Além do SEO, como aumentar o tráfego do seu site

Além do SEO: Como aumentar o tráfego do seu site

Pergunte a qualquer empreendedor do mundo virtual o que ele mais gostaria de ter. A grande maioria vai responder de forma rápida e simples: “eu quero mais clientes”. Você também responderia assim?

Pois é… mas para conseguir escalar seu negócio de maneira sustentável e atingir esse objetivo é preciso superar uma série de desafios. Entre eles, o aumento do tráfego do seu site.

Afinal, para conquistar novos consumidores, é preciso que mais pessoas conheçam a sua marca e tenham acesso aos seus produtos ou ao conteúdo que produz. Por isso, trabalhar estratégias que façam o número de acessos ao site crescer é um fator crítico de sucesso para quem quer aumentar o faturamento.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas que vão além do SEO e podem ser implementadas por qualquer varejista online que quer aumentar o tráfego do seu site.

#1 Anuncie de maneira assertiva

Ninguém duvida que os anúncios no Facebook e no Instagram são boas formas de atrair visitantes e reforçar o posicionamento de marca. Mas será que você tem aproveitado todo o potencial deste canal, fazendo segmentações realmente coerentes com o seu público? Ou é possível que esteja anunciando de forma generalista?

Nossa sugestão é que você tenha um cuidado especial na hora de criar a audiência para a qual os anúncios serão direcionados. Por quê? Bom, se a sua mensagem está chegando para um monte de gente que não tem interesse na sua marca, nem no que ela vende, isso significa que são pequenas as chances dessas pessoas clicarem naquela campanha.

E isso quer dizer, também, que você vai estar queimando seu dinheiro investido em mídia. Por isso a segmentação faz toda a diferença no sucesso da sua estratégia para aumentar o tráfego.

Uma boa alternativa é criar um lookalike audience com o tráfego do seu site para encontrar pessoas que tenham um perfil similar ao de quem já está acessando a sua loja. Também dá para usar as visitas de uma página específica para direcionar os usuários a outro conteúdo ou produto que possa ser interessante.

#2 Use as peculiaridades de cada rede social a seu favor

Sua equipe produziu um conteúdo excelente, mas não está recebendo atenção? Bom, nesse mundo de possibilidades que é a internet, não dá para esperar que as pessoas encontrem seu material organicamente, de um dia para o outro. Você precisa ser proativo na distribuição.

As redes sociais são um dos canais mais populares para isso. Mas é legal ir além do tradicional, descobrir novos canais e como explorar a singularidade de cada um para promover seu conteúdo. E acredite, isso pode fazer toda a diferença.

O Google Business, por exemplo, pode fazer seu site aparecer em resultados de pesquisa personalizados. Ele é especialmente eficaz em nichos B2B. Agora, se sua empresa é de produtos com foco no consumidor final, digamos de decoração, pode se identificar com a comunidade de plataformas como o Pinterest.

#3 O seu consumidor é o protagonista

Ninguém quer mais saber de empresas e marcas egocêntricas, que só sabem falar delas mesmas. É por isso que a estratégia de marketing de conteúdo cai muito bem para qualquer negócio.

Conhecendo bem a sua persona, dá pra criar um conteúdo que seja interessante e relevante para o público. Assim, você se torna uma referência no seu setor, recebendo acessos de usuários inclusive em momentos que não são comerciais.

A partir disso é possível criar um laço com o consumidor, abrir canais de comunicação (assinatura da sua news ou opt-in para Notificações Push, por exemplo), estimular o relacionamento e criar oportunidades de venda de um jeito mais agradável, preservando a experiência do seu potencial cliente.

Existem alguns hacks que podem otimizar os seus resultados com o marketing de conteúdo:

  • Links internos: quando seu conteúdo é interessante e relevante para o visitante, é natural que ele busque mais informações sobre o assunto. É nessa hora que os links internos são muito úteis: eles mantém o visitante conectado com o seu site, conduzindo-o por diferentes conteúdos, aprofundando seu aprendizado. Resultado: isso também aumenta o número médio de páginas visitadas por sessão (seu engajamento) e, mil vezes mais importante, gera uma percepção positiva sobre sua marca. Afinal, que consumidor não gosta de se sentir atendido, ajudado?
    Ah, eu sei que disse que não ia falar disso, mas é bom saber que a qualidade das suas estratégias de SEO não é determinada apenas por quantos sites citam seus conteúdos. Ele leva em consideração também os links internos do seu site, ou seja, para quais sites seu conteúdo direciona.
    Ao publicar um conteúdo, analise as oportunidades de criar links internos, seja para outra página do seu site ou para um terceiro. Isso não só ajuda com o SEO, mas também resulta em uma experiência melhor e mais útil para o visitante.
  • Entrevistas: será que entrevistar pessoas que são referência na sua área de atuação é coisa só para os grandes sites? Eu aposto que você ficaria impressionado com a quantidade de gente que estaria disposta a falar com você, se apenas perguntar.
    Publicar conteúdos feitos em parceria aumenta o reconhecimento de marca, a credibilidade e, consequentemente, o tráfego para o site. Além disso, o entrevistado provavelmente vai se empenhar em compartilhar o conteúdo feito, expandindo ainda mais o seu alcance.
    Aqui vale garantir que o seu convidado tenha afinidade com a identidade da sua marca e, especialmente, com o seu público. Ele não precisa ser um grande influencer. Basta que seja relevante para a sua comunidade de consumidores.
  • Diversidade de formatos: não existe uma fórmula mágica para o sucesso do marketing de conteúdo. Isso significa que, sim, é preciso testar. Altere o tamanho e o formato do seu conteúdo para torná-lo tão atraente quanto possível, para diferentes tipos de leitores. Além de textos, vale publicar vídeos, infográficos e outros tipos de formato, para causar o máximo de impacto possível.
  • Primeiras impressões: o título é uma das partes mais importantes de qualquer conteúdo. Sem um título convincente e atrativo, mesmo a publicação com o melhor conteúdo possível dificilmente será lida. Pense cuidadosamente nisso antes de fazer a publicação e busque referências para se inspirar.

Além de tudo o que já falamos, não se esqueça de examinar de perto as informações do seu Google Analytics. Essa ferramenta é uma fonte inesgotável de dados sobre praticamente todos os aspectos do seu site – desde as páginas mais populares até a demografia dos visitantes.

Use todo esse conhecimento para moldar as suas estratégias promocionais e de conteúdo. Preste atenção, principalmente, em quais são as postagens e as páginas que estão se mantendo como as mais populares, para criar conteúdos que sigam a mesma linha.

Além disso, observe quando e por quais canais o tráfego do seu site está aumentando para ter ações que sejam coerentes e potencializem estes resultados.

Gostou? Então compartilhe com a gente nos comentários as estratégias que você pretende adotar para aumentar o tráfego do seu site 😉

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *