Pesquisa revela a expectativa de vendas para o Natal

Expectativa de vendas para o Natal: ainda dá tempo de vender muito esse ano

O Natal ainda é um dos períodos mais quentes para o mercado. Mesmo com a proximidade da Black Friday, a data ainda promete movimentar R$31,8 bilhões para o varejo, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Por exemplo: na nossa pesquisa mais recente de intenção de compra, realizada em parceria com a MindMiners, apuramos que, apesar de cerca de 53% dos consumidores terem aproveitado o evento comercial de novembro para adiantar as compras de final de ano, 77,2% dos respondentes ainda pretende adquirir presentes para o Natal.

No estudo nós também perguntamos para os consumidores que categorias de produtos eles tinham mais interesse em comprar nesse período, quanto pretendem investir e o que as marcas podem fazer para ajudá-los a tomar uma decisão de compra, além de dar dicas e hacks para ajudar o seu e-commerce a dar um gás nas campanhas de Natal. O conteúdo ficou bem legal e, inclusive, fomos citados numa matéria da Globo News.

Quer ver a Pesquisa de Intenção de Compra para o Natal 2018 completa?

Quero!

A expectativa de vendas para o Natal

Sabendo que a ideia da Black Friday como uma vilã para as vendas de Natal divide opiniões no mercado, a gente decidiu ouvir quem realmente importa nessa história: os consumidores. E adiantamos: sua empresa ainda tem chance de vender muito nessa reta final de ano.

Natal vs Black Friday

Na nossa pesquisa descobrimos que sim, as pessoas engajaram com um dos maiores eventos do mercado: a Black Friday. 44,6% dos respondentes realizaram uma compra no evento e, como a gente já disse, 52,9% dessas pessoas aproveitaram as ofertas em novembro para adiantar as compras de Natal.

Consumidores respondem se compraram durante a Black Friday 2018, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Consumidores respondem se aproveitaram a Black Friday 2018 para adiantar os presentes de Natal, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Só que isso não quer dizer que o Natal esteja perdido. Afinal, 77,2% desse mesmo público disse que pretende manter esse comportamento de compra para o Natal.

Consumidores respondem se pretendem comprar, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

E mais: se levarmos em consideração a nossa pesquisa pré-Black Friday, em que 60,2% dos usuários tinham intenção de realizar uma compra, temos ainda 15,6% desse público que desistiu de comprar em novembro, mas tem um potencial para aproveitar as ofertas de Natal.

Quem vai ganhar presente?

Outro dado legal dessa pesquisa é o perfil das pessoas que serão presenteadas. A família se destacou, com 79,5% de representatividade, seguida dos maridos ou esposas, com 41,5%.

Consumidores respondem quem pretendem presentear, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Mas um dos highlights mais curiosos é que 38,3% das pessoas vão aproveitar a ocasião do Natal para comprar coisas para si mesmas também. Ou seja, é uma boa oportunidade para a sua marca investir em conteúdos e ofertas personalizadas, baseadas no comportamento de compra e navegação dos seus leads. Isso vai atrair os consumidores que já estão conectados com a sua marca e garantir maiores taxas de conversão.

Além disso, não deixe de se inspirar no contexto da data. Muitas pessoas estão procurando presentes para familiares e amigos, e ficarão mais sensíveis a comunicações afetivas, que provoquem uma conexão com a marca.

Quanto e como as pessoas vão investir?

De acordo com a nossa pesquisa, 24,9% dos consumidores pretendem presentear mais do que 5 pessoas e 33,4% declararam que vão pagar mais de R$100 nas compras. O dinheiro é o meio de pagamento favorito de 66,1% dos respondentes, seguido por cartões de crédito e débito, com 51% e 31,1%, respectivamente.

Consumidores respondem quantas pessoas pretendem presentear, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Consumidores respondem quanto pretendem investir, em média, por presente, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Consumidores respondem quais formas de pagamento pretendem usar, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Além disso, dos 78,7% dos consumidores que pretendem parcelar o pagamento das suas compras de Natal, 61,9% deseja dividir entre 2 e 5 vezes.

Consumidores respondem se pretendem parcelar as compras e em quantas vezes, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Categorias de produtos favoritas

As categorias de produtos que as pessoas mais querem comprar são Moda e Acessórios, Beleza e Saúde e Eletrônicos, com representatividade de 62,2%, 44,8% e 33,2%, respectivamente.

Consumidores respondem quais categorias de produtos pretendem comprar no Natal, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Agora, quando observamos a intenção de compra exclusivamente das mulheres, destacam-se as categorias Moda e Acessórios, Beleza e Saúde, Livraria e Bebês. Já os homens preferem Moda e Acessórios, Eletrônicos, Informática e Beleza e Saúde.

Lojas físicas vs lojas virtuais

Nessa pesquisa a gente identificou que a muita gente – cerca de 44% do público – pretende comprar em lojas físicas. A razão disso é, principalmente, a janela disponível para entrega ou pela facilidade na troca dos produtos.

Mas nessa equação entra também a questão afetiva. As pessoas valorizam a experiência de escolher, de forma humanizada, aquele presente que vai dar para os amigos e familiares.

No entanto, 39,6% dos respondentes da pesquisa afirmaram que vão comprar tanto em lojas físicas quanto em lojas online e 16,3% devem comprar exclusivamente em lojas online.

Consumidores respondem se pretendem comprar em lojas online ou físicas, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Portanto, se o seu e-commerce conta trabalha com entrega expressa ou consegue atender os prazos, evitando frustrações do seu cliente no pós-compra, esse pode ser seu grande diferencial para vender mais no Natal.

Além disso, se sua loja opera tanto no físico, quanto no e-commerce, é legal explorar estratégias omnichannel, em que o usuário pode optar pelo conforto da compra online e fazer a retirada ou troca do produto na loja física mais próxima, por exemplo.

Fidelidade do público

Se sua marca consegue mapear o perfil de compra dos clientes cadastrados na base, essa é a chance de usar essa informação – das pessoas que chegaram a sua loja e converteram durante a Black Friday – para personalizar campanhas com foco nos leads mais engajados e potencializar a estratégias de fidelização e recompra durante o Natal.

Isso porque, na pesquisa, a gente mapeou que 66,7% das pessoas teriam intenção de fazer as compras de Natal na mesma loja em que compraram durante a Black Friday.

Consumidores respondem se pretendem comprar na mesma loja em que compraram durante a Black Friday, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Além disso, identificamos que o preço é a principal vantagem competitiva, valorizada por 84,8% dos consumidores que pretendem comprar os presentes de Natal na mesma loja em que compraram na Black Friday.

Consumidores respondem por que pretendem comprar na mesma loja em que compraram durante a Black Friday, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Em seguida, sendo também pontos decisivos para fidelização dos consumidores, vem a qualidade dos produtos, as formas de pagamento e o prazo de entrega.

O outro lado desta moeda, porém, é que 50% dos consumidores que afirmaram que não irão comprar no Natal na mesma loja em que compraram durante a Black Friday indicaram que o preço é o principal fator dessa decisão, seguido do prazo de entrega.

Consumidores respondem por que não pretendem comprar na mesma loja em que compraram durante a Black Friday, em pesquisa que revela a expectativa de vendas para o Natal

Nesse sentido, a experiência de compra é um fator decisivo para que o cliente feche um pedido. Facilite o check out, ofereça entregas alternativas para região que você atende e evite que o cliente saia frustrado.

Para fazer mais pelo seu consumidor

Curtiu os insights da nossa pesquisa e quer saber como colocar as dicas em prática, à tempo de vender mais neste Natal? Vem conhecer a nossa plataforma de engajamento e aumentar suas conversões 🙂

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *