18816719_204926486695008_1983883408_n

Inteligência Artificial na Globo News

Por muito tempo, pensar que as máquinas seriam capazes de interagir e aprender como os seres humanos era coisa do futuro. Mas com a Inteligência Artificial, a 4ª Revolução Industrial chegou.

Qual será o impacto dessa nova tecnologia que deve movimentar aproximadamente 50 bilhões de dólares até 2020? E como é a indústria por trás disso tudo?

Foi o que o primeiro episódio da temporada 2017 do Mundo S/A, programa da Globo News que explora as tendências do mundo corporativo quis descobrir.

As aplicações (infinitas) da Inteligência Artificial

Diferente da gente, os softwares, hardwares e outros serviços que usam a Inteligência Artificial, são capazes de guardar e analisar uma quantidade imensa de dados em segundos. Não tem como competir.

É tipo o Michael Phelps nas Olimpíadas…

13886427_10153886968071247_4327777258342787573_n

A expectativa é que até o final desta década, mais de 5 milhões de pessoas percam os seus empregos para máquinas. Mas se de um lado, alguns postos serão extintos, de outro, novos surgirão e precisarão ser ocupados por seres humanos. Cientistas de dados, especialistas em psicologia humana e uma lista cheia de novas funções que ainda não conseguimos imaginar hoje.

Pra você começar a pensar no tamanho dessa mudança, o Mundo S/A separou algumas histórias bacanas:

Um robô que substitui 500 atendentes em um banco

O Banco Original trabalha com bot de atendimento capaz de responder as principais perguntas dos seus usuários a partir de um banco de dados.

No primeiro mês de implementação, 20.000 usuários foram atendidos pelo bot. As vantagens em utilizá-lo são muitas: baixo custo de manutenção, otimização de processos e clientes sempre bem atendidos e com respostas confiáveis.

A questão é: como deixar esse atendimento eficiente e humanizado? A ponto de ninguém nem perceber que está falando com o bot?

Uma gigante da tecnologia que tem mais de 5000 pesquisadores trabalhando só com Inteligência Artificial

A Microsoft criou a Cortana, uma assistente virtual que aprende de forma exclusiva a partir de cada usuário. Além de dar dicas e conselhos para os usuários, de vez em quando, ela até consegue ser bem engraçadinha:

https://www.youtube.com/watch?v=fme4i4-UOmY

Esse é só um projeto, dentre tantos desenvolvidos pela empresa, que tem uma unidade específica só para Inteligência Artificial e uma série de clientes que tratam desse assunto de forma sigilosa, por acreditarem no diferencial competitivo que podem ter se saírem na frente da concorrência.

Inteligência Artifical pra acabar com o SPAM

Big Data dá nome a uma quantidade imensurável de dados que a tecnologia é capaz de captar e armazenar, mas nem um time com centenas de profissionais seria capaz de analisar com a mesma precisão e rapidez de uma máquina.

Usando o banco de informações de grandes nomes do varejo, a Social Miner tem como objetivo auxiliá-los a se comunicarem de forma mais humana com seus clientes.

Pra isso, é preciso unir a Inteligência Artificial com uma equipe de especialistas em People Marketing. Só assim seria possível fazer com que a experiência de cada um dos 12 milhões de consumidores da nossa base fosse única e fizesse sentido.

Pensa só: não teria nenhuma possibilidade de um time de vendedores conseguir atender cem mil consumidores de uma loja de maneira personalizada mas um robô consegue entender cada comportamento pra entregar isso.

De maneira prática, um e-commerce pode concentrar todas as informações sobre os seus leads e clientes em uma plataforma única, para depois usá-las em campanhas de marketing assertivas e extremamente segmentadas… E essa é só uma das infinitas aplicações que essa tecnologia pode ter.

Nas palavras do CEO, Ricardo Rodrigues, usamos a Inteligência Artificial “para que além da automação e do processo robótico, também haja um ponto humano.”

Quer conferir a matéria completa na Globo News e conhecer outras histórias? É só dar o play 😉

http://g1.globo.com/globo-news/mundo-sa/videos/v/mundo-sa-a-industria-por-tras-do-uso-da-inteligencia-artificial/5722713/

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *