Mulher de chapéu segurando duas laranjas no local dos olhos, um trocadilho com a primeira frase do texto “engajamento marketing digital virou a “menina dos olhos” do marketing”.

Engajamento marketing digital: o case do ShopFácil

A métrica de engajamento virou a “menina dos olhos” dos profissionais de marketing digital, ganhando relevância e se tornando até o KPI principal de algumas marcas. Mas afinal, o que é esse marketing de engajamento? Acompanhe e fique por dentro de tudo que você precisa saber! 

O que é engajamento no marketing digital?

O engajamento no marketing digital é baseado nas respostas que o público dá às suas ações e comunicações. Por exemplo: você pode alcançar muitas pessoas com os posts das redes sociais, mas quantas dessas pessoas compartilharam ou salvaram o seu conteúdo? Quantas pessoas demonstraram interesse após a sua publicação?

Claro que o marketing de engajamento não refere-se somente a curtidas ou redes sociais, basicamente é sobre qualquer resposta e/ou interação que você tem do seu público, é uma métrica que visa incentivar o diálogo e o relacionamento entre a empresa e o usuário.

Como engajar no marketing digital?

Foco nas mãos mexendo em um celular rodeados de elementos simbólicos que indicam os números de engajamento marketing digital do usuário.
Likes, compartilhamentos e itens salvos são métricas que podem inferir o engajamento no marketing digital.

É hora de partir para a estratégia! Como avaliar as possibilidades e engajar o seu público?

Claro que, primeiro, você precisa ter um planejamento estratégico minucioso sobre os seus objetivos e o perfil do seu cliente: quem é a sua persona? Quais são as dores, necessidades e desejos delas? Como e onde elas se comunicam? Todas essas informações são fundamentais para entender como engajá-las.

Dentro do seu planejamento, também é preciso considerar os investimentos que você fará em cada estratégia, afinal, trabalhar organicamente pode tornar o processo mais lento e difícil, então contar com essa ajuda extra pode facilitar a compreensão da jornada de cada persona.

Além disso, confira 6 estratégias que podem te ajudar:

1. Inbound marketing: desenhando a jornada de compra da sua persona e entendendo o funil da sua marca, você conseguirá fazer ações mais efetivas durante todo o processo.

2. Comunicação personalizada: ninguém gosta de se sentir apenas um número, concorda? Se aproximar do seu público de forma humanizada contribui no relacionamento com o usuário. Aqui, as soluções de automatização da Social Miner podem ajudar! 😎

3. Redes sociais: as redes sociais são um ótimo termômetro para entender o momento dos seus clientes e estreitar relacionamento. Mas lembre-se que os canais são considerados “topo de funil”, então fique atento ao tipo de conteúdo que publica.

4. Segmentação: fundamental para atingir o cliente certo, na hora certa e com o produto mais adequado ao seu momento. Vá além de segmentações por região, entenda profundamente quem é o seu público e seja mais assertivo nas suas ações e comunicações.

5. Blog: o blog também pode ser uma ótima maneira de estabelecer um diálogo com os usuários. Com conteúdos mais profundos e educativos, é possível despertar a atenção dos consumidores e até gerar conversas e soluções nos próprios comentários da ferramenta.

6. Mensuração de resultados: sim, você também precisará analisar tudo o que fez no marketing de engajamento. Isso porque, só mensurando é possível entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Faça testes e acompanhe seus resultados regularmente; assim, suas estratégias serão mais efetivas e assertivas, de acordo com o feedback dos próprios usuários.

 

6 Dicas para melhorar o engajamento no marketing digital

Mulher negra concentrada em frente ao notebook sendo impactada pelo engajamento marketing digital da plataforma em que navega.
Trends, notificação push e e-mail marketing: você sabe qual o preferido do seu usuário? Isto faz toda a diferença na hora de planejar o engajamento no marketing digital.

Já tem uma estratégia focada em engajamento no marketing digital, mas precisa aperfeiçoá-la? Nós também temos 6 dicas para ajudar o seu negócio. 

  1. Aproveite as trends: o que está acontecendo que pode ser aproveitado pela sua marca? Lembre-se que nem toda trend serve para toda marca, então observe qual pode funcionar para você e, principalmente, para o seu público.
  2. Criatividade é a chave: inove nos formatos, nos conteúdos e no visual. Provavelmente, a grande maioria das marcas do seu nicho estão nas redes sociais, então analise e reflita: o que você pode fazer de diferente? Destaque-se pela criatividade no mundo digital. Inspire-se com a gente com campanhas criativas para: Dia das mães e Dia dos pais.
  3. Aperfeiçoe o seu storytelling: uma história bem contada faz toda diferença no marketing de engajamento, conte histórias que gerem identificação com o seu público, emocione, desperte sentimentos.
  4. E-mail marketing e notificação push: alinhando as automações, os resultados podem ser surpreendentes. Aposte em inteligência estratégica, quer saber como? Clique aqui!
  5. Use gatilhos mentais: apesar de ser uma estratégia bastante conhecida, os gatilhos mentais acabam sendo esquecidos na hora da execução do marketing de engajamento. Faça testes e entenda quais funcionam melhor com o seu público.
  6. Invista em personalização: analisando o histórico de visitação do usuário é possível ter diversos insights sobre o seu perfil, o que procura e o que pode ter motivado a desistência da compra. Procure o seu cliente no canal preferido dele e mostre o que mais ele pode aproveitar da sua marca. Afinal, ele não é apenas um número, você quer construir um relacionamento duradouro com ele. 

📢 Dica bônus: experimente apostar na gamificação no marketing de engajamento! Os jogos estão com tudo, segundo a Pesquisa Game Brasil 2021, 75,8% dos respondentes afirmaram jogar mais durante a pandemia. Além de ser um tema em alta, trabalhar com conteúdos gamificados pode ajudar no aprendizado e na satisfação do usuário.

Como o ShopFácil converteu mais com engajamento em marketing digital? 

Mulher loira comemorando que passou de fase em uma gamificação, demonstrando engajamento marketing digital no conteúdo.
O engajamento no marketing digital pode obter resultados astronômicos com a estratégia de gamificação. Conheça o case da ShopFácil!

O ShopFácil, marketplace que faz parte da Organização Bradesco, reúne mais de 130 lojas dos maiores varejistas de vários segmentos e conta com mais de 800 mil ofertas com preços e condições exclusivas, chegou com um desafio para a Social Miner: aumentar o engajamento no marketing digital.

Como fizemos isso? Inteligência estratégica! Após um processo de estudo e planejamento da marca, entendemos que a melhor solução era gamificar

Dá uma olhada aqui: com a ação “caça ao presente”, aumentamos em 45% o tempo de permanência dos usuários nas páginas, a taxa de cliques cresceu cerca de 7 vezes e a conversão aumentou 3 vezes mais do que a média. Mas quais foram as soluções que fizeram esse engajamento aumentar? Segue o fio… 

Ações de sucesso do ShopFácil 

Para esse projeto, as soluções foram pensadas estrategicamente para que contassem uma história divertida, leve e vantajosa para os usuários. O intuito de aumentar o engajamento é gerar esse relacionamento, então é fundamental que a marca esteja disposta e aberta a tentar coisas novas, como a gamificação.

A estratégia de marketing de engajamento funcionou muito bem com o ShopFácil! Criamos para eles:

  • Cross plataforma e linguagem próxima;
  • Personalização de plataforma e comunicação;
  • Condições e brindes exclusivos;
  • Processo de gamificação aderente ao público alvo da marca;

Alinhando toda essa estratégia, além de aumentar o engajamento, também diminuímos a taxa de rejeição do site em 33%. E aí, o que você achou? Já pensou em otimizar os seus resultados com novas estratégias e mais engajamento no marketing digital? Conte com a gente!

Seja também um parceiro da Social Miner!

Aqui na Social Miner nós trabalhamos com estratégias de people marketing, colocando o usuário no centro da estratégia e entendendo quais as ações mais adequadas ao perfil do público, além de apostarmos em soluções tecnológicas de gerenciamento de dados que ajudam a compreender o comportamento do consumidor. Ainda não sabe o que people marketing? Confira nosso vídeo:

Estamos focados nas pessoas! Marcas não existem sem clientes, concorda? Então são essas pessoas que precisamos observar, entender e valorizar em nossas estratégias. Só assim as ações, comunicações e propósitos serão genuínos, próximos e humanizados de verdade.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com a sua rede de amigos e comece hoje mesmo a colocar o cliente no centro da estratégia de marketing de engajamento. 🎯

Agora, se você já se decidiu e quer a nossa ajuda para criar a sua estratégia de engajamento no marketing digital personalizado para os seus clientes, clique no banner e fale direto com a gente! Será um prazer ajudar a sua empresa! 

Social Miner 02

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *