Pequenos e-commerces dicas para vender mais no Dia do Consumidor

Pequenos e-commerces: dicas para vender mais no Dia do Consumidor

15 de março é uma das datas que mais movimenta o mercado online no Brasil. Duvida? Em 2017, só nesse dia, os e-commerces faturaram R$265 milhões. Ou seja: se sua empresa pretende conquistar uma fatia desse lucro, é bom se preparar. Pensando nisso, a gente separou algumas dicas sobre o que ainda dá tempo de colocar em prática, para te ajudar a vender mais no Dia do Consumidor.

De olho no calendário!

Planejamento é a palavra-chave. Isso significa colocar o calendário em cima da mesa e andar juntinho com as oportunidades de negócio, para aproveitar os bons resultados não só no hoje, mas no futuro também. E o Dia do Consumidor é um ótimo exemplo disso: o ticket médio de cada compra nessa data é em torno de R$ 690,00 😱 E a base de novos cadastros conquistada nesse período são potenciais vendas para trabalhar no futuro. Não à toa, a data vem ganhando o coração – e o bolso – dos e-commerces.

Nossos clientes dos setores de Tecnologia, Cosméticos, Multicategoria e Vestuário, por exemplo, registraram o maior pico de vendas de março exatamente no Dia do Consumidor.

15 de março registrou o pico de vendas para nossos e-commerces parceiros.
15 de março registrou o pico de vendas para nossos e-commerces parceiros.

Quer saber como alcançar esses resultados também? Vem com a gente!

Expectativas: quem nunca? E ainda bem!

Para aumentar o fluxo de visitantes e, consequentemente, criar mais oportunidade de vendas invista na expectativa do seu público. Pense com a gente: seus potenciais clientes precisam saber que no dia 15 de março seu site vai ter ofertas incríveis! Portanto converse com seu visitante, avisando sobre as suas ações planejadas para o Dia do Consumidor. Além disso, vale também mandar um alô para os seus leads antigos. Faça ações pontuais, como enviar e-mails e, se você usa a Social Miner, aproveite as Notificações Push e Facebook.

Aqui, na Social Miner, nós investimos em canais Opt-in e Lightbox para os visitantes do seu site, por exemplo. O convite – que, em geral, vem acompanhado de vantagens nessas datas comemorativas – se torna tentador e, o melhor: cria uma base de dados para otimizar suas oportunidades de venda, através de comunicação via Notificações Push e de Facebook.

Aqui, na Social Miner, nós investimos em canais Opt-in e Lightbox para vender mais no dia do consumidor

  Gostou e quer começar a fazer? ➤

Recuperando o tempo perdido

O Dia do Consumidor é uma ótima chance de dar um gás nas vendas, especialmente se sua empresa sofreu com o feriado de carnaval. Para isso, ofereça oportunidades de compra irresistíveis: bons preços, benefícios e melhores formas de pagamento. Por exemplo: que tal despertar o desejo do seu consumidor adormecido? Nossa dica é oferecer um desconto especial em categorias que não são tão populares, isto é, naqueles produtos ou serviços que geralmente não vendem tanto.

Uma alternativa é, também, oferecer vantagens muito atraentes para o seu cliente, daquelas que não dá para dizer ‘não’. Então, se seu e-commerce é especializado em produtos de beleza e maquiagem, por exemplo, monte combos como: ‘na compra de uma paleta de sombras, ganhe um rímel’.

Colhendo resultados, mas sempre com a cabeça no cliente

O melhor jeito de despertar o interesse imediato nas pessoas é tratando cada consumidor de maneira especial. Mas como fazer isso pela internet? O maior presente que você pode oferecer para o seu consumidor no dia dele é a melhor experiência de compra possível. Portanto, foque nas notificações assertivas, que ofereçam benefícios excepcionais e pensados exclusivamente para a data. Pense na felicidade do visitante, surpreenda e nada de spam!

Aqui nós usamos as estratégias de engajamento do People Marketing para acessar os potenciais consumidores. Aplicadas as mensagens de Push e Opt-in, por exemplo, oferecemos boas histórias sobre a data comemorativa, introduzindo qual é o diferencial da promoção.

Mensagens de Push e Opt-in são estratégias para vendar mais no Dia do Consumidor

Mensagens de Push e Opt-in são estratégias para vendar mais no Dia do Consumidor

Já nas mídias sociais, é possível engajar o público criando novas oportunidades de relacionamento. Aqui, na Social Miner, usamos as notificações manuais para este tipo de ação. Além de serem enviadas para toda sua base de contatos, a ferramenta é perfeita para promoções exclusivas, como as do Dia do Consumidor. Em 2017, por exemplo, as notificações manuais tiveram um impacto gigantesco no pico de vendas dos nossos clientes.

Aqui, na Social Miner, usamos as notificações manuais para vender mais no dia do consumidor

Aqui, na Social Miner, usamos as notificações manuais para vender mais no dia do consumidor

Vender bem para vender sempre <3

Existem algumas ferramentas que te ajudam a manter o consumidor engajado, mesmo depois do dia de boom de vendas. Uma alternativa é oferecer novos cupons de desconto assim que o cliente finaliza uma compra. Mas atenção para lance de mestre: o cupom deve ser válido apenas para o mês seguinte, por exemplo. Ou seja, com data marcada para expirar. Essa estratégia estimula o seu cliente a aproveitar não só as promoções do Dia do Consumidor, mas a retornar para uma outra compra no futuro e o melhor: com ‘hora’ marcada.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *