Celular aberto em um celular com um conteúdo de valor que foi curtido.

O que é conteúdo de valor? dicas para implementar sem erros!

Mais de 75% das empresas brasileiras estão nas redes sociais e mais de 50% usam a internet para realizar vendas, sabia? Mas como essa grande quantidade de marcas consegue conversar com o público e até aumentar o seu faturamento no mundo digital? Essa é fácil, gerando conteúdo de valor! 

O marketing de conteúdo tornou-se a estratégia queridinha de marcas e influenciadores brasileiros porque, através de conteúdos, eles conseguem falar com o público de maneira orgânica, atraindo adeptos aos seus posicionamentos e, consequentemente, conquistando leads e clientes.

Agora conta aí, a sua empresa também se reinventou no mundo digital? Se você teve que participar dessa transformação às pressas e ainda não entendeu muito bem como gerar conteúdo de valor, vem com a gente entender tudo para criar uma comunidade forte e relevante no mundo online.

O que é conteúdo de valor?

Computador com um conteúdo na tela, representando o engajamento em um conteúdo de valor.
Quer saber mais sobre o conteúdo de valor e a importância de implementá-lo? A Social Miner te conta!

Conteúdo de valor ou conteúdo rico é aquele tipo de conteúdo que agrega na vida do usuário, que ensina algo ou se aprofunda em algum tema

Todo post de redes sociais ou conteúdo de blog, por exemplo, são conteúdos. Mas nem sempre são de valor, isso porque se você tem um post apenas com uma frase ou um caça-palavras, por exemplo, eles servirão para engajar o usuário, mas não passará disso. 

O usuário pode curtir, comentar e compartilhar o seu post, mas com apenas um scroll esse conteúdo sumirá da tela e ele nunca mais verá e nem se lembrará daquele post, porque não aprendeu nada com ele e, por isso, não agregou em sua vida.

Você, como usuário, consegue pensar em algumas marcas que geram conteúdo de valor para a sua experiência? 

Então confere três características fundamentais que todo conteúdo de valor tem que ter:

  • Facilmente encontrável: ele precisa ser um conteúdo acessível a todos os públicos, que possa ser encontrado facilmente.
  • Simples: não é porque é um conteúdo rico que ele precisa ser difícil. As informações precisam estar claras e serem entendidas facilmente pelo público amplo.
  • Esclarecedor: qual o objetivo desse conteúdo? Ele esclarece as dúvidas que se propõe e explica o que o usuário precisa fazer a seguir? Conteúdo de valor é esclarecedor!

Qual a importância do conteúdo de valor?

Pessoas contruindo um blog para postar conteúdo de valor.
Criando conteúdo de valor você cria uma relevância para sua marca e se torna importante para o dia a dia do seu cliente.

Até aqui, você já deve ter percebido como o conteúdo de valor é fundamental em um mundo tão cheio de informações e posts, né? É através dele que marcas ganham engajamento, autoridade e credibilidade com os usuários. Aplicá-lo com constância e humanização cria um diferencial importante para o seu negócio.

Confira outros benefícios de implementar o conteúdo de valor em suas estratégias:

  • Interação: criando conteúdo de valor, você gera mais interações com o seu público e deixa-os mais próximos do seu negócio;
  • Relacionamento: gerando mais interações e conteúdo de valor constante você consegue estabelecer um relacionamento com o seu público e torná-los aliados da sua marca;
  • Autoridade: ao perceber que você gera conteúdo educacional com frequência, os usuários começarão a entender que você é autoridade no assunto, aumentando seu valor de marca;
  • Credibilidade: como consequência da autoridade, a sua marca ganha mais credibilidade, tornando-se uma referência positiva no assunto;
  • Referência: com o passar do tempo, além de ser uma referência para os usuários que buscam sobre o assunto que você domina, você será considerado um benchmarking para outras marcas – do seu segmento ou não.

Você está pronto para colher esses benefícios em seu negócio? Então confira agora algumas dicas de como implementar a estratégia!

E agora? Como gerar conteúdo de valor?

Tela de computador aberta em um conteúdo  de valor, pessoas acessando ele em seus respectivos dispositivos
Entenda seu público e suas dores para criar um conteúdo de valor que seja relevante para ele e torne-se parte da realidade do seu cliente.

Para começar a trabalhar com conteúdo de valor em seu negócio, o primeiro passo é entender que existem várias formas de criá-lo e que ele também pode variar de acordo com seu segmento e objetivo. Confira alguns tipos de conteúdo de valor e avalie qual tem mais a ver com a sua marca:

  • Blog Posts: um blog otimizado para SEO pode fazer a diferença em seus resultados!
  • Copywriting para sites: já ouviu falar do “copy matador”? Inclua-o no seu site!
  • Copywriting para email: vá além do conteúdo clichê de e-mail marketing, inove e agregue valor.
  • Ebooks: são ótimos materiais ricos para atrair a atenção do seu usuário. Capriche no tema e no título!
  • Infográficos: informações visuais são sempre bem-vindas no mundo conectado. Aposte nesse atributo.
  • Redes Sociais: inspire, motive, eduque e conecte-se com a sua audiência, através das redes.

Esses são alguns tipos de conteúdo de valor que vão ajudar a alavancar a sua marca, você já experimentou trabalhar com algum deles? Mas, fique ligado (a), não é só começar a produzir que a mágica acontecerá, você precisa estruturar uma estratégia com algumas bases sólidas no planejamento da sua marca. Dá uma olhada nas dicas que separamos para te ajudar nesse processo:

Análise de Personas

O único jeito de criar conteúdo que atraia a sua persona, é conhecendo-a. Por isso, antes de criar sua estratégia de conteúdo, é fundamental que você faça um estudo aprofundado do seu público-alvo e desenhe a sua persona. Só assim você saberá o que ela consome, quais são suas dores, necessidades, desejos e que tipo de conteúdo funcionará para atraí-la e conquistá-la, realmente gerando valor para cada usuário.

Benchmarking: estudo de concorrência

O que os seus concorrentes têm feito? Analise os conteúdos de cada um e entenda como eles se comunicam e, principalmente, o que você pode fazer de diferente. Busque referências para entender o que a sua marca pode oferecer de plus para se destacar no nicho.

Conteúdo exclusivo

Esse é um tópico fundamental! Lembre-se que o estudo de concorrência é apenas para ter uma referência do mercado, mas que você deve produzir seu conteúdo proprietário. Além disso, cuidado para não se exceder nas referências e correr o risco de cometer algum tipo de plágio. 

Novamente, conheça sua persona e produza conteúdo especificamente para as necessidades dela com a sua expertise. Invista em uma estratégia de marketing de conteúdo robusta e estratégica.

Análises de resultados

Primordial em toda estratégia de marketing digital, com o conteúdo de valor não é diferente. A análise de resultados é a única maneira de entender, através de dados, se os conteúdos estão funcionando e atingindo as pessoas certas. 

Avalie o número de acessos do seu blog, analise as interações nas suas publicações e outras métricas relacionadas aos tipos de conteúdo que você selecionou para a sua estratégia, para compreender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

E você, já trabalhou com conteúdo de valor? Se ainda não, qual o principal desafio para a sua empresa implementar a estratégia? Compartilhe nos comentários e não esqueça que, para conferir outras dicas e soluções sobre marketing digital, é só acessar o nosso blog.

image1

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.