Gamification

Gamification – por que jogar com o seu consumidor engaja e vende?

Hoje em dia, quem não tem um game ou pelo menos um aplicativo de jogos no celular? É quase impossível escapar deles no final do dia, no caminho do trabalho para casa ou durante o intervalo do almoço, né? Mas você sabe por que gostamos tanto de jogar e, melhor, o que isso tem a ver com os e-commerces?

Pra começar a responder essas perguntas, primeiro vamos ver o que os especialistas falam sobre o assunto. Afinal, você sabia que um dos circuitos neurais mais famosos e mais estudados do nosso cérebro é o circuito de recompensa?

Nele, ao tomar uma ação, uma pessoa recebe um estímulo de dopamina no cérebro – um hormônio conhecido por evocar sentimentos bons ou, simplesmente, uma sensação de prazer, que reforça o seu comportamento. É por causa desse circuito que procuramos por chocolate sempre que queremos ser recompensados ou (adivinha!) jogamos, para nos entreter e divertir.

Mas o que isso tem a ver com os e-commerces?

Bem, a gente sempre fala por aqui como as pessoas estão mudando seus hábitos de consumo, estando cada vez mais conscientes e buscando por experiências de compra diferenciadas. O gamification, por sua vez, consiste em aplicar os elementos de jogos a ambientes e situações cotidianas.

Nesse sentido, alguns e-commerces já saíram na frente e têm usado gamification para transformar a experiência dos seus consumidores, fazendo da jornada de compra algo não só atrativo pelas ofertas e novidades, mas transformando todo o processo em algo divertido – afinal, é um jogo!

E aí, ficou curioso para saber como sua empresa poderia estar usando essa prática para gerar engajamento do público e vender mais? Então dá só uma olhada nesse que explica com detalhes o que é gamification e ainda dá exemplos do que as grandes empresas estão fazendo na área.

Quero!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *