push

Engaje seus consumidores com o Push Notification

Você sabe o que são push notifications? Nunca viu, nem ouviu? Só ouve falar?

Uma das desvantagens da internet é que há uma quantidade excessiva de informações e os usuários só retêm as que mais lhe interessam. Dessa forma, fica difícil arranjar um espacinho na mente do consumidor que está tomada por gifs de gatinhos fofos, fotos de comida e paisagens paradisíacas.

Para a nossa alegria, agora existe uma ferramenta que pode ajudar a trazer seus clientes de volta para seu e-commerce, incentivando-os interagir mais e tornarem-se mais próximos e fiéis à sua marca: o push notification.

para-nossa-alegria-o

Desenterrei essa, hein?

O push notification é um tipo de notificação que pode ser recebida no desktop ou no smartphone do seu cliente e não é necessário que  nenhum navegador ou aplicativo esteja aberto. Esse canal super pessoal ajuda seus consumidores a economizarem tempo e esforço, pois ao invés de ficarem manualmente checando por novidades e promoções, eles podem recebê-las automaticamente em seus celulares e computadores. Olha só como elas se parecem:

Capturar

A maioria dos e-commerces brasileiros ainda usa pouco (ou mal) um canal direto de comunicação com os usuários. Os push notifications são uma forma eficiente de impactar as pessoas e trazê-las de volta para seu site. As taxas de abertura e conversão desse tipo de notificação são bem maiores que de outros canais. Vou mostrar isso já já com um case bem interessante, então continue lendo 🙂

A explicação para o sucesso do push notification está em atingir o usuário em qualquer lugar, por meio do dispositivo onde ele consegue chegar mais rápido ao seu site. Com dois toques, um site esquecido abre na tela e volta à vida para ter novamente a oportunidade de conquistar as pessoas e fazer parte de sua rotina.

Mas isso não é invasivo?“, você deve estar se perguntando.

A boa notícia é que não, não é invasivo. Para que as notificações comecem a ser enviadas, o usuário precisa voluntariamente permitir e concordar que um site específico as mande. Dessa forma, sabemos que ele realmente está interessado em receber novidades e promoções de alguma marca. Isso é uma forma legal de fazer People Marketing, pois sabemos que estamos respeitando a privacidade do consumidor e que não estamos sendo “os chatos que mandam notificação sem eu ter deixado”.

Hoje em dia, sites como o eBay, Pinterest, Facebook, Whatsapp e Vice News já usam o push notification para estreitarem laços com seus consumidores e se comunicarem com eles de uma forma mais pessoal e agradável. Entretanto, a ideia de mandar ainda mais notificações para seus usuários pode parecer irritante e arriscado, o que não deixa de ser verdade. Nesse caso, sugerimos que você tenha sempre em mente os conceitos de People Marketing, principalmente que você se coloque na pele do consumidor e se pergunte: “eu gostaria de receber isso?” “será que não estou mandando notificações demais?” “será que eu vou clicar nessa mensagem?”.

Resumindo: se você se preocupar em mandar um número adequado de notificações e com mensagens legais e pessoais, você terá um resultado bem legal e taxas de conversão altas.

Vamos dar uma olhada no case da Buy Whole Foods Online, um site britânico que vende produtos orgânicos, naturais e artesanais e que aumentou sua receita em mais de 3 dígitos usando apenas UM push notification.

Foi realizado um teste A/B e o primeiro teste foi com essa barra no topo do site, oferecendo um desconto de 10% na sua compra para quem se conectasse.

Capturar1

Essa campanha foi vista por 746 pessoas, sendo que 49 clicaram, gerando uma taxa de conversão de 6,56%.

Já o segundo teste foi um push notification que oferecia 50% de desconto sobre uma marca específica de água de coco.

Capturar2

Essa campanha, no entanto, teve uma taxa de conversão de incríveis 15,2%. 71 pessoas de fato compraram a tal água de coco, gerando um acréscimo de 3 dígitos no faturamento da Buy Whole Foods Online.

Essa campanha fez sucesso por alguns motivos:

Primeiro (assim como a outra), oferecia um desconto, uma oferta de valor para o cliente. E gente, é comprovado: isso funciona! Oferecer descontos aumenta MUITO a taxa de conversão de uma campanha.

Segundo, como as pessoas ainda não estão muito acostumadas com esse novo canal, o uso da palavra CLICK deixou claro o que elas tinham que fazer para receber o desconto.

Terceiro, o título da notificação era super claro. Se você gosta de coco, ganhe 50% de desconto na marca tal. Simples e fácil de entender.

Viram só como é simples e eficiente?

A Social Miner já disponibiliza esse canal pra seu e-commerce e, ainda por cima, sem dores de cabeça com custos adicionais e dificuldade pra instalar. É só dizer “eu quero!” e deixar o resto com a gente 😉

unnamed

Fale com a gente por aqui!

Fontes: PushCrew, VentureBeat, Mobilizado

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *