Hacks de última hora para vende rmais no Natal - Header

Ideias criativas para sua campanha de Natal

Muita gente acha que todos os presentes de Natal já foram comprados na Black Friday, mas na verdade, não é bem assim! Tem boa notícia e oportunidade vindo por aí…

Amazed GIF

Em 2016, o Ebit avaliou o período de 15 de novembro a 24 de dezembro e constatou que apenas 25% das vendas para o Natal já foram realizadas na Black Friday. Além disso, o último ano apresentou um aumento de 3,8% em faturamento se comparado com 2015 e o ticket médio aumentou de R$417 para R$463.

Para o Natal de 2017, a expectativa é ainda melhor: estima-se que apenas 18% das pessoas pretendiam comprar os seus presentes na Black Friday. Ou seja, agora é a hora de explorar a oportunidade de vendas para quem faz parte dos 82% que ainda não comprou a lembrancinha pro amigo secreto ou pra família!

Checklist da sua campanha de Natal

Nessa reta final de divulgação, separamos alguns itens que você precisa levar em conta para alavancar as vendas:

  • Suas campanhas atendem todos os perfis de consumidores do seu site? Ou será mais interessante focar os esforços em um dos públicos específicos?
  • Você vem aquecendo a sua base de leads, enviando mensagens personalizadas e atrativas, sem aquele cunho estritamente comercial?
  • Suas ofertas são aquilo que seus clientes querem ver ou apenas aquilo que você precisa vender?
  • Você está explorando fatores que são o diferencial da sua loja e da data?

Depois de pensar nestes tópicos, é hora de colocar as ações em prática para ver os resultados aparecerem. Para te ajudar, fizemos uma lista com algumas sugestões 🙂

Hacks para sua campanha de Natal

1. Aproveite a base gerada na Black Friday

Acabamos de sair de um ótimo momento para a sua loja virtual. Provavelmente, você deve ter gerado um alto volume de tráfego e conseguido aumentar significativamente a sua base de leads e clientes, certo?

(Se isso não aconteceu, clica aqui pra conversar com nossos especialistas e descobrir como não deixar as próximas oportunidades passarem.)

O Natal é um ótimo momento para incentivar a recompra dos clientes que compraram na Black Friday, porque eles têm grandes chances de voltar a comprar com você por já confiarem na sua marca. Já para os leads, você pode aproveitar o apelo comercial da época para incentivar a primeira compra oferecendo benefícios e se comunicando de maneira bem personalizada.

2. Conecte novos visitantes

O período de busca de presentes é uma excelente oportunidade para melhorar o tráfego do seu site. Tão importante quanto a atração destes consumidores é a retenção do novo público.

Use canais e mensagens diferenciadas para conseguir iniciar um relacionamento de maneira humanizada e personalizada. O Social Login é excelente para colocar isso em prática! Dá uma olhada:
Social Bounce - Natal

Social Login - Natal

Lembre-se que a base gerada pode ser muito útil para campanhas futuras, em que você já vai ter informações estratégicas de cada uma das pessoas conectadas para usar.

3. Crie senso de urgência

Datas comemorativas são ótimas para conseguir usar o gatilho do senso de urgência a seu favor. Afinal, não adianta: quando o Natal passar, passou! Por isso, aposte em ações que vão influenciar o seu cliente a antecipar as compras, fazendo com que ele não deixe para última hora e precise comprar os itens em lojas físicas.

Push Notification Natal

Ou será que ele vai mesmo preferir deixar para depois e ter que encarar a muvuca e a correria típica de final de ano?

Black Friday Frenzy GIF

4. Promova campanhas de entrega rápida

Como já estamos pertinho do Natal, ter campanhas de entrega expressa é uma boa estratégia para incentivar a tomada de decisão. Caso não seja possível atender todo o país, escolha as regiões que mais importam para o seu negócio.

Deixe bem claro para o cliente que ele não precisa mesmo enfrentar as filas de compras, porque “se correr, ainda dá tempo de comprar online”.

5. Comunique-se no momento certo e com a mensagem certa

Agora é aquele momento em que o consumidor é bombardeado de campanhas promocionais e natalinas de outras lojas. Isso significa que se você quiser se destacar, precisa fazer diferente!

Humanização Natal

Conhecer a linguagem que o seu público usa e utilizá-la em suas comunicações é o primeiro passo para ter sucesso. Além disso, vale muito a pena rodar campanhas em canais alternativos e menos saturados como as Push Notifications.

6. Ajude o seu cliente a encontrar o que ele precisa

Já parou pra pensar que, na grande maioria das vezes, o seu cliente está buscando presentes para outras pessoas?

Que tal você ter um papel proativo para ajudá-lo a fazer a escolha certa?

Ajudar o cliente no Natal

Aqui é um momento em que você pode aproveitar para explorar o senso de urgência e direcionar para a compra.

7. Pense no que fazer depois que o Natal passar

Mesmo que o Natal ainda não tenha passado, você já deve começar a se preparar para o que vem depois, pensando na base de leads e de novos clientes que adquiriu.

A segmentação por conversões pode ser seu ponto de partida. Dá para pensar em criar 3 grupos principais:

  • Visitantes que estiveram no seu site durante o Natal, converteram em algum campo se transformando em um lead mas não compraram;
  • Pessoas que compraram pela 1ª vez no seu e-commerce durante o Natal;
  • Compradores recorrentes que converteram novamente durante o período de Natal.

A partir daí, crie diferentes campanhas, sempre usando uma linguagem humanizada. Se precisar de ajuda, é só clicar aqui e conversar com os nossos especialistas 🙂

Bora vender no Natal? 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *