Ações criativas para o Dia das Mães

Como inovar nas campanhas de performance de Dia das Mães?

Datas comemorativas são sempre uma excelente oportunidade para alavancar os resultados do e-commerce. Durante o Dia das Mães de 2018, por exemplo, foram feitos 4,6 milhões de pedidos, representando um faturamento de R$2,11 bilhões para o varejo virtual, de acordo com dados da Ebit|Nielsen.

Coisa pra caramba, né? Ou seja, não dá para desperdiçar a chance de garantir uma fatia desses lucros. Por isso a gente separou alguns dados interessantes sobre a data e dicas de como você pode aproveitar ao máximo o evento. Dá só uma olhada:

Sobre engajamento e vendas

Dados históricos da nossa base mostram que, em 2016, os picos de vendas aconteceram nas duas semanas que antecederam o Dia das Mães (neste ano, em específico, a data caiu no dia 08 de maio).

Olhando no gráfico abaixo, dá pra ver que em 28 de Abril, um sábado – dia que, em geral, é mais devagar para os e-commerces –, rolou um aumento expressivo no volume de vendas. A nossa hipótese é que isso aconteceu por ser o último final de semana com tempo hábil para que as lojas virtuais entregassem os presentes do Dia das Mães.

Dados históricos da nossa base mostram que, em 2016, os picos de vendas aconteceram nas duas semanas que antecederam o Dia das Mães

Por outro lado, nosso relatório mais recente sobre o evento mostrou que, em 2018, muitos consumidores online deixaram para finalizar suas compras em cima da hora. Registramos, inclusive, um pico de vendas entre os dias 7 e 9, sendo que o evento caiu no dia 13 de maio.

No Dia das Mães de 2018 muitos consumidores online deixaram para finalizar suas compras em cima da hora

Por isso, fica a #dica: sempre que possível, antecipe suas campanhas de divulgação, aquecendo a sua base de leads, mostrando o que a sua marca está preparando para a data, e aproveitando para manter o nome da sua loja presente na memória do seu potencial cliente.

Além disso, com o crescimento no tráfego de novos visitantes no seu site, que são atraídos pelas ofertas, aproveite para cadastrar e identificar essas pessoas. Dessa forma sua empresa pode mapear o comportamento de navegação e engajá-los com conteúdos e ofertas personalizadas, estimulando a conversão – mesmo que ela só venha no futuro.

Sobre fidelidade dos clientes

Outro dado relevante que nosso relatório de 2018 mostra é que 83% dos consumidores fizeram sua primeira compra nos e-commerces durante do período do Dia das Mães. E, se por um lado este dado é positivo, uma vez que demonstra o grande potencial da data para atrair novos clientes, por outro ele evidencia a carência de esforços dos varejistas em estimular a recompra.

Em 2018, 83% dos consumidores fizeram sua primeira compra nos e-commerces durante do período do Dia das Mães

E mais: quando comparamos os dados de recorrência em relação ao ano anterior, os resultados são ainda mais alarmantes: apenas 1,5% dos compradores do Dia das Mães de 2017 voltaram a comprar na mesma loja em 2018.

Vale, portanto, investir em vantagens e promoções especiais para aquele consumidor que já conhece e comprou com a sua marca. Que tal apostar num cupom ou condições exclusivas, como frete grátis, para esse grupo?

A gente tem, inclusive um guia que fala sobre como medir e trabalhar a retenção no seu negócio. É só clicar aqui pra ver.

Sobre as categorias que mais se destacaram

Durante o Dia das Mães de 2018, as categorias de produtos que mais se beneficiaram foram Eletrodomésticos, Eletrônicos, Pet e Cosméticos. Esses setores cresceram, respectivamente, 74,81%, 63,86%, 52,03% e 29,42% em relação ao mesmo período de abril.

Eletrodomésticos, Eletrônicos, Pet e Cosméticos foram as categorias de produtos que mais se beneficiaram com o Dia das Mães 2018

E como inovar e lançar ações criativas para o Dia das Mães?

Bom, independente do setor de atuação do seu negócio, o Dia das Mães é sempre uma data que exige campanhas com alto apelo emocional e poder de conexão. E a nossa primeira dica é justamente sobre isso: alie ações de performance com uma campanha que mexa com as emoções.

E pode até parecer difícil. Mas um brainstorming com a sua equipe e uma análise de referências ajuda bastante na criação de um conceito legal. Para te inspirar, separamos o exemplo da Pandora que, na campanha “The Unique Connection”, mostrou como o vínculo entre mãe e filhos é poderoso e sem igual.

Como? Eles pediram para que os pequenos reconhecessem quem era a sua mãe através do toque. Dá o play pra conferir 😉

Com esse conceito e criação, o lado branding do Dia das Mães já tava muito bem resolvido. Mas como seria possível aliá-lo com ações de performance?

Pegamos, então, a mensagem principal dessa campanha – “só você conhece a sua mãe de verdade” – para criar ações focadas em conversão. Chegamos nesses exemplos:

Captura de leads via Social Lightbox

Social Lightbox é usado para aquisição de leads em campanha criativa da Pandora

Relacionamento via Notificações

Notificação é usada em campanha criativa da Pandora para o Dia das Mães

Quando você junta toda a parte de branding e performance em um mesmo conceito e mensagem é possível criar uma identidade única para a campanha de Dia das Mães. Isso ajuda a reforçar o posicionamento da marca na mente do consumidor e, ao mesmo tempo, garantir que a parte comercial não fique de lado.

Bora pensar em como fazer isso na sua realidade?

Para te ajudar nessa fase de criação ou adaptação da sua campanha de branding, separamos algumas outras dicas fora da caixa.

  • Explore os recursos que você tem em mãos e que não exigem investimento. O Stories no Instagram é um bom exemplo.

Ideia de ação no Instagram para o Dia das Mães

  • Também dá pra fazer transmissões ao vivo apresentando produtos especiais (os mais vendidos, os mais buscados) para o Dia das Mães. Mas não abuse dessa opção para não ficar chato, beleza?
  • Muita gente esquece que, em algumas famílias, é um pai, um tio ou irmão que faz o papel de mãe. Dá pra apresentar produtos direcionados para esse público, explorando um novo nicho do mercado 😉
  • Invista em campanhas que, além de gerar vendas, podem te dar muita visibilidade e mídia espontânea. Que tal escrever uma carta a à mão para um grupo de clientes? Imagina só um e-commerce de produtos eletrônicos, enviando uma mensagem para a mãe de um gamer parabenizando-a pela data… Se o conteúdo for criativo, essa seria uma ação com um bom potencial de viralização, concorda?

Não tenho uma campanha de branding. E agora?

Se você não vai aproveitar o Dia das Mães para rodar uma campanha forte de posicionamento de marca e aquisição de novos clientes, o mais estratégico é focar no público conquistado anteriormente, que já faz parte da sua base.

  • Invista em ações para engajar sua base, e não pense apenas em novos clientes. Como você pode aquecer os leads e deixá-los prontos para comprar quando a oferta for feita?
  • Lembre que essa é uma época em que você pode ter uma pegada mais direta e promocional com a sua base. Aproveite esse momento especial de aumento de fluxo de comprar para poder converter mais.
  • Faça diferente: pode ser com uma comunicação mais humanizada, com um produto inovador ou com os dois, de preferência…. O importante é conseguir agregar valor para que o consumidor veja que a sua marca tem um algo a mais para oferecer.
  • Lance ofertas e campanhas que sejam relevantes para o cliente, e não apenas para você e pra sua área comercial 😉

Notificações fazem parte de ações criativas para o Dia das Mães

  • Não deixe para a última hora, por mais simples que seja a ação, ela precisa ser bem estruturada. Ou seja, terminou de ler esse artigo, já é hora de começar a pensar em algo!

E se precisar de uma ajudinha, estamos sempre à disposição!

Fale com um especialista 😉

Comments

comments

Um comentário em “Como inovar nas campanhas de performance de Dia das Mães?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *