Mulher segurando um computador com expressão de felicidade e alegria por usar inteligência de marketing.

Inteligência de marketing: campanhas baseadas em dados

A transformação digital acontecia a passos lentos no Brasil: empresas com processos burocráticos, dificuldades de digitalização e falta de tempo eram alguns dos motivos  para postergar a migração para o digital. A chegada da pandemia, o isolamento e o distanciamento social significaram momentos de muita tristeza para todo o mundo, mas foram o “empurrão” para acelerar a entrada no mundo online.

Nesse período, mais de uma loja virtual por minuto foi criada, apontando um crescimento de 40% em 2020. E sabe qual foi uma das características fundamentais para manter negócios funcionando, aperfeiçoando e alavancando as vendas? Inteligência de marketing! 

Quer conferir? Entenda melhor sobre a estratégia aqui com a gente!😎

O que é inteligência de marketing?

Uma pessoa mexendo com alguns dados diversos, podendo ser em gráficos ou listas. Os dados em que a pessoa está trabalhando são de inteligência de marketing.
A inteligência de marketing vai te ajudar a entender melhor os dados que você coletar do seu negócio, te auxiliando a encontrar o melhor resultado!

Como o próprio nome diz, o conceito tem o objetivo de tornar o seu marketing mais inteligente, e assim eficiente. A inteligência de marketing não é apenas uma estratégia, é um conceito que envolve diversos processos e técnicas para captar, armazenar e analisar os milhares de dados que a empresa recebe dos seus clientes, concorrência e da própria organização.  

Ou seja, utilizando a inteligência de marketing todos os passos do seu negócio serão guiados por insights extraídos desses dados: um guia assertivo e embasado em informações reais.

Algumas ferramentas podem ser um apoio fundamental para colocar o conceito em prática, como: 

  • CRM: é possível extrair insights a partir das informações que você selecionar como mais relevante, como as conversões ou o engajamento;
  • ERP: permite visualizar as transações dentro da empresa, sendo uma visão do negócio de forma geral. Qual a forma de pagamento mais usada? E o ticket médio das vendas? Todas essas informações você pode encontrar no ERP;
  • Pesquisas de mercado: uma das formas mais diretas de se comunicar com o cliente é através da pesquisa de mercado. Com um simples formulário você consegue coletar diversas informações direto da fonte.

Você também pode contar com as redes sociais e as métricas de outras estratégias, como o e-mail marketing e o inbound marketing, por exemplo. Essas opções ajudam na aproximação e relacionamento com o cliente e permitem que você colete dados de maneira natural e efetiva.

Mas quais os benefícios da inteligência de marketing?

Alinhando a inteligência de marketing a ferramentas que apoiam o seu trabalho, é possível conquistar diversos benefícios para a empresa, para as equipes e principalmente para o cliente, como por exemplo:

  • Otimizar o tempo e os recursos: tendo uma ferramenta de apoio é possível criar estratégias mais assertivas que auxiliam no trabalho da empresa e da equipe;
  • Aumentar a relevância de conteúdo: uma vez que você sabe qual tipo de material o seu público prefere, fica mais fácil tornar os conteúdos mais relevantes para essa base;
  • Tomar decisões mais eficientes e mensurá-las: com a quantidade de informações disponíveis, você consegue guiar todas as suas ações por dados e mensurar todos os seus passos, entendendo onde pode melhorar e o que tem funcionado bem;
  • Melhorar a experiência do consumidor: com uma estratégia guiada por dados, você conversa com o cliente de maneira mais adequada, natural e eficiente. Entregando exatamente o que, como e quando ele quer. 

O que deve ter um plano de inteligência de marketing?

As anotações representam o planejamento inicial que referencia a inteligência de marketing.
O planejamento inicial é uma parte essencial da inteligência de marketing, uma vez que ele irá pautar toda a estratégia da sua empresa.

Já explicamos um pouco sobre o que é a inteligência de marketing, vamos agora falar como você pode aplicar no seu negócio. Segue a lista com 8 passos!👇

1 – O primeiro passo é criar o planejamento da sua marca: quais os seus propósitos? Qual a missão, visão e valores? Quem é a marca, por que ela nasceu, como ela se comunica, qual história ela quer contar?

2 – Dentro desse planejamento, é preciso definir também qual o objetivo do negócio, quais KPIs são importantes de serem analisados, quais os prazos para conquistar as metas, etc.

3 – Na hora de falar sobre o seu público, é preciso entender com quem você quer falar e como você vai se comunicar com essas pessoas. Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria? Definir a persona é parte fundamental da estratégia!

4 – Agora que você já conhece o seu público, onde eles estão? Você pode se comunicar através de diversos canais: redes sociais, e-mail marketing, landing pages, blog, etc. Basta saber o que o seu público usa e como ele prefere essa interação.

5 – Na hora da produção do conteúdo, lembre-se bem da sua persona e da jornada de compra que você desenhou no primeiro passo dessa estratégia. É preciso criar conteúdos para cada etapa desse processo de forma que converse com o consumidor.

6 – Teste sem parar. Teste os seus e-mails, os seus posts nas redes sociais, teste o seu site, teste tudo que puder. Só assim você entenderá o que funciona ou não com cada segmentação.

7 – Analise na mesma proporção! De nada adianta você fazer testes se não sabe analisar os retornos que recebe. Essa parte é o ponto chave da inteligência de marketing: saber interpretar as informações e agir de acordo com esses insights.

8 – Confira sempre os seus dados. Conheça a sua precisão e confiabilidade, pois será a sua principal fonte de informações para definir a estratégia.

5 dicas para pôr a inteligência de marketing em prática

É hora de ir para a prática! Quais os melhores passos para adotar a inteligência de marketing? É isso que você descobre agora! 🚀

  • Conheça o seu público: saiba o que ele espera, o que procura, quais são os desejos, dores e necessidades dessas pessoas;
  • Entenda qual a jornada que o consumidor faz no seu negócio! Como ele te conheceu? Como e em quais conteúdos ele mais interage? As informações da jornada de compra vão ajudar você a desenhar de maneira estruturada um fluxo que facilitará o entendimento de todo o processo;
  • Qual o seu funil de vendas? Entenda onde os visitantes são atraídos, como eles devem converter e assim vai. O seu funil de marketing guiará as demais fases do trabalho, então é necessário ter muita atenção;

Foque na experiência do consumidor! Quando você coloca o consumidor no centro da estratégia, a sua empresa sai ganhando, afinal, é o cliente quem faz o seu negócio existir!

Como melhorar a inteligência de marketing?

Depois da implementação, vem a pergunta: o que fazer para que a inteligência de marketing continue dando resultados constantemente? Como qualquer estratégia, é preciso acompanhá-la regularmente para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Pensando nisso, existem alguns passos que você pode seguir para manter o seu negócio em alta. Listamos eles aqui! Tome nota!📝

  • Monitorar e fazer testes constantes para entender onde você pode melhorar; continue de olho nos resultados de suas campanhas, veja o que funcionou e o que precisa mudar e continue personalizando seus conteúdos de acordo com a análise.
  • Avaliar se o alinhamento da proposta ainda está de acordo e no caminho dos seus objetivos. Caso seja necessário, atualize a sua estrutura para que volte a estar em dia com sua meta;
  • Invista em uma equipe especializada! Contar com profissionais experientes ajudam e muito a atingir os objetivos. E para isso, não precisa necessariamente contratar pessoas novas, mas sim capacitar os seus funcionários que já vai fazer uma grande diferença;
  • Esteja sempre aberto a mudanças e novas soluções. Se encontrou algo que não está funcionando, não hesite em ajustar e mudar o que estava fazendo. Só assim você conseguirá coletar o melhor da inteligência de marketing;
  • Personalizar ferramentas: as ferramentas complementares são muito importantes para otimizar o trabalho. Além disso, elas são altamente personalizáveis, o que garante uma visualização próxima da sua realidade e das suas necessidades;

Como usar inteligência artificial no marketing?

Uma consumidora fazendo compras em loja física, demonstrando que o a inteligência de marketing vai além do e-commerce.
A inteligência de marketing vai melhorar a sua relação com o seu consumidor ao criar uma experiência personalizada!

Pode parecer redundante, mas a inteligência artificial é exatamente o que o nome diz: a capacidade da tecnologia de pensar, tomar decisões lógicas, analisar de forma racional e agir de forma inteligente.

Apesar de ainda não termos carros voadores, a inteligência artificial ,que antes era o futuro, já faz parte da nossa rotina mesmo sem você perceber: comando de voz, reconhecimento facial, indicações de séries que mais combinam com você, conteúdos mais relevantes no feed e assim por diante.

Se a inteligência artificial está presente em uma quantidade (absurda) de coisas, ela também faz parte da inteligência de marketing, óbvio! A estratégia é complementar e promete modernizar e automatizar os conceitos usuais, tornando tudo mais tecnológico e otimizado.

As ações da inteligência artificial no marketing

Alguns estudiosos já dizem que o futuro do marketing e das compras é a inteligência artificial, isso por causa da imensa variedade de possibilidades que a IA permite. Trouxemos alguns exemplos dessa ligação:

  • Integração entre canais, sites e pontos de contato (lembra da importância do omnichannel?);
  • Análise automática de dados e previsões que facilitam planejamento pontuais e próximas ações;
  • Recomendações de produtos similares ou complementares a última compra do usuário;

Além de outras muitas possibilidades que você pode implementar em seu negócio para tornar sua inteligência de marketing ainda mais estratégica. O que falta para o seu negócio decolar? Será que a Social Miner pode te ajudar? Assista o vídeo e descubra:

Agora fica o questionamento: Você já implementou a inteligência de marketing em sua empresa? Quais foram as dificuldades e benefícios que você notou até o momento? E se ainda não colocou em prática, qual o seu principal desafio? 

Se precisar de ajuda, você pode contar com a inteligência estratégica da Social Miner! Clique no banner e converse conosco. 😉

Social Miner _ Allin

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *