Sem enrolação, já vamos chegar jogando a real: relacionamento é a palavra-chave para quem quer aumentar as vendas online sem gastar mais.
A informação de que aproximadamente 97% dos visitantes do seu site vão embora antes de comprar alguma coisa não deve ser nova para você, certo?
Se não, a gente simplifica um pouquinho mais. Isso significa que apenas 3% de todos os seus visitantes estão preparados pra comprar.
Você tem se limitado em deixar o faturamento do seu negócio apenas nas mãos desses clientes super decididos? Ou tem se relacionado com quem precisa de um empurrãozinho para decidir comprar?
A regra geral é a seguinte:
Visualizando este gráfico, dá pra enxergar que existe uma grande oportunidade: transformar os 47% que podem consumir nos próximos meses em futuras oportunidades de venda. Só que não dá pra deixar tudo nas mãos do seu cliente. Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso ter um planejamento que valorize essas pessoas e faça com que cada uma delas se identifique com a sua marca.
Passo 1: Criar uma base de leads
O Facebook Login é uma excelente alternativa para você conseguir criar uma base estratégica de leads.
(Facebook Login? Masssss o quêêê?)
Essa solução da Social Miner tem como objetivo incentivar os visitantes que não compraram a se conectar com as marcas, aumentando as taxas de cadastro.
Na prática, funciona assim:
Um dos diferenciais em usar essa ferramenta é que ela armazena os dados demográficos vinculados ao perfil de quem se cadastra. Informações como nome, gênero e faixa etária. Isso pode te ajudar muito nas segmentações e fazer com que seja possível a entrega de uma mensagem extremamente personalizada.
O lightbox de cadastro aparece somente para os visitantes com intenção de saída. Ele não atrapalha em nada a experiência de navegação. Do conteúdo das mensagens até ao visual, tudo é editável por meio da nossa plataforma. E você ainda conta com aquela ajuda dos Miners 😉
O fator crítico de sucesso para conseguir criar uma boa base de leads é se comunicar de maneira pessoal com o público e oferecer recompensas que agradem. E para acertar em cheio, não tem outro jeito: só testando várias opções e comparando os resultados.
Para saber mais, dá uma olhada no artigo “Facebook Login: por que usá-lo e como isso pode aumentar suas vendas”.
Passo 2: Engajar a base de leads
A partir do momento em que uma pessoa se conecta com a sua marca por meio do Facebook Login, um novo (e muito promissor) canal de comunicação passa a entrar em cena: as notificações do Facebook.
Por meio delas, você pode se relacionar com a sua base de leads de maneira hiper segmentada e humanizada.
Se essa comunicação for realmente alinhada com o seu público, a sua marca pode até ganhar o status de “amigo(a)”. Já pensou?
Essa proximidade irá aumentar as suas vendas por engajamento. Boa parte dos 47% que antes não se sentiam prontos para comprar, irão mudar de ideia.
O seu dever é fazer com que eles lembrem da sua marca no momento em que se sentirem preparados para tomar essa decisão.
Para isso, é essencial trabalhar com segmentações assertivas, ter um conteúdo interessante e que não seja sempre comercial.
Naturalmente, as pessoas já criam uma barreira e até antipatia por aqueles negócios que se comportam como se só se importassem em vender, mesmo que seja empurrando goela abaixo.
Está na hora de criar e executar ações que realmente ajudem e eduquem os consumidores. Se a sua única forma de se comunicar com eles é aquela newsletter super promocional com ofertas gerais, enviada por e-mail todos os dias da semana, está na hora de repensar! #ficaadica
Dá uma olhada nessa campanha que a Chico Rei fez, por exemplo:
Uma maneira divertida, leve e curiosa de levar as pessoas que já se conectaram com a marca para o site.
Neste outro exemplo abaixo, a Livraria Cultura aliou uma ação comercial em que ofereceu uma grande porcentagem de desconto com uma comunicação bem pessoal e informal.
Seguindo essa linha, existem ainda algumas outras opções que você pode explorar. Dá para enviar notificações de boas vindas quando o visitante se conectar com a sua marca. Ou um “oi, sumido” quando ele estiver há muito tempo sem visitar o seu e-commerce.
Passo 3: Vender
A partir do momento em que você conseguir criar e engajar uma base de leads, as vendas serão consequência.
Prova de que o relacionamento realmente leva a conversão é que de todas as vendas da Black Friday 2016, somente 15% foram feitas por pessoas que se cadastraram durante a data.
Enquanto isso, aproximadamente 30% foi feita por leads antigos da base. E 54% por pessoas que se conectaram em campanhas de aquecimento das promoções.
Isso mostra que a venda por engajamento, que só acontece se você se relacionar com sua base de leads quando eles não estão navegando pelo seu site, é muito estratégica para conseguir converter pessoas que poderiam ser somente visitantes em clientes de fato.
Passo 4: Vender mais um pouquinho
O bom de criar um relacionamento sólido com os seus consumidores é que ele não acaba depois que a primeira compra é efetuada.
Pelo contrário, só tende a melhorar. Especialmente se toda a experiência de compra – do pedido faturado à entrega e suporte ao consumidor – for boa.
Ações contínuas focadas em otimizar a taxa de recompra trazem sustentabilidade financeira e ainda criam embaixadores de marca, que recomendam seus produtos e serviços.
Agora que você já sabe que o relacionamento é a chave para aumentar as vendas online sem gastar mais, quais ações vai implementar no seu negócio? Conta pra gente aqui nos comentários 😉