ideias black friday

Ideias criativas para campanhas da Black Friday

Aumento expressivo no tráfego, melhores taxas de conversão e um pico no faturamento. Por todos esses motivos não tem um varejista online que não goste da Black Friday.

Ao longo dos últimos anos, o poder dessa data promocional vem se consolidando cada vez mais. Mas para conseguir aproveitá-la da melhor maneira possível, é preciso estar preparado.

Não adianta achar que só porque esse dia simplesmente existe e já faz parte do calendário, que as pessoas irão entrar no seu e-commerce para comprar algo.

É claro que isso pode acontecer, se você for uma marca muito bem posicionada no mercado. Mas mesmo assim, seu negócio irá deixar de colher uma parcela enorme de resultados, simplesmente por você não ter se planejado e pensado em campanhas específicas para a sua base de leads e atuais clientes.

A gente sabe que na correria do dia a dia nunca é fácil achar um tempinho para pensar em campanhas fora da caixa para a Black Friday. E aí, muita gente acaba fazendo o mais do mesmo, e não consegue se destacar em meio a quantidade de anúncios que surgem nesta época.

Esse artigo foi feito pra te mostrar na prática alguns jeitos de inovar nas campanhas da Black Friday e pra te provar que sim, é possível fazer diferente para ter resultados melhores!

O que fazer antes da Black Friday

No período que antecede a Black Friday, é preciso ter como foco a geração de uma base robusta de leads, que poderão se tornar clientes durante a data. Sabe aquelas pessoas que estão esperando só um empurrãozinho de leve para comprar?

Então, o seu objetivo é conseguir conectá-las com a sua marca antes da Black Friday para que quando esse dia chegue, elas já estejam no momento certo de compra e aí pensem “Poxa, já estou me relacionando com essa marca tem um tempo… vou aproveitar a Black Friday pra comprar! Não posso perder essa oportunidade.. é só uma vez por ano!”.

Para conseguir converter boa parte da sua base durante a data, é preciso criar campanhas que despertem o interesse dos consumidores e lembrem que a data está se aproximando. Tudo isso, para aquecer os leads e criar o efeito que falamos acima.

Uma dica bem legal é usar o poder e a “mística” que gira em torno da Black Friday para conseguir trabalhar a sua base inativa.

Sabe aquele lead que nunca interage com as mensagens enviadas? Ou aquele cliente que comprou uma vez há um ano atrás e nunca mais voltou?

Então, essa é oportunidade certa para você tentar se aproximar! Lembre-se que apostar em uma comunicação bem humanizada e segmentada é o fator crítico de sucesso da estratégia.

Bora ver alguns exemplos de fazer tudo isso?

1) Social Bounce para conectar pessoas com a sua marca:

Com Social Bounce, os visitantes do seu site são impactados por mensagens que os incentivam a se conectarem com sua marca, aumentando a taxa de cadastro.

Assim que uma pessoa faz o Facebook Login uma nova possibilidade de comunicação se abre: as notificações via rede social.

Aproveitar de maneira inteligente este canal orgânico, ainda pouco utilizado e que permite que uma comunicação bem pessoal seja feita pode ser um grande diferencial.

Dá só uma olhada nos exemplos de Social Bounce que separamos para você.    

Em comum, está o fato de que todos criam expectativa para Black Friday e deixam a sensação de que “algo muito bom está por vir”.  Além disso, o contraste das cores fica evidente, já que a maioria escolhe usar o preto, fazendo referência ao nome da data.

Exemplo 1 – Tela de conexão

ideias black friday

Exemplo 2 – Tela de conexão

ideias black friday

Exemplo 2 – Tela de pós conexão

ideias black friday

Exemplo 3 – Tela de conexão

ideias black friday

Exemplo 3 – Tela pós conexão

ideias black friday

Exemplo 4 – Tela de conexão

ideias black friday

2) Notificaçõs push para uma comunicação humanizada

As notificações push são uma excelente opção para ir aquecendo a sua base ao longo dos dias que antecedem a Black Friday. Com elas, você pode enviar mensagens via desktop e mobile para aumentar o engajamento e a taxa de conversão.

Este também é um canal alternativo, que pode alavancar os seus resultados de maneira orgânica e que ainda vem sendo pouco utilizado pelo mercado.

Pela plataforma da Social Miner, um algoritmo de inteligência artificial garante que as campanhas sejam enviadas para a segmentação correta, impactando as pessoas certas, no momento certo e com a mensagem mais assertiva possível.

Nos exemplos que separamos, a comunicação humanizada também é um grande diferencial, porque faz com que as marcas saiam daquele senso comum de “TEM PROMOÇÃO!” ou “OFERTAS IMPERDÍVEIS!”, e passem a dialogar com os seus leads para realmente criar um relacionamento. 

Screenshot_7 Screenshot_8

O que fazer durante a Black Friday

Depois de trabalhar para aquecer a base, chegou a hora de colher os resultados. Durante a Black Friday, o seu foco deve ser a criação de campanhas que estimulem a: descoberta de produtos e avisem sobre promoções pontuais.

Também não dá pra esquecer daquelas de carrinho abandonado, passando muito senso de urgência e foco no preço, para encorajar uma tomada de decisão mais rápida.

Novamente, o uso da inteligência artificial para definir a segmentação das mensagens é um grande diferencial para o sucesso das campanhas.

Nos exemplos abaixo, a segmentação pode ser feita a partir das páginas de produtos que já foram visualizadas pelos leads. Para aqueles que estavam pesquisando sobre computadores, a primeira será enviada; já para os que buscaram informações sobre smartphones, a segunda.

Um hack fácil de ser implementado e que pode aumentar o CTR de mensagens desse tipo em até 85% é o uso emojis.

ideias black friday

Apesar do tempo das super promoções ser bem curto (24h), não deixa de ser interessante testar diferentes textos para descobrir qual performa melhor. Os resultados de testes assim podem ser aplicados em outros momentos, te dando base para realmente conhecer o seu público e descobrir o que mais funciona.  

ideia back friday

Gostou de tudo o que viu por aqui e quer fazer a melhor Black Friday de todos os tempos? Ainda dá tempo!

Clica aqui que a gente te ajuda 🙂

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *