Dicas para converter seus seguidores em clientes

Marketing no Instagram: 5 dicas para converter seus seguidores em clientes

Já não é novidade que o Instagram se tornou uma das principais vitrines complementares de um e-commerce, especialmente quando os produtos ofertados possuem um grande apelo visual, como em nichos de moda, beleza, decoração etc.

Com um bilhão de usuários ativos mensalmente e mais de 25 milhões de contas comerciais, atualmente o Instagram apresenta uma taxa de engajamento 23% maior, se comparado ao Facebook – segundo o Hootsuite.

Por isso, se o seu objetivo é vender pelo Instagram, não perca mais tempo! A seguir, encontre as principais estratégias para converter seus seguidores em fiéis clientes. Vamos lá?

#1 Tenha uma conta comercial

Antes de qualquer ação de marketing, é fundamental destacar a importância de se ter uma conta comercial no Instagram.

Dentre os inúmeros recursos extras, como inserir botões interativos na bio (telefone, e-mail etc), criar anúncios e ativar o Instagram Shopping, você poderá acessar o Instagram Insights.

Trata-se de uma plataforma interna que disponibilidade métricas interessantes sobre o seu perfil e o comportamento do seu público. Com tais dados à mão, tomar decisões para as suas estratégias de marketing se torna algo muito mais fácil e assertivo.

Para conferir o Instagram Insights, basta estar logado na sua conta comercial e clicar em Configurações > Informações. Em seguida, você terá três seções à sua disposição: Atividade, Conteúdo e Público.

Na primeira aba, acompanhe métricas sobre o alcance das suas publicações, como quantas curtidas e comentários você obtém semanalmente. Na segunda parte, encontre detalhes sobre a conversão dos seus Stories e anúncios.

Por fim, na divisão sobre o público, rastreie dados relacionados à idade e às principais localizações dos seus seguidores, além de informações a respeito dos dias e horários que atingem os maiores picos de acesso.

#2 Aposte no Instagram Stories

Lançado em 2016, o Instagram Stories chegou um pouco tímido, competindo diretamente com o Snapchat. Contudo, com o passar dos meses, foi ganhando a atenção dos usuários e deixando seu grande concorrente para trás.

Por ser um espaço de divulgação mais interativo e momentâneo, conquistou destaque frente aos posts do feed, afinal, hoje já conta com mais de 500 milhões de instagrammers ativos diariamente.

Logo, fica clara a relevância do Instagram Stories na sua estratégia de marketing. Aproveite esse recurso para reafirmar constantemente o perfil da sua marca e os benefícios para aqueles que fizerem negócio com você. Seguem algumas ideias de conteúdo:

  • publique lançamentos de produtos e disponibilize cupons de desconto (elemento surpresa!);
  • compartilhe notícias do seu nicho. Por exemplo: se você é do setor de moda, escolha um dia da semana para contar as novas tendências;
  • invista em tutoriais. Se o seu e-commerce é de decoração, poste orientações de como organizar os diferentes ambientes de uma casa.

Além de ganhar visibilidade, sua marca será posicionada como uma autoridade do ramo: engajada às novidades do mercado e disposta a compartilhar dicas criativas.

#3 Reposte conteúdos

Você já ouviu falar do gatilho de prova social? Para quem não sabe, trata-se de um estímulo mental referente à necessidade de pertencer – em outras palavras, o desejo de “não ficar de fora”.

Apostamos que, ao menos uma vez na vida, você já sentiu aquela vontade inexplicável de comprar determinado produto depois de ver algumas pessoas comentando e/ou utilizando-o, não? Pois bem, essa abordagem faz parte do estudo de neuromarketing.

Para ativar tal gatilho nos seus seguidores, uma ação simples e gratuita é a de republicar conteúdos. Por exemplo: se um cliente compartilhou no próprio Instagram uma foto usando um de seus produtos ou um vídeo de “recebidos”, reposte-o.

Por consequência, essa atitude também despertará o gatilho de reciprocidade no seu consumidor, como um gesto de gratidão por ele ter apostado na sua marca.

#4 Ative o Instagram Shopping

Lançado no ano passado, este é um recurso ideal para quem deseja vender mais. Em fotos do feed, a funcionalidade permite marcar produtos por meio de etiquetas clicáveis, que redirecionam os seguidores ao e-commerce. Essencial para encurtar a jornada de compra e agilizar o checkout.

Adicione a tag do Instagram Shopping a partir de imagens atrativas e com “personagens” em ação: ao invés de publicar uma foto apenas do produto, poste pessoas utilizando-o. Assim, seu seguidor conseguirá facilmente visualizar a si mesmo com aquele acessório, roupa e/ou objeto.

Os pré-requisitos necessários para ativar o Instagram Shopping são: ter uma conta comercial e associá-la ao catálogo de produtos do Facebook (no Gerenciador de Negócios).

#5 Crie anúncios

Ademais, aproveite as dicas orgânicas acima e atrele-as ao Instagram Ads, ferramenta para elaborar campanhas eficazes. Através dela, é possível segmentar seu público-alvo de acordo com características demográficas e comportamentais, e desenvolver peças em diferentes formatos, como fotos e vídeos.

Para compor um anúncio de sucesso, é importante se atentar a detalhes, como:

  • imagem: ela deve estar em alta definição, para que em todas as telas (smartphones, tablets e desktops) seja exibida com qualidade. Se você não tem familiaridade com editores super profissionais, como o Photoshop, indicamos o Canva, plataforma online e gratuita;
  • CTA (ou chamada para ação): frase curta e chamativa, com verbos no imperativo ou no infinitivo. Tem, como principal objetivo, convidar os usuários a conhecerem a sua marca;
  • link (e redirecionamento): pode ser da sua home ou de um cadastro (pelo Leads Ads) para a sua newsletter, por exemplo. Nesse último caso, o anúncio é indicado para coletar dados, identificar o nível de engajamento da sua marca e nutrir seus contatos com conteúdos relevantes e inspiradores.

E aí, preparado para aumentar a sua audiência? Temos certeza de que, colocando essas estratégias em prática, você alcançará muito mais vendas. Mãos à obra e boa sorte!

*Este post foi escrito por Raquel Lisboa, editora de conteúdo na Nuvem Shop.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *