bf1

Como o consumidor se comporta durante a Black Friday

Você se lembra de quantas compras fez na última Black Friday? Em qual horário comprou mais? Você costuma pesquisar preços antecipadamente? Em meio a tanta pressão para montar um planejamento bem estruturado, muitas vezes acabamos nos esquecendo de que, além de profissionais do varejo, também somos consumidores e, por isso, nós mesmos já sabemos a maioria das respostas que procuramos.

Pensando nisso, fizemos um estudo com 7 milhões de usuários para descobrir como eles se comportam durante as 24h da Black Friday. Descobrimos informações muito interessantes que podem te ajudar a direcionar e personalizar a comunicação para cada momento, deixando seu planejamento ainda mais estratégico neste ano.

  1. Momento da virada
    Logo nas primeiras horas após a meia noite, identificamos o primeiro pico de compras. Na virada, um volume equilibrado entre visitas e pedidos mostra que consumidores já decididos estavam apenas esperando os descontos para fechar a compra. São consumidores que já sabiam qual produto, de qual marca e em qual loja iriam comprar. Vale a pena investir em uma comunicação direta, preferencialmente no desktop, avisando sobre o começo da Black Friday e/ou descontos nos produtos preferidos de cada cliente ou nas principais categorias do site.bf2
  2. Durante a manhã
    Na manhã, após um período de baixa atividade pela madrugada, percebemos que o volume de visitar é bem superior ao pedido. Chamamos isso de “primeiro período de busca”: consumidores curiosos procuram preços, opções de pagamento e produtos de seu interesse sem definição de compra. Vale, aqui, investir em mensagens que incentivam esse comportamento dentro do seu site e reforce sua marca.
     bf3
  3.  Almoço
    Você sabia que o almoço foi o período com maior taxa de conversão de vendas da Black Friday de 2015? Esse pico de compras indica que o consumidor indeciso da manhã já encontrou seu produto preferido e vai aproveitar o horário de almoço no trabalho para garantir sua compra. Aqui, é hora de vender: vale mensagens mais diretas, via desktop e mobile, de incentivo a conversão.bf4
  4. Fim de tarde
    A tarde, em especial durante o final do dia, é o chamado “segundo período de busca”. O consumidor sai do modus operandi “compra” e volta a buscar preços melhores e condições de pagamento enquanto volta para casa após o trabalho. Nesse momento de trânsito, A melhor estratégia é incentivar a descoberta do produto adequado e gerar ansiedade pela compra através do mobile.bf5
  5. Reta Final
    Nas últimas horas dia, reta final da Black Friday, a melhor estratégia é despertar o senso de urgência e ajudar seu consumidor a tomar a decisão de compra. É hora de investigar os carrinhos abandonados e lembrar ao visitante que está abandonando o site sem comprar que ele pode não encontrar o produto pelo mesmo preço amanhã.

bf6

Comments

comments

Publicado por

Bruna Estevanin

Apaixonada por viagens, livros e tecnologia. Já trabalhou na Revista IstoÉ, no Facebook e hoje é Analista de Marketing na Social Miner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *