post-cpbr

Lições de marketing que aprendemos na Campus Party!

campus party 5

Semana passada aconteceu a 8ª edição Campus Party Brasil e a Social Miner esteve presente nos dias 04 e 05 no setor de Startup & Makers.

Foi uma ótima experiência e aprendemos algumas lições que vamos dividir com vocês. Mas antes de falar sobre elas, vou explicar como foi nossa ativação no evento para contextualizar.

Sabíamos que o público da Campus não era exatamente o nosso público-alvo e também não tínhamos verba para investir, porém queríamos ter uma boa experiência e tirar lições disso.

Nossa ativação era bem simples. Levamos 3 Canecas e fizemos um concurso cultural usando o Twitter e Instagram. Levamos o Mini Miner, nosso mascote feito de lego, para o evento sem a pintura do rosto (normalmente usamos caneta de quadro branco para mudar as expressões dele) e para participar a pessoa tinha que dar uma identidade para ele e postar usando as hashtags #CPBR8 e #SocialMinerCPBR.

campus party 2

Usamos essa brincadeira para explicar o problema que a Social Miner soluciona fazendo uma analogia com as empresas que  não enxergam a identidade de seu cliente e por isso não são capazes de entregar comunicação personalizada e relevante.

O resultado dessa ativação foi além da nossa expectativa. Tivemos um grande número de participantes e  muitas pessoas interessadas em nossa solução. Mas mais do que isso, aprendemos lições muito valiosas de marketing.

campus party 3

 

Lições de marketing na Campus Party Brasil 8

Falar a linguagem das pessoas!

Saber com quem falar é tão importante quanto o que falar. Fomos à Campus Party sabendo que as pessoas presentes não eram o nosso público-alvo. Somos uma ferramenta de marketing e as pessoas no evento eram pessoas de tecnologia. Porém, achamos um jeito de falar a linguagem deles através de um canal usado por eles: o Twitter.

Para os Campuseir@s, de modo geral, não era importante entender o valor de criar uma base de clientes qualificadas e nem que esses conectados convertem mais. Mas sim, entender que existem empresas que se importam com eles, e que nós ajudamos essas empresas a se comunicarem melhor.

Sair do escritório e falar com pessoas!

Ter contato com os clientes de nossos clientes foi excelente. Vimos que estamos fazendo uma solução que agrada a eles, o que no fundo é o mais importante.

Nosso cliente consegue ver o tangível, conversão, números e etc. Já o usuário final, vê o intangível, o benefício de não receber spam, de não ficar sendo perseguido por remarketing sem sentido.

campus party

A @mandy_ld  visitou nosso stand e postou sobre nossa missão de forma totalmente voluntária. Foi um feedback sensacional!

O B2B também pode ser cool!

Empresas b2b não precisam ser caretas. O que você normalmente imagina como campanha de empresas de processamento de dados é um banner com imagens de computadores, circuitos e números do matrix, certo?

Não fizemos nada disso, apesar do evento estar cheio de nerds, nós apostamos em uma linguagem mais inspiradora e com propósito. Esse lado cool foi um dos fatores que atraiu atenção de alguns Campuseir@s.

campus party 4 

O poder de uma hashtag!

Nosso canal de divulgação no evento foi o Twitter. Confesso que já tinha usado algumas vezes a rede social dos 140 caracteres em algumas campanhas, mas nunca tinha visto muito resultado. Na #CPBR8 eu consegui ver o valor de uma hashtag e como ela é útil para conectar pessoas.

Tweetávamos sobre o concurso ao longo dos dois dias que estivemos na Campus Party e toda vez que usávamos a hashtag #CPBR8 muitas pessoas interagiam com a gente, afinal de contas, essa é a função de uma rede social.

E essa deve ser a maior lição, sua marca PRECISA interagir com pessoas, seja para falar de uma promoção, ter um feedback ou somente para se divertir, também é permitido se divertir nas redes sociais!

Valiosas experiências, valiosas lições e valiosos feedbacks. É assim que resumimos nossa participação no #CPBR8! Por fim, agradecemos todos que participaram no nosso stand, que ouviram um pouco sobre a gente, que deram atenção, feedback e apoio. Vocês podem ter certeza que estão guardados em nossos corações =)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *