Banner-08051

Como inovar nas campanhas de performance de Dias das Mães?

Datas comemorativas são sempre uma excelente oportunidade para alavancar os resultados do e-commerce. Durante o Dia das Mães  de 2016, por exemplo, foram 4 milhões de pedidos feitos via internet, representando um faturamento de 1,62 bilhão entre os dias 23 de abril a 07 de maio.   

Coisa pra caramba, né? :O (emoji)

E tem mais. A gente analisou nossos dados de 2016 e, por aqui, descobrimos que existe uma tendência de pico de vendas nas duas semanas que antecedem o dia das Mães (a data caiu no dia 08 de maio no ano passado).

Olhando no gráfico abaixo, dá pra ver que no dia 28 de Abril, um sábado – sim, aquele sabadão que historicamente é um péssimo dia de vendas -, observamos o maior volume de vendas.

A nossa hipótese é que isso pode ter acontecido por ser o último final de semana com tempo hábil de entrega para o Dia das Mães. 

mae6

A gente também comprovou que a taxa de cadastro melhora nesse período – com uma pequena queda mais próximo da data.

mae7

Entre as categorias mais vendidas estão: eletrodomésticos, moda e acessórios, livros, telefonia e celulares, casa e decoração.

Mas não importa o setor de atuação, Dia das Mães é sempre uma data que exige campanhas com alto apelo emocional e poder de conexão. E nossa primeira dica é justamente essa: alie ações de performance com uma campanha que mexa com as emoções.

Pode não ser tão fácil assim, mas um brainstorming com a sua equipe e uma análise de referências pode ajudar bastante na criação de um conceito legal.  

Para te inspirar, separamos o exemplo da Pandora, que na campanha “The Unique Connection” mostrou como o vínculo entre mãe e filhos é poderoso e sem igual, quando pediu para que os pequenos reconhecessem quem era a sua mãe através do toque.  Dá o play pra conferir 😉

Com esse conceito e criação, o lado branding do Dia das Mães já tava muito bem resolvido. Mas como seria possível aliá-lo com ações de performance?

Pegamos, então, a mensagem principal dessa campanha (“só você conhece a sua mãe de verdade”) para criar ações focadas em conversão e chegamos nesses exemplos.

 

  • Captura de leads via Social Bounce

 

mae - pandora

 

  • Relacionamento via Notificações no Facebook

 

mae - pandora2

Quando você junta toda a parte de branding e performance em um mesmo conceito e mensagem é possível criar uma identidade única para a campanha de Dia das Mães. Isso ajuda a reforçar o posicionamento da marca na mente do consumidor e, ao mesmo tempo, garantir que a parte comercial não fique de lado.

Bora pensar em como fazer isso na sua realidade?

Outras ideias:

Para te ajudar nessa fase de criação ou adaptação da sua campanha de branding, separamos algumas outras dicas fora da caixa.

  • Explore os recursos que você tem em mãos e que não exigem investimento. O Stories no Instagram é um bom exemplo.

mae3

  • Também dá pra fazer transmissões ao vivo apresentando produtos especiais (os mais vendidos, os mais buscados) para o Dia das Mães. Mas não abuse dessa opção para não ficar chato!
  • Muita gente esquece que, em algumas famílias, é um pai, um tio ou irmão que faz o papel de mãe. Dá pra apresentar produtos direcionados para esse público, explorando um novo nicho do mercado!
  • Invista em campanhas que podem te dar muita visibilidade e mídia espontânea, além de gerar vendas. Que tal escrever uma carta a à mão para um grupo de clientes? Imagina só um e-commerce de produtos eletrônicos, enviando uma mensagem para a mãe de um gamer parabenizando-a pela data… Se o conteúdo for criativo, essa seria uma ação com um bom potencial de viralização, concorda?

Não tenho uma campanha de branding. E agora?

Se você não vai aproveitar o Dia das Mães para rodar uma campanha forte de posicionamento de marca e aquisição de novos clientes, o mais estratégico é focar no público conquistado anteriormente, que já faz parte da sua base.  

  • Invista em ações para engajar sua base, e não pense apenas em novos clientes. Como você pode aquecer os leads e deixá-los prontos para comprar quando a oferta for feita?
  • Lembre que essa é uma época em que você pode ter uma pegada mais agressiva com a sua base. Aproveite esse momento especial de aumento de fluxo de comprar para poder converter mais.
  • Faça diferente: pode ser com uma comunicação mais humanizada, com um produto inovador ou com os dois, de preferência…. O importante é conseguir agregar valor para que o consumidor veja que a sua marca tem um algo a mais para oferecer.
  • Tenha ofertas e campanhas que sejam relevantes para o cliente, e não apenas para você e pra sua área comercial 😉

mae5

  • Não deixe para a última hora, por mais simples que seja a ação, ela precisa ser bem estruturada. Ou seja, terminou de ler esse artigo, já é hora de começar a pensar em algo!

E se precisar de uma ajudinha, estamos sempre à disposição!

Comments

comments

Um comentário em “Como inovar nas campanhas de performance de Dias das Mães?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *