Intenção de compra Dia dos Namorados - o que esperar para a data

Pesquisa: a intenção de compra dos consumidores para o Dia dos Namorados 2019

Neste Dia dos Namorados, saiba o que os consumidores estão esperando das lojas, o que pretendem comprar, o que faz com que escolham uma loja ou outra, e muito mais.

Em parceria com a Opinion Box, ouvimos mais de 500 pessoas, de todo o Brasil, e descobrimos, por exemplo, que a maior parte dos respondentes pretendem ir às compras, mas que também tem aquele grupo que ainda está na dúvida.

Ou seja, depende da sua marca se aproximar dos consumidores, engajá-los e buscar a conversão. Quer ver o que mais a nossa pesquisa revela? Então vem!

As pessoas vão aderir a data?

Sim, muita gente está planejando presentear as pessoas amadas neste Dia dos Namorados, viu? Nossa pesquisa revela que 51,2% dos respondentes pretendem ir às compras.

No entanto, 16,7% destas pessoas ainda estão na dúvida. Então é bom ficar atento, porque uma oferta relevante para esse grupo pode ser decisiva na hora de fechar a venda.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela se as pessoas devem aderir a data

Além disso, dos 32,1% dos respondentes da pesquisa que afirmaram que não pretendem comprar algo para o Dia dos Namorados, 75,4% justificaram essa decisão por não namorarem.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela por que as pessoas não devem aderir a data

O que faria as pessoas decidirem pelos presentes?

Agora, se você está se perguntando o que faria com que os consumidores que namoram, mas simplesmente decidiram não comprar nada, mudassem de ideia, a resposta está na oferta de preços competitivos, boas promoções e uma taxa de entrega razoável.

Vale destacar que esse grupo representa 24,6% dos respondentes – aqueles que não pretendem presentear este ano ou que estão pensando em trocar o mimo por uma experiência. Ou seja: esses potenciais clientes merecem uma atenção especial do seu negócio.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela o que faria as pessoas aderirem a data

O que faz a diferença na hora da escolha da loja

Para aqueles consumidores decididos ou que ao menos estão na dúvida sobre a compra, o “preço”, as “promoções” e o “valor do frete” são fatores decisivos na hora de escolher a loja certa para fechar sua compra.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela o que faria as pessoas escolherem uma loja

Pesquisando ofertas

Sites de busca, como o Google ou Bing, são o canal favorito dos respondentes na hora de consultar ofertas de Dia dos Namorados.

Mas redes sociais, comparadores de preço e os próprios e-commerces também aparecem como fontes de pesquisa procurados pelos consumidores.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela onde as pessoas devem buscar por ofertas

Lojas físicas vs lojas online

53,3% dos respondentes da pesquisa afirmaram que preferem pesquisar os presentes de Dia dos Namorados online. Porém, 63% ainda optaria por comprar, de fato, em lojas físicas.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela o que os consumidores preferem na hora da compra

Essa preferência dos consumidores pela compra em loja física se repete, aliás, em outras datas comerciais como o Dia das Mães e Natal. Nesse contexto, questões afetivas podem reforçar o comportamento, uma vez que, ao valorizar a experiência de buscar, tocar e escolher aquele presente que será dado para a pessoa amada, o consumidor pode encontrar algumas barreiras práticas para essa ação no varejo online.

Prova disso é que, em eventos como o Dia do Consumidor, quando as pessoas em geral compram algo para si, elas tendem a preferir a compra online.

Para que seu e-commerce vença essas barreiras da experiência com o consumidor e possa incentivar as conversões em todas as datas comerciais do ano, inclusive no Dia dos Namorados, é essencial que a sua loja inspire a confiança do público – seja dando mais informações sobre os produtos (guia de medidas, descrições completas, imagens ilustrativas), fornecendo um atendimento efetivo e de qualidade, criando uma política de devolução ou troca justa e flexível para o cliente, entre outros.

A fidelidade do cliente

Quando questionados se fariam suas compras do Dia dos Namorados nas mesmas lojas em que compraram os presentes do ano passado, a maioria (60%) disse ainda não saber.

Mas o que mais chama a atenção é que apenas 14,3% dos consumidores demonstraram intenção de serem fiéis às marcas em que já compraram.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela se os consumidores pretendem comprar na mesma loja do ano passado

A razão da fidelidade

E a principal razão para que essas pessoas escolham as marcas nas quais compraram no ano passado é, como era esperado, o ‘preço”. No entanto, a “qualidade dos produtos”, as “formas de pagamento” oferecidas e o “atendimento” são fatores muito representativos.

Ou seja: preservar a experiência do consumidor, não somente durante o seu processo de escolha, mas no pós-compra também, pode ser um fator decisivo para reter esses clientes e garantir muitas outras vendas no futuro.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela porque consumidores são fiéis as marcas

Fatores essenciais para apostar em novas lojas

Já para convencer um novo consumidor a experimentar uma nova marca, essa loja precisa investir especialmente em preços competitivos e provar que a qualidade dos seus produtos é realmente diferenciada e acima da média.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela o que faria os consumidores optarem por nova marca

As categorias favoritas

Os setores que prometem vender mais são Moda e Acessórios, Chocolates e Beleza e Saúde.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela as categorias favoritas para a data

Quer ter a versão completa desse conteúdo, em PDF? É só baixar aqui, gratuitamente. 😉

Quero!

Quanto as pessoas pretendem investir e como devem pagar

69,7% dos respondentes da nossa pesquisa, que afirmaram estar engajados com a data, pretendem comprar apenas um presente.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela quantos presentes os consumidores pretendem comprar

Para isso, a maior parte destes consumidores – representando 36,2% – pretende investir de R$50 a R$100.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela quanto os consumidores devem investir

E as formas de pagamento que devem ser mais usadas são o dinheiro – opção de 53,2% das pessoas – e o cartão de crédito – escolha de 48,1% dos consumidores.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela como os consumidores devem pagar

Parcelamentos

63,5% das pessoas que afirmaram optar pela compra no crédito, disseram que pretendem parcelar suas compras e, destas, 30,1% deve dividir o valor em 3 vezes.

Pesquisa de intenção de compra dia dos namorados revela se os consumidores vão parcelar

Perfil dos respondentes

Para realizar este estudo ouvimos 545 consumidores de todo o Brasil, entre os dias 15 e 19 de maio. Com isso, alcançamos um nível de confiança de 95% para esta pesquisa, com uma margem de erro de 4,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

É importante destacar, no entanto, que a amostra usada para a Pesquisa de Intenção de Compra – Dia dos Namorados 2019 não é aleatória ou representa o perfil brasileiro em sua totalidade, sendo composta por respondentes da plataforma da Opinion Box.

Por isso é ideal observar o perfil sociodemográfico deste público. Ele é composto, por exemplo, por 56,3% de pessoas que se identificaram como sendo do gênero feminino e 43,7%, masculino. Além disso, as classes sociais predominantes, com representatividade de 81,8%, foram C, D e E, se concentrando principalmente na região Sudeste.

Perfil dos respondentes da pesquisa de intenção de compra do Dia dos Namorados

Perfil dos respondentes da pesquisa de intenção de compra do Dia dos Namorados

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *