações do mercado: o que os concorrentes estão fazendo? Quais assuntos estão em alta e quais são as oportunidades para o seu negócio? O mercado se atualiza o tempo todo e você precisa estar por dentro das novidades.
  • Escolha os canais adequados: existem diversos canais que podem ser utilizados, mas, para defini-los com assertividade, é preciso conhecer o seu público e saber como e por onde eles se comunicam.
  • Invista em redes sociais: elas são ótimos canais para trabalhar com marketing de oportunidade. Além de promoverem muitos insumos de trends, as datas sazonais também são bem recebidas quando transformadas em conteúdo.
  • Aposte em uma equipe especializada: profissionais de social media, community manager e redação são boas apostas para trabalhar com marketing de conteúdo e personalizar a sua estratégia de marketing de oportunidade.
  • Bom senso é mandatório: como dissemos, preste atenção nas oportunidades que mais combinam com o seu negócio. Se o seu calendário de conteúdo só contar com datas sazonais e trends, o seu público cansará das suas postagens e não verá motivos para continuar te seguindo. Avalie bem as oportunidades e entenda como o seu negócio pode se apropriar de forma consistente para não soar oportunista.
  • Atente-se aos resultados: o único jeito de entender se a sua estratégia de marketing de oportunidade está funcionando é mensurando os resultados. Faça acompanhamentos constantes, avalie, mensure e observe para entender a efetividade dos seus conteúdos.

Você já segue alguma dessas etapas? Qual considera mais importante? Compartilhe com a gente depois!

Quais os investimentos necessários?

Os custos podem depender das suas ideias mas, normalmente, são baixos. Afinal, para colocar o marketing de oportunidade em prática é preciso criatividade, um designer e um redator – pessoas que (espera-se) já fazem parte da sua equipe.

Mas esses são os custos apenas para executar as ideias e não é apenas execução que a sua empresa espera, certo? O ideal é alinhar o marketing de oportunidade a outras estratégias e ferramentas para que ele deixe de ser só um conteúdo e torne-se oportunidades de engajamento e conversão. Conheça algumas ferramentas e estratégias que podem te ajudar nesse processo:

  • Data driven: guie todos os seus processos por dados. Assim, você consegue criar comunicações mais assertivas e colocar em práticas estratégias que são baseadas em informações reais.
  • Mídia paga: a estratégia também é uma ótima opção para alavancar o seu marketing de oportunidade. Amplie a sua mensagem e trabalhe na repercussão instantânea das suas trends com a ajuda da mídia paga.
  • Gerenciamento de dados: de nada adianta você ter informações valiosas sobre os usuários se não souber usá-las, por isso, é fundamental que trabalhe com inteligência de dados para conseguir armazenar e interpretar as informações de forma estratégica e organizada. 
  • SEO: outra estratégia importante é a de SEO. Com ela, você otimiza as palavras-chave do seu conteúdo para melhorar o ranking dos motores de busca. Sites e textos de blog também ajudam a dar insumos para a estratégia.

Além desses custos opcionais, é fundamental que você tenha uma equipe especializada para garantir que a estratégia seja bem executada. Em suma, os custos são baixos e o retorno pode ser extremamente positivo. 

7 exemplos de marketing de oportunidade

Mulher com cara de reflexão elaborando sua estratégia de marketing de oportunidade. Ao fundo desenhos que representam o caminho de elaboração da estratégia.
Com o marketing de oportunidade sua estratégia fica mais eficiente e interessante para o seu cliente!

Falando em cases, a gente aproveita para reforçar que marketing de oportunidade não é só sobre datas sazonais, mas sobre ideias inovadoras, criatividade e boa execução. Vamos então conferir 7 exemplos de marcas que fizeram um marketing de oportunidade impecável? Dá uma olhada:

1.Itaú e Skate (2021):o Itaú aproveitou o hype das Olimpíadas de Tokyo para fazer um comercial com o esporte como plano de fundo. Ainda que sutil, no momento em que foi lançada, foi automaticamente atrelada ao grande momento que o esporte vivia.

2. Avon e Juliette (2021): a Avon também soube como aproveitar uma trend nacional! Com a vitória de Juliette no BBB e a aproximação da cantora com o mundo das maquiagens, a marca não deu bobeira e pouco tempo depois anunciou a paraibana como sua embaixadora.

3. McDonald’s e K Pop (2021): o McDonald’ s foi outro que aproveitou uma trend bem específica. Focada no público jovem, a rede de fast food apostou em uma campanha com o BTS para conquistar o coração dos fãs.

4. Xbox Series X (2019): quer conferir um marketing de conteúdo mais conceitual? Então dá uma olhada nessa peça do Xbox, nela a empresa traz toda a sua inovação e tecnologia para demonstrar a possibilidade de criação de diversos mundos em um videogame!

5. Seara e 30 anos de Chaves no Brasil (2014): também tem case de marketing de conteúdo de data sazonal! A Seara aproveitou o aniversário de 30 anos de Chaves no Brasil e trabalhou o conceito associando a homenagem a um sanduíche de presunto – Seara, é claro.

6. Netflix e Xuxa (2016): para o lançamento de uma das temporadas de Stranger Things, a Netflix também apostou em marketing de oportunidade e chamou a Xuxa para fazer um teaser sobre a série. Dá uma olhada!

7. Coca-cola e Copa 2010: mais uma trend nacional aproveitada com sucesso. A Coca-Cola surfou na onda da Copa do Mundo de 2010 e fez até um jingle para a competição esportiva.

E aí, se inspirou? Aproveita para rascunhar suas próximas ideias!

Como a Social Miner pode ajudar? 

Com inteligência estratégica, é claro! O que já era uma solução feita sob medida para o seu negócio, agora ganhou ainda mais força com a fusão entre All iN e Social Miner.

Agora, você conta com muito mais inteligência analítica e estratégica para o seu negócio e pode escolher entre os diversos produtos que essa parceria oferece, como o desenvolvimento de campanhas personalizadas, por exemplo. 

Com ela, é possível adequar suas ideias de marketing de oportunidade aos dados dos consumidores que você encontra em nossas plataformas automatizadas e criar campanhas e comunicações muito mais efetivas, assertivas e melhor ainda: guiadas por dados reais! 

Quer conhecer nossas soluções e descobrir qual a ideal para o seu negócio? Entre em contato!

Social Miner _ Allin

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *