Como vender mais na Black Friday dicas para a primeira vez de PME’s

Como vender mais na Black Friday: dicas para a primeira vez de PME’s

Iniciada nos Estados Unidos como uma forma de aquecer o mercado, a Black Friday representa o início da temporada de compras de fim de ano. O evento chegou ao Brasil em 2011 e, desde então, vem ganhando força e mobilizando comerciantes e lojistas.

Com isso, a procura por inovação e maneiras de se destacar nessa data está a cada ano maior. A alta concorrência exige que você esteja bem preparado e invista para conquistar a atenção dos compradores. E nesse post a gente vai te mostrar como você pode usar essa data para impulsionar suas vendas.

Comece pelo visual

O primeiro passo para participar da Black Friday é alterar o visual, não só do seu site, mas de todos os materiais de comunicação que você vai utilizar. A cor preta normalmente é usada para representar a data, juntamente com alguma referência de placa com os dizeres “Black Friday”.

Tudo é válido na hora de inovar e chamar atenção para sua empresa, lembre que a concorrência vai estar grande nesses dias!

Pense nas suas promoções

Uma das partes mais importantes na estratégia para o evento — se não a mais importante —, as promoções precisam ser muito bem pensadas, levando em consideração seu público alvo e também os produtos que são mais consumidos nessa época. É importante pensar nos segmentos que são mais procurados na Black Friday e conferir estudos importantes com dados das edições anteriores.

Só não vale fazer uma promoção enganosa ou falsa. Portanto, planeje-se para oferecer os melhores descontos para seus produtos de maneira estratégica e real, trazendo benefícios para o seu negócio. De forma geral: não tente enganar seu público!

Prepare-se para receber novos clientes

Se você tem um e-commerce, precisa pensar que essa data traz um alto tráfego para o seu site. Prepare, portanto, sua estrutura para receber essa quantidade de acessos e garanta a credibilidade do seu site. Verifique o certificado SSL do site, teste a velocidade e confira as URLs. Certifique-se de que as redes sociais e todos os pontos de divulgação online da sua empresa estejam informando as promoções e que seus clientes possam encontrar através de mecanismos de buscas.

Caso sua empresa não faça vendas online, pense na estratégia visual e logística da sua loja. Atraia os clientes com placas e atividades chamativas. Prepare a disposição interna da sua loja para atender o maior número de pessoas.

Controle seu estoque

No momento em que determinado produto entra em promoção, é natural que a demanda de pedidos seja maior. Mantenha o estoque controlado e planeje uma média de compras a partir da previsão dos últimos anos, para que não fique em falta muito rapidamente. A dica é: se prepare para vender muito!

Divulgue suas melhores ofertas nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima plataforma de conseguir novos clientes e compradores. Uma dica válida é investir em uma estratégia de anúncios para divulgar suas melhores ofertas e fazer elas chegarem até o público certo. Muitas vezes, os compradores podem não estar procurando por algum produtor específico, mas acabam comprando algo quando são atingidos pelo anúncio certo. Pense nisso!

Cuide da segurança do seu site

É natural que nessa época o número de fraudes e sites enganosos aumente, então é importante que você forneça segurança para seus consumidores. Faça com que ele sinta que pode confiar em você. Sua comunicação, de maneira geral, deve ser clara e transmitir credibilidade. Esse pode ser um diferencial que dará um destaque para você.

Outra dica importante é verificar canais de reclamações, nas redes sociais ou em outras plataformas, solucionando publicamente quaisquer problemas de clientes anteriores para que sua marca transmita confiança.

Planeje formas de entrega, com os parceiros

Uma reclamação muito usual nesses períodos de promoções e descontos é que as empresas diminuem o valor dos produtos, mas mantém o valor alto dos fretes. Faça com que isso não seja um impedimento de compra! Ofereça condições que facilitem o frete, ou um desconto nos fretes através de parcerias.

Invista em e-mail marketing

Existem muitas estratégias de marketing que podem ajudar na divulgação de conteúdo da Black Friday. A mais forte delas e talvez a que impacte mais gente até hoje é o e-mail marketing. Criar campanhas divulgando suas melhores ofertas e mostrando que a empresa estará com condições especiais nessa época pode trazer um tráfego positivo para o seu site. Se inspire e seja criativo para criar seus emails.

Prepare seu atendimento

A Black Friday traz uma movimentação bastante relevante no mercado. Pode ser que durante essa época o número de clientes com dúvidas ou reclamações aumente, e é importante que você esteja preparado para isso.

Tenha uma estratégia para o atendimento bem pensada. Você pode fazer um treinamento ou workshop pré-Black Friday, organizar escalas e verificar a estrutura para que não haja falhas no atendimento.

Pense no pós-venda

A Black Friday com certeza trará um alto número de vendas e não podemos deixar de pensar em manter a qualidade da experiência até o fim. Depois da compra, ofereça um bom atendimento pós-venda, para que o cliente saia com uma imagem positiva da marca e, ao ter uma imagem positiva, crie um relacionamento com a sua empresa.

Faça uma análise do que deu certo e o que pode melhorar

Se você está participando pela primeira vez da Black Friday, poderá analisar como ela funciona e quais as estratégias que melhor funcionam. Após isso, faça um balanço levando em consideração coisas que deram certo e pontos para melhorar para a próxima edição.

A Black Friday é um dia muito importante para o comércio e pode ser muito positivo para o seu negócio. No fim das contas, o que vale é a experiência de participar da maior data de promoções. E estar preparado para os anos seguintes, cada vez mais.

Autor: Julius Breyer

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *