5 ferramentas de marketing para ecommerce que vão aumentar suas vendas

6 ferramentas para e-commerce que vão aumentar suas vendas

Na hora de otimizar os resultados da sua loja virtual para aumentar o faturamento, o uso de algumas ferramentas é essencial.

Elas podem ser úteis para te auxiliar desde a tomada de decisões envolvendo a precificação de produtos até a criação de um planejamento de marketing humanizado para posicionar a sua marca de maneira única na mente das pessoas.

Separamos uma lista com 5 tipos de ferramentas para e-commerce que podem aumentar as suas vendas.

Mas lembre-se que é preciso investir em uma equipe capacitada para conseguir extrair o melhor de cada uma das plataformas, afinal, elas não farão todo o trabalho sozinhas.

#1 Marketing de Conteúdo

Essa é uma maneira de engajar seu público-alvo, fazendo crescer o número de clientes e leads por meio da criação de conteúdo relevante.

A ideia é gerar valor para envolver os consumidores e criar uma percepção positiva da marca.

Essa estratégia é bem abrangente e vai desde a publicação de artigos em blogs até a criação de conteúdos mais densos, como e-books, webinars e vídeos, que sejam valiosos para quem é importante para o seu negócio e disponibilizados em Landing Pages..

O relacionamento periódico com os consumidores por meio de uma régua de automações que segmentam a base de contato por meio dos interesses de cada um também é um dos pontos fortes do Marketing de Conteúdo.

Ferramentas para começar a usar: RD Station; Lead Lovers; KlickMail; KlickPages.

#2 Precificação

Apesar de não ser associado logo de cara ao marketing, a precificação dos produtos e serviços de uma empresa é parte importante da sua estratégia de posicionamento.

A ideia é ser vista como uma marca de luxo? Quase que exclusiva? Ou ter uma comunicação bem varejo, tendo no preço baixo uma vantagem competitiva?

Para te ajudar a definir qual tipo de posicionamento você quer adotar,  as plataformas de suporte à precificação sao uma excelente opção.

Com elas, é possível monitorar os preços dos concorrentes, gerar gráficos de evolução da margem de lucro, verificar sugestões de precificação automática de acordo com a quantidade em estoque ou com os valores que estão sendo aplicados pelos concorrentes e etc.

Ferramentas para começar a usar: Precifica; Sieve; WebPrice.

#3 People Marketing

A evolução do marketing humanizado, que mistura inteligência artificial com extrema personalização, pode escalar os seus resultados de um jeito que você nunca imaginou.

Por meio de automações humanizadas, levando em conta os interesses e comportamentos de cada usuário, um e-commerce pode realizar campanhas de marketing extremamente segmentadas em diversos canais.

Opções mais fora da caixa na hora de se comunicar, como as notificações de push no Chrome e no Facebook, por exemplo, têm apresentado altas taxas de conversão.

Ferramentas para começar a usar: Social Miner

 Fazer o Trial da Plataforma da Social Miner ➤

#4 SEO

As pessoas conseguem encontrar o seu site de maneira orgânica?

Isto é, quando elas digitam uma palavra ou frase relacionada com o que você vende em um mecanismo de busca, como o Google, acham a sua loja virtual nas primeiras páginas de resultados?

Se não, você pode estar perdendo muitas vendas e um volume grande de tráfego! Afinal, hoje em dia, sempre que estamos com alguma dúvida, procuramos o que queremos na internet, certo? O seu negócio precisa ser a resposta para alguém.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”.

Otimizar um site é ter um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultados naturais nos sites de busca.   

Para conseguir alcançar os primeiros lugares, o trabalho é árduo, exige disciplina, paciência e visão de médio prazo, porque os resultados só irão começar a surgir depois de algum tempo.

Basicamente, você vai precisar de ferramentas para pesquisar as melhores palavras-chave a serem trabalhadas; para fazer análises on-site e para monitorar as suas posições.

Ferramentas para começar a usar: KeyWord Planner; Google Trends; ScreamingFrog; Sem Rush.

Saiba mais sobre ferramentas de SEO neste artigo que está no blog da Resultados Digitais.  

#5 Marketplace

Apostar na venda de produtos em um marketplace pode ser uma excelente alternativa para diminuir os custos do seu negócio e otimizar resultados. Isso porque enquanto o marketplace aumenta o mix de produtos, você aproveita o tráfego, os clientes e a confiabilidade de uma marca maior e mais conhecida para potenciar seus resultados.

Se quiser experimentar, já existem plataformas dedicadas a mediar o seu e-commerce com todos os marketplaces disponíveis.

Com isso, você conhece ter uma melhor gestão do estoque, do preço e cadastrar os produtos disponíveis na hora que quiser, entre outras funcionalidades.

Em um momento em que as vendas em marketplaces têm representado um percentual significativo do faturamento do e-commerce, ter ferramentas que permitem essa integração pode ser uma boa opção, mesmo que sejam pagas de acordo com o volume de vendas.

Ferramentas para começar a usar: Skyhub; Hub2b e Olist.

#6 Canais de atendimento

Quantas pessoas não deixam de comprar com uma marca porque ficaram decepcionados com o atendimento? Uma pesquisa que lançamos em parceria com a Neo Assist aponta que 87% dos consumidores já passaram por essa situação. Olha quantas vendas perdidas!

É exatamente por isso que investir no suporte aos clientes é tão importante – senão essencial – para estreitar laços e garantir sua fidelização. No entanto, entendemos que nem todas as empresas contam com uma grande equipe ou recursos para atender um alto volume de usuários.

É aí que entram as soluções de atendimento automático, como os chatbots. A alternativa é a maneira mais fácil de escalar a operação, sem perder qualidade na experiência de compra humanizada. A resposta é rápida e, quando bem programada, muito efetiva – fatores considerados essenciais pelo público.

O resultado são consumidores mais satisfeitos, que tendem a retornar ao seu site para uma recompra. Além disso, a ferramenta permite ainda criar mais oportunidades de venda, quando associadas a estratégias como cross-sell e up-sell.

Ferramentas para começar a usar:  NeoAssist, JivoChat


Quer dar um up nas suas vendas? Tente People Marketing, fale com nossos especialistas e faça um trial da nossa plataforma.

 Faça um teste da plataforma Social Miner ➤

Comments

comments

3 comentários em “6 ferramentas para e-commerce que vão aumentar suas vendas”

    1. Oi, Felipe! Que bom que a gente ajudou um pouquinho <3 Volte sempre e pode dar sugestões também de conteúdo que você gostaria de ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *