A gente falou sobre Inteligência Artificial e marketing para a Meio e Mensagem

A gente falou sobre Inteligência Artificial e marketing para a Meio e Mensagem

A gente sempre fala de Inteligência Artificial aqui no blog. Afinal, a tecnologia é um dos pilares do nosso negócio e é através dela que otimizamos os recursos da nossa plataforma.

E se antes o termo parecia despertar certo estranhamento nas pessoas, que pensavam instantâneamente em robôs e vozes mecânicas, hoje a gente já sabe que a Inteligência Artificial faz parte de muitos aspectos da nossa vida moderna.

A tecnologia está nas recomendações de filmes do Netflix, nos aplicativos dos bancos, nas ferramentas de pesquisa, como o Google e na palma das nossas mãos – ou você não conversa com a sua assistente pessoal do celular? Aposto que, mesmo que você não tenha um iPhone, já ouviu falar na Siri.

Mas a melhor parte disso tudo é que os estudos e o avanço nessa área estão apenas começando.

Recentemente a Meio e Mensagem fez uma matéria bem legal sobre o tema e convidou a gente para comentar sobre a relação da IA com o marketing. No conteúdo eles falam sobre como não só cientistas, mas profissionais de diversas áreas têm repensado na relação dos seres humanos com as máquinas.

As vantagens

Uma das vantagens da Inteligência Artificial é que ela aparece como um recurso que substitui a mão de obra humana em algumas funções, como no atendimento ao cliente por chatbots. À princípio, você pode torcer o nariz para a ideia. Mas, na verdade, o objetivo é facilitar o trabalho das pessoas.

Ferramentas de atendimento automático, por exemplo, substituem funcionários respondendo questões mais simples – mesmo fora do horário comercial – para que as pessoas “reais” tenham tempo livre para lidar com situações mais complexas.

Mas as funcionalidades da tecnologia não param por aí. Uma das maiores qualidades da Inteligência Artificial é a sua capacidade de “aprender” e tomar decisões complexas como se fosse um ser humano.

E quanto mais os sistemas são incentivados, mais inteligentes eles ficam. Por trás desse processo a capacidade das máquinas de recolher e processar um alto volume de dados e, o mais impressionante: em minutos.

Ou seja, ferramentas otimizadas com Inteligência Artificial conseguem acelerar e aumentar a performance dos negócios muito mais rápido que um ser humano jamais seria capaz.

A expectativa dos especialistas é de que cada vez mais deixemos as atividades operacionais para as máquinas, concentrando nossos esforços naquilo que nenhum computador pode fazer: tratar questões subjetivas, que envolvem discernimento e criatividade.

A IA no marketing

Como falamos, a Inteligência Artificial faz parte do nosso negócio. Nossa plataforma usa seus recursos para otimizar os serviços de marketing digital, ajudando e-commerces a se relacionar com os clientes certos e, consequentemente, aumentar suas taxas de conversão.

Mas como isso funciona? Nossa plataforma opera com algoritmos inteligentes que mapeiam o comportamento de navegação dos usuários cadastrados num site e, através desses dados, consegue identificar o que aquele consumidor está procurando atualmente, seus interesses, seus hábitos de consumo e em que fase da sua jornada de compra ele está – isto é, se está só zapeado, procurando efetivamente um produto, precisando de mais suporte, informação ou se está decidido a comprar.

Dessa forma, a plataforma consegue “decidir” que tipo de mensagem aquele usuário precisa receber e qual o melhor momento para que ela chegue até ele. Essas soluções são centradas na personalização da comunicação, que geram engajamento e aumentam a conversão do público.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *