leads hack

5 Hacks para crescer sua base de leads (sem ser chato)

Você provavelmente já ouviu falar em hacking, certo? Caso não tenha, a gente te explica. Hack é um termo muito usado dentro do marketing digital para definir estratégias low-cost feitas para ganhar escala. Esses hacks geralmente são criados para solucionar problemas pontuais e gerar muitos resultados de forma inteligente, com pouco recursos e em um curto espaço de tempo.

No post de hoje, vamos falar de hacks voltados para o crescimento da base de cadastros do seu site sem gastar muita grana e sem ser invasivo. Com essas dicas, ao invés de pagar R$ 10,00 por lead, você consegue focar em projetos que continuam a trazer novos visitantes e compradores de forma orgânica.

growth hacking

Empresas como o Dropbox e o Google conseguiram fazer isso (muito) bem. Trouxemos aqui alguns exemplos para servir de inspiração para as próximas suas campanhas de aquisição 😉

  1. Hack Camuflado
    Empresas de tecnologia são experts em growth hackings e o Dropbox não fica de fora. Quando estava começando a deslanchar, o serviço de hospedagem de arquivos adotou uma estratégia “camuflada” de crescimento bem simples e eficaz. A empresa conseguiu aumentar o volume cadastro de novos cadastros e atrair tráfego para o seu site incentivando os usuários a compartilhar arquivos através do link do Dropbox. E, durante um determinado período, ainda ofereceu espaço adicional na nuvem como benefício para indicar amigos ao serviço. 
  2. Conteúdo Must-See
    Para estimular o time-spent na plataforma e, consequentemente, atrair novos usuários, o Facebook usou e-mails para notificar sempre que algum usuário fosse marcado em uma foto ou publicação. O sentimento de curiosidade e de “você-precisa-ver-isso” foi tão grande que as mensagens atingiram um CTR médio de 75% (!). Rapidamente, o Facebook conseguiu criar nos usuários o hábito de entrar na plataforma e ver todas as notificações diariamente. Ponto para o Zuckerberg. 
  3. VIP – Very Important Primeiros-Usuários
    Never forget, always remember: o pai Google é o grande mestre de atrair novos usuários para a plataforma. Quando lançou o Gmail deu ao novo produto um toque de exclusividade. Focou em atrair poucos usuários de início e tornou seus early-adopters em V.I.P.s da internet. Aos poucos, liberaram convites, que eram enviados a pessoas selecionadas, amigos e familiares. Em pouco tempo o Gmail se tornou um objeto de desejo e, logo em seguida, de necessidade: ter qualquer outro e-mail listado no currículo, por exemplo, era sinônimo de falta de credibilidade. O sentimento de exclusividade despertado nos primeiros meses de lançamento foi o suficiente para fazer o negócio crescer com pouco esforço e sem oferecer nenhum tipo de desconto. Só faltou fazer o mesmo com o Google+, risos. 
  4. Go Viral
    Produzir conteúdo relevante e com potencial para viralizar não só ajuda a fortalecer a marca e aumentar o brand awareness como também impacta diretamente no crescimento orgânico de leads. O tipo de conteúdo varia de acordo com seu público. Se sua empresa tiver um modelo B2B, vale mais a pena investir em conteúdo de capacitação, como E-books voltado para profissionais da área. Vale a pena conferir o trabalho do Hubspot. No caso de empresas B2C, vale a criatividade, o uso de influencers e a capacidade de gerar buzz entre consumidores. O Ponto Frio e seu Pinguim são ótimos exemplos de como sua marca pode interagir, fidelizar e angariar novos clientes através da comunicação digital. 
  5. Contexto e personalização
    Entender como o consumidor se comporta no seu site e o contexto no qual ele procura um determinado produto ou serviço é um dos pontos chaves para conseguir converte-lo em um lead sem necessariamente oferecer cupom de desconto. No caso abaixo, o Submarino Viagens, usando uma solução da Social Miner, disparou mensagens específicas para cada destino disponível no site e, assim, conversou diretamente com os usuários do site.

    growth hacking

    Como você pode ver nos exemplos acima, não existem fórmulas prontas. Cada empresa identificou que tática iria trazer mais impacto para o seu negócio e… experimentou. Você pode encontrar mais dicas de como crescer sua base de cadastros nestevídeo, um Hangout transmitido pela Social Miner em parceria com o  especialista em marketing digital Raphael Lassance. 

    Fonte: Social Miner, Quora, KissMetrics, Zest Digital, Growth Hackers

Comments

comments

Publicado por

Bruna Estevanin

Apaixonada por viagens, livros e tecnologia. Já trabalhou na Revista IstoÉ, no Facebook e hoje é Analista de Marketing na Social Miner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *