Fidelizar clientes é com automação e humanização de marketing!

Fidelizar clientes é com automação e humanização de marketing!

Já estamos vivendo em uma era pós digital. As pessoas absorvem informações de forma acelerada, tendo pouco tempo e muitas responsabilidades acumuladas!

Esse conjunto de características levou o consumidor a mudar seu comportamento e, agora, ele é muito mais exigente. A questão é que, como tudo está conectado, esse movimento tem levado as empresas a buscarem maneiras mais eficientes e sofisticadas de fidelizar clientes, investindo em recursos como a personalização e a automação de marketing, por exemplo.

Com elas, você pode ter objetividade, agilidade, otimização – itens essenciais para ganhar a preferência dos clientes e sair à frente da concorrência. E o melhor e mais importante: de forma humanizada!

Neste artigo, selecionamos um conteúdo com as principais informações sobre o assunto, para que você entenda como fidelizar seus clientes em meio a tanta pressa e exigências. 

Acompanhe e saiba mais!

Primeiro, o que é fidelização de clientes?

Fidelizar clientes significa mantê-los constantemente interessados nos seus produtos, sempre realizando novas compras. Ou seja, eles são fiéis à sua marca e, com sorte, serão também promotores dela, recomendando-a para outras pessoas.

Isso é válido tanto para os novos quanto para os clientes antigos que já conhecem e consomem o seu produto/serviço. Segundo Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”

Portanto, de acordo com seu entendimento, o que é chamado de “valor” compreende toda a experiência vivida pelo consumidor durante sua jornada de compra. Isso inclui condições como preço, logística, entrega, segurança, atendimento, suporte, etc. 

Assim, o objetivo principal de fidelizar o cliente é a possibilidade de construir uma relação de confiança entre ele e sua marca, garantindo uma boa experiência de compra que, consequentemente, gere mais valor.

Toda vez que esse trabalho de fidelização é bem feito, o resultado é um ciclo de compra e confiança que resulta em mais compras e mais confiança. Nesse processo, a personalização e a automação de marketing funcionam como um poderoso instrumento para otimizar e fortalecer ainda mais essa relação.

Por que fidelizar clientes é importante?

Pode parecer óbvio, mas apostar em estratégias para fidelizar clientes é o maior diferencial do seu negócio!
Pode parecer óbvio, mas apostar em estratégias para fidelizar clientes é o maior diferencial do seu negócio!

A partir do entendimento de como fidelizar um cliente na sua empresa, é preciso ter em mente os motivos para aplicar uma estratégia. É isso que garante a melhor absorção de cada uma de suas diretrizes pelos envolvidos no processo como um todo.

E quais seriam as razões para usar uma estratégia de fidelização de clientes? 

 

  • Reter os clientes já conquistados é mais barato que atrair novos;
  • Clientes satisfeitos retornam e compram mais, além de promover sua marca para outros consumidores;
  • Clientes fiéis ajudam a ter uma previsibilidade de caixa da empresa.

 

É possível usar a automação de marketing para fidelizar clientes de forma humanizada?

Sim, a humanização do marketing está cada dia mais presente nos processos de comunicação. Quando se fala em automação, a primeira coisa que passa pela cabeça é algo que opera de forma fria e distante, não é mesmo? Logo pensamos em máquinas substituindo as pessoas e cumprindo tarefas de forma padronizada e ágil.

E como fidelizar clientes que demandam atenção e fazer a diferença oferecendo experiências positivas com base em um recurso tão impessoal? Atribuindo personalização às respostas automatizadas. 

Ao mesmo tempo, é importante criar estratégias com apoio em dados reais dos usuários, usando mecanismos, linguagem e temas de seu interesse. Pode não ser muito simples, mas com certeza é possível.

Automação de marketing

Para esclarecer melhor essa questão, é interessante frisar que automação de marketing não se resume à simples aplicação de ações de agendamento de postagens em mídias sociais e outras medidas envolvendo esse processo. 

Aliada a ferramentas inteligentes e ao uso de dados, ela permite compreender e agir de maneira personalizada e escalável com todos os usuários que interagem com a sua marca nos mais diversos canais digitais.

É o entendimento daquilo que interessa aos clientes em potencial, bem como o estágio de compra no qual se encontram. Assim, é possível fornecer todas as informações pertinentes e necessárias nos momentos-chave e de forma automatizada.

Marketing humanizado

Sempre que pensar em como fidelizar clientes, lembre-se de colocá-los no centro de toda e qualquer estratégia, ouvindo seus desejos e dores.
Sempre que pensar em como fidelizar clientes, lembre-se de colocá-los no centro de toda e qualquer estratégia, ouvindo seus desejos e dores.

O aspecto de humanização do marketing consiste, então, em direcionar toda a comunicação às pessoas, colocando-as no centro das decisões. É algo como os estabelecimentos de bairro, em que as pessoas são conhecidas pelo nome, pelos gostos pessoais e outras particularidades que sempre dão aquele tom amigável e acolhedor. 

Então, a premissa do marketing humanizado parte daí. A intimidade e a proximidade da campanha de marketing é o que garante o sucesso das ações, e a propaganda é apenas o instrumento para que isso aconteça; não é o foco principal. 

Então, ainda que a automação de marketing ajude em muitos processos, sua humanização faz com que os clientes sintam-se mais próximos à marca. Aliado a um bom branding, essa estratégia de proximidade tem tudo para fidelizar cada vez mais clientes. 

Para colocar a mão na massa, aqui vão algumas dicas:

● Adeque a linguagem para deixar a comunicação mais amigável

Falar com máquinas é algo que ainda gera desconforto na maioria das pessoas, e isso não é o que desejamos. 

Porém, é perfeitamente possível adequar a linguagem usada na automação de mensagens, deixando-as muito mais simpáticas, como se estivesse trocando mensagens com um amigo. Muita gente nem percebe que se trata de uma mensagem automática.

Use o marketing de experiência

Aposte nessa estratégia, ela mexe com os sentidos

É isso mesmo, trata-se aqui de uma abordagem que estimula a percepção sensorial e gera respostas emocionais. 

É a tática usada pelas lojas para criar um clima convidativo com aromas, ambientação aconchegante, música ambiente, cafezinho biscoitinhos, por exemplo. 

São vivências que ficam atreladas à experiência de compra. É o uso das emoções dos clientes para chegar à conquista, o engajamento e a fidelização.

Diversifique seus canais de comunicação 

A transformação digital está aí! Então, sempre busque por canais de comunicação que alcancem de fato o seu público.
A transformação digital está aí! Então, sempre busque por canais de comunicação que alcancem de fato o seu público.

O atendimento, que já era muito importante para reter clientes, agora é fundamental. Em tempos de interatividade virtual, entenda que o contato com os clientes não se limita mais aos pontos de venda físicos.

Os canais de comunicação virtuais também são pontos de venda. Por exemplo: um dos nossos estudos aponta que 27% dos consumidores optam pelo Instagram na hora de encontrar lojas (físicas ou online) para fazer suas compras. Outros 22% recorrem ao Facebook. Outro canal em ascensão é o WhatsApp, entre outras redes sociais. 

Por isso, é vital diversificar os pontos de contato com os seus clientes, mantendo uma consistência, o mesmo padrão de atendimento e de narrativa, independentemente do meio. 

Fique de olho na etapa do funil

Outra questão fundamental é saber identificar em qual etapa do funil os clientes se situam, a fim de direcionar as ações mais assertivas para cada um. Isso significa que é importante entender quais produtos ele deixou no carrinho e por qual razão não finalizou uma compra, por exemplo. 

Saiba prever o futuro

Outra boa contribuição para o marketing é saber prever o comportamento do cliente. Sistemas inteligentes e automatizados são capazes de mapear as ações de cada usuário, criando perfis de consumo para o futuro. Essas previsões permitem que se dê um salto no desenvolvimento de estratégias efetivas.

Combine automação e interação: uma dupla infalível

Essa combinação otimiza muito o trabalho das empresas, além de se mostrar muito útil. 

A presença das marcas nas mídias sociais já ganhou novas possibilidades, já que os sistemas automatizados permitem comentários, curtidas, novos seguidores e desistência de outros, tudo de forma automática. 

Tal funcionalidade é programável de acordo com os interesses e o perfil das marcas. Assim, as publicações e as pessoas com similaridades são adicionadas.

Aposte em Storytelling

Pessoas buscam por conexões reais, e a melhor forma de acertar nesse ponto e fidelizar clientes é apostando em técnicas de storytelling.
Pessoas buscam por conexões reais, e a melhor forma de acertar nesse ponto e fidelizar clientes é apostando em técnicas de storytelling.

Histórias bem contadas funcionam como um gatilho emocional sem igual. Não é à toa que esse recurso já é usado há muito tempo, afinal, as pessoas sempre se identificam com os enredos de alguma forma, o que conecta o consumidor mais profundamente aos serviços e produtos apresentados. 

Por isso, é uma excelente ideia investir em narrativas que façam sentido ao público de interesse, tocando o coração das pessoas. Enquanto isso, todo o potencial da marca fica evidente.

People Marketing

As pessoas e suas jornadas de compra são únicas, então, se você captar o momento exato de cada consumidor nessa jornada, poderá criar uma comunicação autêntica, sob medida. 

Assim é entendido o conceito essencial de people marketing, que tem o intuito de aumentar as taxas de conversão. Então, seja um expert no direcionamento da sua comunicação, do começo até depois do final da jornada de compra.

Omnichannel hoje, Omnichannel sempre

Os mais variados canais de comunicação disponíveis devem fazer parte da sua estratégia, já que é fundamental estar onde o seu público está. Esse é o caminho mais curto para oferecer o que ele deseja na hora certa. 

Então, aposte em Notificações Push, chatbots, SMS, fluxos de e-mail, redes sociais, WhatsApp. Tudo isso importa na hora de entregar a melhor experiência.

A disputa pela atenção do consumidor no mercado nunca foi tão acirrada quanto é agora, visto que a internet entrega tudo por meio de uma tela e alguns cliques. Por outro lado, nunca tivemos tantos recursos criativos e interativos para criar vínculos fortes com os clientes. 

Por isso, você precisa se cercar das ferramentas digitais, automatizadas e humanizadas mais indicadas para o seu negócio. Depois, é só continuar atendendo o cliente e tratá-lo da maneira certa.

Para continuar navegando e conhecendo as melhores estratégias para fidelizar clientes de forma humanizada, conheça nosso blog!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *