Banner2-0303

Como explorar o Dia do Consumidor para aumentar as vendas

Início de ano é sempre aquele aperto. Tem que pagar IPVA, IPTU, a escola das crianças e se der, gastar um dinheirinho a mais com aquelas férias esperadas o ano inteiro ou economizar para o Carnaval. Resumindo, é muita conta pra pagar e pouco dinheiro sobrando para comprar.

É nesse cenário que uma data comemorativa que pode se tornar muito representativa para o seu e-commerce vem ganhando força. O Dia do Consumidor, 15 de março, já é considerado a Black Friday do primeiro semestre e vem ganhando cada vez mais relevância.

A data é uma oportunidade única para oferecer benefícios e vantagens para impulsionar a compra, criando senso de urgência na cabeça dos clientes.

Ainda está em dúvida se apostar na data é realmente uma boa estratégia?

Os resultados de 2016 comprovam que sim:

    • O número de pedidos foi 19% maior se comparado à edição anterior, mesmo em período de retração do mercado;
    • 52.174 pessoas realizaram sua primeira compra online;
    • R$ 271 milhões em faturamento;
    • 685.780 mil pedidos.

Melhor timing, impossível…

O Dia do Consumidor está bem ali, localizado estrategicamente entre o Carnaval e dois feriadões prolongados de Abril, a Páscoa e Tiradentes.

Como podemos observar no gráfico abaixo, o Carnaval e os dias que antecedem a data são períodos de baixa conversão de vendas. Por isso, ter o dia 16 de março como um gatilho para gerar impulso para compra e para trabalhar a sua base de leads é uma excelente opção para alavancar as vendas pós-carnaval.

curva de vendas fevereiro

Essa alta no faturamento também será importante para te deixar com uma margem para a baixa de pedidos durante os feriados de Abril sem comprometer a sua meta final.

Ou seja, pensando estrategicamente na hora de fazer ou revisar o seu planejamento, você deve alocar mais resultados em faturamento e número de pedidos em Março.

Assim você aproveita o melhor período para vender e consegue puxar as suas ações e equipe para gerar mais resultados do que o normal durante essa época.  Faz sentido?

Hora para inovar de maneira assertiva

#1 Invista em qualidade e não em quantidade:

Melhor do que rodar várias ações tentando ganhar no volume é pensar no que pode ser realmente efetivo. Menos é mais (até porque o Dia do Consumidor já está batendo na porta e não dá para ficar inventando). Algumas dicas:

  • Pense em benefícios que também podem te ajudar nas vendas dos próximos meses, como 15% de desconto ou um vale R$ 20 para uma compra feita em Abril. Um desconto de 10% na primeira compra não é mais uma vantagem, porque é feito por todo mundo. Lembre-se que essa é a única data de comemoração ao consumidor;
  • Dê descontos diferenciados em produtos e categorias que normalmente são comprados por necessidade e não apenas por desejo;
  • Identifique qual é a melhor maneira de expor seus produtos e promoções do Dia do Consumidor. É um banner? Uma Landing Page? Um lightbox?;
  • Faça ações pré Dia do Consumidor e aproveite o momento para cadastrar novos leads, oferecendo vantagens exclusivas para a data.  

#2 Crie sentimento de urgência

Datas comemorativas são sempre ótimos períodos para criar senso de urgência. Esse sentimento é bom tanto para gerar compras por impulso quanto para fazer aqueles leads qualificados que estão na sua base a algum tempo mas ainda não compraram, terem o empurrãozinho que precisam para tomar uma decisão de compra.

promoção

Para dar certo e garantir a sua credibilidade em médio prazo, é preciso que você não prorrogue prazos e cumpra os combinados estabelecidos.

#3 Surpreenda seu cliente

Saia da mesmice e pense em benefícios e vantagens que não podem ser encontrados no seu site durante outras épocas do ano.

O que poderia ser um ótimo presente para o seu cliente? O que poderia ajudá-lo a tomar uma decisão de compra? O que o deixaria feliz e surpreendido?

Você pode pensar em entrega rápida, brindes que sejam relacionados aos produtos (ex: Compre um Iphone e ganhe uma capinha), trabalhar em conjunto com algum parceiro agregando mais valor, enfim…

Ninguém melhor do que você para decidir quais itens são os mais valiosos para o seu público, né?

senso urgencia

#4 Gere relacionamento

Fale na mesma língua que o seu cliente e transforme a data em um bom motivo para se relacionar com ele. Vá além da conversão imediata e pense em criar relacionamentos duradouros e genuínos, que irão (inevitavelmente) se transformar em pedidos, seja agora ou mais pra frente.   

alerta

Além disso, mostre que ele é especial e faça-o se sentir assim. A compra deve vir  só como uma consequência natural do contato.

amigo

Usar outros canais, como as notificações do Facebook ao invés de um e-mail transacional, vai tornar a comunicação mais pessoal e descontraída.  

#5 Aposte em branding

Por que o Dia do Consumidor da sua marca vai ser diferente do restante do e-commerce?

Apostar em branding pode ser um grande diferencial porque, no geral, o varejo nunca aposta em campanhas desse tipo.  

Pense em uma proposta única e invista em ações que auxiliem no posicionamento dos atributos pelos quais você quer ser reconhecido pelo seu público.

O Buscapé, por exemplo, lançou uma campanha com personalidades do mundo digital para estimular a captação de leads em seu site. Os convidados foram os Youtubers Mauro Nakada, André Pilli e Tati Romano.

Cada um deles vai gravar vídeos em algum lugar do mundo falando sobre a promoção do Dia do Consumidor:

Parte importante da ação é a divulgação dos vídeos produzidos nas redes sociais dos próprios influenciadores, além dos canais do Buscapé.

buscape

Eles foram escolhidos depois de uma análise de social data, com o intuito de comunicar a promoção para clusters específicos de consumidores e prepará-los para as grandes ofertas da data.

A campanha já está sendo divulgada no site da marca e uma página específica, com todos os detalhes da ação, também foi criada. Clique aqui para conferir.

campanha buscapé

#6 Explore a sua base

Depois que o Dia do Consumidor passar, é essencial que você continue se relacionando com os leads e com os clientes que conquistou. Surpreenda-os oferecendo brindes e benefícios que não foram informados previamente e crie ações específicas para aumentar a sua taxa de recompra.   

Agora que já te demos algumas dicas, que tal colocar a mão na massa?

Se ainda não começou, você tem pouco menos de um mês para planejar e executar todos as ações. Junte a sua equipe para fazer um brainstorming de tudo que pode ser feito. Escolham as melhores ideias, definam prazos e responsáveis finais pela entrega. Feito isso, é só esperar os resultados chegarem 🙂

Quer uma ajudinha? Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *