salvar as metas de janeiro

8 estratégias de marketing para salvar as metas de janeiro

Começo do ano é sempre aquele sufoco para o varejo: as vendas caem e é difícil acompanhar as metas traçadas. Pensando nisso, nosso time de miners se juntou pra um grande brainstorming sobre quais ações práticas poderiam ser implementadas pra resgatar os números.

Juntamos as 8 estratégias de marketing mais efetivas em curto prazo – e que já estão dando certo com nossos clientes – e transformamos em um webinar super bacana. O resultado disso você também confere aqui no nosso blog.

Dica #1 – Ajuste as réguas de comunicação

Adapte sua comunicação e use as réguas que oferecem os melhores resultados para o seu negócio. Pra vocês, funciona melhor vender para clientes que compram com ticket médio mais alto ou com ticket médio mais baixo? Já testaram enviar campanhas para cada grupo de leads de acordo com a frequência de visitação do mesmo produto?

Outro ponto para você levar em conta na sua estratégia de marketing é o benefício que você oferece. Quer um exemplo? Para pessoas que moram distantes do seu centro de distribuição, frete grátis pode ter mais apelo que um desconto em cima do valor do produto. E vice-versa. Por isso, é importante garantir que você tá oferecendo o que é, de fato, mais relevante para o seu lead.

Dica # 2 –  Estimule os melhores compradores com benefícios

Crie benefícios para clientes premium da marca. Isso  porque um cliente que compra com regularidade possui mais propensão a comprar apesar da sazonalidade. Além do mais, se você colocar na ponta do lápis, vai descobrir que é mais barato (e mais fácil) atrair um cliente para recompra do que adquirir um cliente novo. Ofereça descontos, campanhas e lançamentos exclusivos para esses consumidores recorrentes e incentive a recompra em momentos de baixa.

Dica #3: Invista em volume

Se tá difícil converter a venda, então invista em aumentar o ticket médio dessa compra. Aproveite a conversão de quem já está predisposto a levar algum produto e dê um incentivo ou desconto para que ele leve algo a mais. Nesse caso, descontos cumulativos do estilo “pague 2, leve 3” podem ser bastante efetivos. Outra dica para tornar essa estratégia de marketing mais eficaz é usar canais on-site, como mensagens e avisos para estimular o cross-selling sem ter mais esforço de venda.

Dica #4: Pense em longo prazo

Invista em criar base e gerar volume de tráfego para não passar o mesmo sufoco em fevereiro. Se você pensar que, a cada 100 pessoas que visitam o seu site, apenas 5% compram ou interagem com sua marca, você logo vai se perguntar o que deveria fazer com os outros 95%, certo? Por isso, é importante já engajar essa base e avançar seus leads no funil de compra.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é o pós-venda. A venda não termina no checkout e um bom trabalho de atendimento, unido às campanhas certas e conteúdo relevante pode te ajudar a gerar mais vendas por engajamento.

Dica #5: Base ativa é tudo

É hora de acionar a sua base inativa! Envie campanhas para leads ou clientes que não compram ou interajam com a marca há algum tempo. Lembre-se de investir em campanhas orgânicas, afinal, você já tem o contato delas! Uma boa dica para movimentar a base é oferecer benefícios em troca desse resgate 😉

Dica #6: Desperte sentimento de emergência

Crie campanhas com duração pré-determinada e gere sentimento de urgência no consumidor. Sabe aquele contador de dia e horas até o fim da promoção, tão comum na Black Friday? É hora de tirar ele do armário e usar uma comunicação bem criativa para atrair esse senso nos seus leads. Outra opção que funciona bem é combo o contador de quantidade de produto e o descontos surpresa. Afinal, não tem incentivo melhor para a compra do que descobrir que aquele vestido que você amou tá quase em falta no estoque – e que você tem 5% de desconto se levar na hora.

Dica #7: Invista seu budget estrategicamente

Não desperdice o budget. Esse período de baixa não é um bom momento de experimentar, mas de ser assertivo e investir nas campanhas com melhor taxa de conversão. Aproveite o histórico de teste A/B do seu e-commerce para usar de base e tomar essa decisão. Se você não tiver, use o  histórico de campanhas do ano passado.

Dica #8: Explore contextos comemorativos

Use as datas de Janeiro para gerar conteúdos relevantes e engajar seus consumidores. Quer ideias? Dá pra usar o pré-carnaval pra gerar um assunto legal, o dia da saudade (30/01), pra engajar consumidores que não aparecem no seu site há tempos, o dia mundial do mágico (31/01) para soltar promoções relâmpago.

Você pode assistir o webinar completo no nosso canal no YouTube e acessar as dicas na íntegra em slides que passamos nesse link 😉

Comments

comments

Publicado por

Bruna Estevanin

Apaixonada por viagens, livros e tecnologia. Já trabalhou na Revista IstoÉ, no Facebook e hoje é Analista de Marketing na Social Miner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *