Homem segura um pincel amarelo com tinta também amarela. O fundo da imagem possui as cores amarelo, roxo e laranja. Há as palavras "Manual de identidade visual".

Manual de identidade visual: tudo que você precisa saber

A identidade visual de uma marca que já era importante, tornou-se ainda mais fundamental no mundo digital. É através dela que as empresas são reconhecidas, memorizadas e relembradas pelo público. Pense bem, quando você vê uma comunicação preta e vermelha, não lembra da Coca-Cola?

Uma comunicação que respeita o manual de identidade visual da marca ajuda o público a reconhecer o negócio mesmo com poucos elementos, contribui com o valor da empresa e com a fácil assimilação do público. E então, como construir um bom manual de identidade visual para o seu negócio? Confira nossas dicas.

O que é um manual de identidade visual?

O manual de identidade visual é, basicamente, toda a sua identidade visual documentada. Esse documento é feito no início da empresa, antes do desdobramento de estratégias e conceitos, ele é o pilar da comunicação visual e é através dele que todos os outros materiais são desenvolvidos.

Este  manual funciona como uma base para materiais de branding, publicidade e marketing, agrupando em um só documento a cara da empresa: cores, fontes, elementos, logo, aplicações, entre outros.

Esse documento deve ser construído com base na essência da empresa, a partir de estudos e pesquisas. Após entender o propósito, missão, visão e valores do negócio é hora de transformar isso em uma identidade visual e especificar como essa mensagem será divulgada visualmente, tanto online (posts, por exemplo) quanto offline (anúncios de jornal ou visual da loja física, por exemplo).

Porque desenvolver um manual de identidade visual?

O manual de identidade visual é o documento que guiará toda a sua comunicação visual em todos os tipos de ação. Quer conferir mais motivos para implementar a identidade de marca o quanto antes? Dá uma olhada:

  • Visual harmônico: seguindo as aplicações do manual de identidade, a sua comunicação visual fica mais coesa e coerente com os propósitos do seu negócio e até para se comunicar de forma assertiva com o seu público-alvo.
  • Padronização: claro que o manual prevê diferentes aplicações e uma paleta de cores que pode ser usada, ainda assim, você conseguirá manter um padrão na sua comunicação para que ela não vire um grande carnaval de cores e fontes.
  • Menos erros: com o documento estruturado, a incidência de erros é muito menor, já que existe um manual que guiará todas as possíveis aplicações da comunicação visual.
  • Conexão com o público: depois de implementar a sua identidade visual através do manual, você começará a criar uma conexão com o público com base nos elementos que usa, facilitando o reconhecimento e a lembrança da sua marca.

O que colocar em um manual de marca?

Imagem vetorizada de uma mulher escolhendo cores para determinado projeto de manual de identidade de marca.
Confira nossas dicas para construir o manual de identidade visual do seu negócio

Agora que você já conferiu os benefícios, deve estar curioso sobre o que é preciso adicionar em um manual de marca, então separamos alguns itens para você conhecer e já começar a estruturar o seu.

1 – Entender a marca

Pode parecer óbvio, mas é realmente preciso conhecer a marca profundamente para começar a estruturar o seu manual de identidade visual. Quais são os objetivos, propósitos, missão, visão, valores, razão de existir e essência do negócio e como essas informações podem ser refletidas no visual? Pense sobre isso!

2 – Conhecer a persona

A identidade é da sua marca, mas o seu negócio é feito para o consumidor, certo? Se a identidade visual não atrair a persona, ela não será efetiva e não funcionará – por mais que você acredite que está tudo certo. Por isso, é preciso conhecer o seu público para entender o que é mais efetivo para essa comunicação.

3 – Conceito ou “brand history”

Qual a história que a sua marca conta? Qual o conceito que engloba o seu negócio? Inspire-se com “Just do It” ou “Amo Muito Tudo Isso”, por exemplo. O conceito precisa ser objetivo e claro.

4 – Paleta de cores

Na hora de definir a paleta de cores do seu negócio, é preciso de um estudo da sua marca e da psicologia das cores para entender o que funciona melhor para seus objetivos. Invista em uma equipe especializada para garantir que a sua paleta de cores seja coerente com o seu negócio.

5 – Logotipo e elementos

Quais são as variações do seu logo e como ele pode ser aplicado? Essa especificação é fundamental no manual de marca para garantir que o seu logotipo não seja alterado, conforme as aplicações em diferentes formatos. Além disso, você também pode definir elementos que compõem a sua identidade visual e podem servir de apoio na comunicação.

6 – Tipografia

A tipografia também é fator essencial no manual da marca: qual a família de fontes que será usada? Quais variações são permitidas: negrito, itálico, sublinhado? Existem outras especificidades? Deixe tudo documentado para garantir que a aplicação concorde com o seu manual.

Além desses itens essenciais, você também pode contemplar a identidade fotográfica, texturas e outros elementos gráficos que sejam coerentes com o seu negócio e com o seu público.

Diferença entre identidade de marca, visual e valor de marca

Imagem vetorizada de uma pessoa trabalhando com criação, ao seu redor há paletas de cores, livros, um cacto, símbolos de fotografia, etc.
Com um manual de identidade visual sua marca se constrói de forma clara e agradável para os consumidores!

A identidade de marca refere-se aos itens que refletem o seu negócio: quem é a marca? Quais seus propósitos, missão, visão e valores? Literalmente, a identidade do seu negócio.

Já o visual ou a identidade visual do seu negócio, refere-se a toda a comunicação visual da marca, como listamos acima: logo, fotos, cores, tipografia, etc. A identidade visual traz toda a parte visual que a marca precisa em suas inúmeras possibilidades e aplicações.

Mas e o valor de marca? Ele é tido como uma das vantagens da identidade de marca: apostando em uma identidade visual coerente, você reforça o branding do seu negócio e aumenta o valor da marca, tornando-a mais profissional, séria e, consequentemente, aumentando sua credibilidade e reforçando seu posicionamento.

E como isso pode ajudar o consumidor digital? O valor de marca contribui para aumentar a confiança do usuário e facilita o relacionamento dele com o negócio, dado que ele acredita na empresa, compra, desfruta da experiência e até recomenda para amigos e desconhecidos, por avaliações na internet. E aí, você está pronto para aumentar o valor da sua marca?

Como a Social Miner pode ajudar? 

Se você está pronto para aumentar o valor da sua marca e colocar o seu manual de identidade visual em prática, também pode contar com a gente. Mas como?

People Marketing é a resposta que você está procurando! Através da metodologia, é possível entender o comportamento do usuário, analisar a tomada de decisões e o que o leva a comprar (ou não) com uma marca.

Assim, você conhece melhor o consumidor e pode construir uma identidade visual mais humanizada, personalizada, assertiva e eficiente, de acordo com as necessidades, gostos e desejos do cliente.

Afinal, o consumidor é o pilar principal de toda a estratégia, concorda? Por isso, é tão importante entender quem é o seu usuário para poder produzir estratégias e comunicações que conversem com as soluções que ele procura.

E ainda tem mais! Além do People Marketing te ajudar a criar uma comunicação visual mais humanizada e assertiva, também destaca o seu negócio frente aos concorrentes, isso porque você conhecerá detalhadamente o comportamento do seu consumidor, o que também contribui na tomada de decisões estratégicas da sua empresa.

Mas o que é o People Marketing da Social Miner? Descubra no vídeo!

Agora que você já conferiu nossas dicas para construir seu manual de identidade visual e encontrou a metodologia ideal para te ajudar nesse processo, compartilhe com a gente: qual o principal desafio que você identificou nessa jornada? Escreva nos comentários! 

E, se precisar de ajuda nesse processo, é só clicar no banner que a Social Miner te ajuda!

image1

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *