perosnagens-carnaval-de-rua

Como performar bem no Carnaval

Como se já não bastasse a enxurrada de contas que afetam diretamente o poder de compra do consumidor nesse início de ano, ainda temos uma surra de feriados (vários deles prolongados).

Entre eles, está o Carnaval. Se pelo lado pessoal, a data é uma chance para você sair da rotina e aproveitar a folia, pelo lado dos negócios, o período não é muito lucrativo por não ser uma data comercial para o varejo.

É claro que existem algumas poucas exceções. E-commerces que trabalham com pacotes turísticos, vendas de passagens ou artigos/produtos que podem ser utilizados durante as festas, podem dar aquela respirada de alívio.

Mas se você não se enquadra nessas categorias, é bom já começar a agir para entrar em uma difícil competição com a diversão. Afinal, você não quer ver as suas metas de vendas rodando igual a ala das baianas, né?

Os números por trás do Carnaval

Em uma sociedade em que todo mundo vive conectado quase que 100% do tempo, o Carnaval é uma das únicas datas que faz esse comportamento ser deixado um pouco de lado.

Seja para curtir um bloquinho de rua ou para conseguir relaxar, ficando desconectado durante esse período de “recesso geral”, o inevitável é que o número de pessoas acessando a internet cai consideravelmente.

Além disso, quem se conecta está menos propenso a se cadastrar, jogando as taxas de conversão de visitantes em leads lá para baixo.  

carnaval x padrao

carnaval taxa

Para você visualizar na prática como o Carnaval pode impactar as suas vendas, fizemos um gráfico com todos os pedidos feitos durante o mês de Fevereiro/2016.

queda carnaval

Viu como a queda durante esse período foi bem acentuada? Depois de ter mais consciência sobre todos esses desafios, você está esperando uma boa notícia?

Pois ela vem agora 🙂

Apesar da queda no número de acessos e vendas, quando olhamos somente a taxa de conversão dos clientes da Social Miner, acabamos nos surpreendendo positivamente.

Durante todos os dias do Carnaval, conseguimos manter uma média de conversão acima da média do mercado brasileiro, que é de 1,5%. Um resultado bem bacana que só foi possível fazendo People Marketing.  

carnaval conversão

Para 2017, a projeção é que os picos de venda sejam no sábado e na quarta de cinzas. Antecipe-se aos concorrentes para retomar as vendas com tudo e se tiver algum produto que seja alinhado com o Carnaval, procure despertar o senso de urgência do consumidor até sábado.

projecao carnaval

Entendendo o Comportamento do Consumidor

Tá certo que o Carnaval não é uma Black Friday da vida, mas também não dá para ficar terceirizando a culpa pela baixa no volume de vendas. Em grande parte, isso é um resultado do comportamento do próprio e-commerce.

Ao invés de tentar entender o comportamento do consumidor, a regra é fazer campanhas genéricas, atirando para todos os lados e rezando para conseguir uma venda aqui e outra ali. Fato é que assim, você não vai conseguir reverter os baixos resultados do período.

Antes de começar a investir seu tempo, energia e dinheiro em campanhas pouco assertivas, que tal responder algumas perguntinhas sobre o seu público?

  • Quais leads vão viajar para curtir o Carnaval?
  • Quais leads querem descansar da correria?
  • Quais vão ficar em casa?

Pode parecer impossível e complexo descobrir quem se enquadra em cada um dos grupos, mas uma simples ação pode te ajudar a responder essa pergunta, garantindo uma comunicação qualificada com todos os leads

Quer alguns exemplos? Você pode criar um quizz  – “Qual o seu perfil no Carnaval”, segmentar as mensagens desktop x mobile para filtrar o destino do lead pelo próprio canal ou criar um login de conexão via Facebook, em que a Landing Page pós cadastro pergunte como o lead pretende aproveitar a data.

Depois de segmentar, a ideia é criar uma linha de comunicação para cada grupo de pessoas.

Ficar de olho nas tendências de comportamento dos consumidores também é essencial para conseguir antecipar um planejamento de ações que podem gerar bons resultados Segundo a eCGlobal, a maior parcela dos brasileiros (33%) escolheu ficar na própria cidade durante o Carnaval.

consumidor

Qual desses públicos têm mais predisposição a comprar do seu e-commerce nessa época do ano? É interessante criar campanhas focadas nesse estilo de consumidor?

People Marketing na prática

Para te ajudar a ir além da generalização, criando histórias que realmente impactem e façam sentido para o consumidor, separamos um exemplo que te mostra como construir um perfil completo. Lembre-se que entender os interesses e as motivações te possibilitam a produção de  um conteúdo relevante.

Conheça a Bruna:

bruna

Só com essas informações, já é possível entender um pouco melhor a personalidade da Bruna, né? Mas só ter isso em mãos, não adianta nada. O que conta mesmo é refletir tudo isso na comunicação, por meio de mensagens personalizadas e assertivas.

Antes do Carnaval, uma possível campanha seria a do exemplo abaixo.

bruna1

Já depois, você pode aproveitar o gancho da viagem de Carnaval para anunciar novas ofertas e promoções:

bruna2

Gostou? Que tal começar a colocar o People Marketing em prática no seu negócio? O primeiro passo é separar alguns minutinhos do seu dia para pensar em ações como essa!

Se precisar de uma ajudinha estratégica dos nossos especialistas, é só clicar aqui!

Comments

comments

2 comentários em “Como performar bem no Carnaval”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *