customaudience2

Como fazer Custom Audience? – Parte 2

No Post anterior falamos sobre O que é Facebook Custom Audience e Lookalike, se você ainda não sabe vou te contar de novo rapidinho.

Custom Audience (ou Públicos personalizados) – Você pode escolher uma lista de e-mails ou Facebook IDs e dizer para o Facebook exibir seu anúncio para essa lista.

Lookalike (ou Públicos Semelhantes) – Você diz para o Facebook exibir seu anúncio para uma lista de pessoas semelhantes à sua lista de Custom Audience.

Se você quiser saber mais veja aqui: Post excelente falando sobre Custom Audience!

Como fazer Custom Audience e Lookalike?

Pois bem, mas o papo hoje é mostrar pra você como fazer essas listas na prática, vamos contar a história do Samuel e ele vai te ensinar a montar suas listas.

Samuel é um Analista de Marketing dos bons, trabalha na o e-commerce Animal Feliz, loja especializada em vender artigos para seu amigo animal. Ele possui uma base de e-mails de 1000 clientes da loja e decide fazer uma Custom Audience com essa lista.

Samuel, usa o Gerenciador de Anúncios (ou Ads Manager) do Facebook para fazer isso. Se você não sabe onde encontrar, procure na lista a esquerda quando entrar no Facebook. 

Dentro do Gerenciador de Anúncios ele encontra no menu da esquerda o item “Públicos” (ou Audiences se você estiver usando o Facebook em inglês).

Custom Audience 1 

Samuel ainda não criou nenhuma lista, por isso a janela irá parecer vazia. Agora é só clicar em “Criar Público” e depois em “Público Personalizado” (Custom Audience). Você pode notar que existe outra opção a de Públicos Semelhantes mas já vamos falar disto. 

Agora é só configurar sua lista. Primeiramente você deve selecionar o Tipo de Público que deseja criar, são 3 opções: 

  • Lista de Cliente: É essa que Samuel vai usar. É uma lista de e-mails, números de telefone ou ID do Facebook. 
  • Tráfego do Site:  Usado para criar uma lista de pessoas que visitam determinada página do seu site. Muito usado para remarketing. 
  • Atividade em aplicativos: Usado para criar um público personalizado para alcançar pessoas que executam ações específicas em seu aplicativo.

post-custaudi31

O Samuel escolheu Carregar um arquivo do computador, a primeira opção, mas você também pode Copiar e Colar uma lista personalizada ou Exportar do MailChimp. 

post-custaudi32

 Estamos quase chegando lá, agora você tem que escolher os tipos de dado que quer criar, vou explicar os dois mais usado: 

  • Lista de e-mails: Você pode fazer como o Samuel, usar uma lista de e-mails que você possui e exportá-la neste passo.
  • Facebook ID: Toda pessoa no Facebook possui um número único. No próximo post falarei mais sobre esse ponto, aguarde. 

Custom Audience 1

Agora é só selecionar sua lista de e-mails e exportar.O nome da lista do Samuel é “Lista – Animal Feliz”, é esta lista que ele vai usar em um anúncio. 

post-custaudi4

Como fazer uma lista com Lookalike?

Samuel fez a sua lista de Custom Audience e o resultado do anúncio foi muito bom, mas e agora, como atingir mais pessoas para melhorar ainda mais os resultados? Para isso ele cria um Lookalike (ou Públicos Semelhantes). 

É como criar a lista de Públicos Personalizados, Gerenciador de Anúncios > Públicos > Criar Público. Você seleciona “Públicos Semelhantes”. 

Você seleciona a Fonte, lembre-se você precisa ter uma referência, aqui o Samuel está usando uma Custom Audience que ele acabou de criar. Defina o nome do País, no caso Brasil, e selecione o Tamanho da audiência. 

post-custaudi6

 

Tamanho é baseado no país que você escolheu, quanto menor for o Tamanho desse Públicos Semelhante mais certeiro ele fica com relação à semelhança. Aqui você escolhe se prefere quantidade ou qualidade. 

Pronto! Você tem suas duas audiências já criadas! 

post-custaudi

O post de hoje ficou extenso, por isso pedi pro Samuel voltar no próximo post para continuarmos fazendo o anúncio do Animal Feliz e te dar algumas dicas importantes de como aproveitar o máximo a poderosa ferramenta de Custom Audience. 

Fiquem ligados no próximo post e se tiverem perguntas se sintam a vontade de perguntar! Até mais!

Comments

comments

Um comentário em “Como fazer Custom Audience? – Parte 2”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *