Três pessoas segurando um desenho de um foguete, representando o avanço que uma estratégia de marketing criativo bem feita pode trazer para as marcas.

Marketing criativo: conheça o case do Extra

Conheça a parceria de sucesso entre Social Miner e Extra e inspire-se com o marketing criativo!

Todos os anos, diversas estratégias de marketing viram tendência e se consolidam no mercado digital, buscando aperfeiçoar os conceitos atuais para atrair e conquistar cada vez mais os consumidores.

A rapidez com que o mundo online acontece pede mais atenção ao consumidor, mais criatividade e, principalmente, mais agilidade e dinamismo nas estratégias. Você está preparado para embarcar nesse mundo e se inspirar com essa super parceria entre a Social Miner e o Extra? Então vamos criar juntos!

O que é marketing criativo?

Provavelmente você está pensando: o marketing já não é criativo? Sim, mas calma! O marketing está intrinsecamente ligado à estratégia, então nem sempre ele é criativo, mas necessariamente deve ser estratégico.

Nesse cenário, surge o conceito de marketing criativo, priorizando a criatividade nas estratégias, como no marketing de guerrilha, por exemplo, no qual a empresa busca expor sua imagem sem necessariamente investir em grandes veículos de mídia. O marketing criativo entrega beleza, emoção, surpresa e, claro, resultados! 

Se você já trabalha no ramo, com certeza já ouviu as frases “pensar fora da caixa” e “reinventar a roda”, certo? Esses são conceitos que têm relação direta com o marketing criativo, mas que vale sempre lembrar: demandam esforço, tempo e inspiração. Por isso, é preciso ter uma cultura de organização, planejamento e prazos flexíveis se quiser implementar o marketing criativo em sua companhia.

Trabalhar com criatividade também exige um ambiente propício, onde exista liberdade de criação e paciência, ou seja, é preciso entender que, antes da “big idea”, acontecerão erros – que são primordiais nesse processo de inovação.

O marketing criativo vai além de um simples conceito, é preciso de uma cultura organizacional que entenda esse processo e dê espaço para os profissionais “viajarem” – porque aqui, o céu é o limite!

Por que implementar marketing criativo nas estratégias da empresa?

Ilustração de três pessoas pensando em uma estratégia de marketing criativo, uma delas mexendo no computador, uma lâmpada representando as ideias criativas.
Ficou curioso para entender o marketing criativo e como usá-lo? Vem com a Social Miner porque esse case é um exemplo perfeito!

Justamente porque ele é criativo! Vai além das ações normais que atingem consumidores em massa e imploram por 3 segundos da atenção do usuário.

Quando você inova, atrai o cliente sem que ele nem perceba, esse é o efeito causado por conceitos bem escritos, identidades visuais elaboradas e ações surpreendentes.

Você já viu os anúncios da Geico, por exemplo? Quando você acessa um vídeo no YouTube, normalmente, corre para para buscar o botão “pular anúncio”, pensando nisso, a Geico criou campanhas de segundos que incentivavam o usuário a assistir até o final.

Nos segundos que o usuário não tem a opção de pular, a marca investiu em uma campanha criativa que despertava a atenção e a curiosidade do usuário, nos segundos seguintes, ele ficava tão intrigado com os acontecimentos que até esquecia que já podia passar o anúncio – assistindo até o final. Dá uma olhada!

Essa é a essência do marketing criativo, atrair, conquistar, prender a atenção e, consequentemente, aumentar o engajamento, a conversão e até a fidelização.

Trazendo para as tendências atuais, por que você acha que o TikTok é um fenômeno para usuários e marcas? Porque ele inspira criatividade e faz as pessoas e marcas saírem do lugar comum e reinventarem a forma de se comunicar.

A sua empresa está pronta para pensar fora da caixa?

Marketing criativo e o people marketing

Está aí uma dupla que funciona melhor em conjunto! (É aquilo né, se juntas já inovam, imagine juntas)!

O People Marketing é uma metodologia criada para ajudar as marcas a entenderem o comportamento do consumidor online, qual contexto ele está inserido e quais comunicações funcionam melhor para cada tipo de usuário.

Juntando ao marketing criativo, você entende o comportamento do consumidor, cria comunicações personalizadas e criativas para os usuários em cada fase da jornada e está feita a mágica: taxas de clique (CTR) de até a 30% e conversão até 3,5 vezes maior que a do mercado.

Parece fácil, mas é inteligência estratégica alinhada a um time especializado, cultura organizacional e criatividade, muita criatividade! 

Quer saber melhor como funciona o People Marketing? Clica aqui!

Social Miner e Extra: uma parceria de sucesso!

Ilustração de três pessoas pensando em uma estratégia de marketing criativo, mexendo em um computador, representação do processo criativo de uma estratégia.
Com o marketing criativo você encontra as melhores maneiras de aproximar seu público e torná-lo fiel a sua marca!

Dia do Azar? Com People Marketing isso não existe!

O Extra aproveitou um dia comum e conhecido por dar azar – sexta-feira, 13 – para inovar e fazer uma brincadeira com os usuários. Nela, os consumidores eram convidados a navegar pelo site através de uma notificação push e ganhar um cupom de desconto.

O desafio era adivinhar qual o personagem mais icônico da sexta-feira 13, com o gatilho inicial, era hora de aguardar a interação! Os consumidores deveriam digitar sua resposta no campo de pesquisa do site e confirmar a busca. Acertou de primeira? Ganhou desconto!

Não conseguiu acertar? Então o usuário era redirecionado para outra página de produto com uma nova dica para decifrar a charada.

Ou seja, quanto mais o usuário interagia com o site, clicando e pesquisando alternativas que respondessem o desafio, mais páginas de produtos eram visitadas e mais oportunidades de compra existiam. Além de ser um jeito criativo e inusitado de se relacionar com os visitantes, proporcionando uma experiência muito mais divertida e agradável com o site.

E sabe qual o resultado de otimizar a experiência do cliente assim?

Taxas de clique de até 24,1% e taxa de conversão de até 6,3% – 4x maior que a média de mercado!

Dia do azar? Só para quem ainda não trabalha com marketing criativo e um parceiro de soluções de inteligência estratégica!

Gamificação como estratégia

Ilustração de três pessoas e alguns ícones representando a gamificação e a criatividade no marketing criativo.
A gamificação é uma poderosa estratégia de marketing criativo que promove inovação e maior participação do usuário.

Na parceria com o Extra, usamos a gamificação como estratégia para inovar e atrair os usuários, você conhece o conceito?

A gamificação é tida como uma tendência e já é apontada como uma das apostas para os próximos anos.

Através de elementos, lógica e um design de jogos, é possível gamificar experiências fora do contexto do entretenimento, buscando engajar, motivar e incentivar os usuários a realizarem tarefas e despertarem novos comportamentos. 

Recursos como medalhas, avatares e rankings são aplicados dentro do contexto corporativo ou educacional, por exemplo, visando tornar a experiência do usuário mais leve, descontraída e apaixonante. Afinal, o brasileiro adora jogos e não são só os adolescentes, viu? Dá uma olhada nesses dados levantados pela Pesquisa Game Brasil:

  • 73,4% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos;
  • A principal faixa etária de jogadores no Brasil são adultos entre 25 a 34 anos (33,6%), seguido pela faixa de 16 a 24 anos (34,6%) e em terceiro, 35 a 54 anos (24,7%).

Além do Extra, outras grandes marcas, como Nike, Boticário, Santander e Vivo já utilizam a gamificação como uma estratégia de engajamento e fidelização. E aí, a sua empresa já considerou a gamificação como uma estratégia de marketing criativo para trazer resultados impressionantes?

Social Miner: criatividade é nosso lema!

A Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento. Através de inteligência artificial, big-data, humanização e muita criatividade ajudamos empresas a entenderem o seu público, melhorarem sua performance e alavancarem o seu negócio através de soluções estratégicas e inovadoras. Extra, Riachuello, Avon, Asus e Animale são só alguns dos nossos cases, confira.

Achou tudo isso interessante? Então, descubra agora qual a melhor estratégia para aumentar suas vendas e a qualidade das suas estratégias com o parceiro ideal, conheça a Social Miner!

Social Miner 02

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *