aumentar vendas

4 passos para aumentar suas vendas online sem gastar mais

Sem enrolação, já vamos chegar jogando a real: relacionamento é a palavra-chave para quem quer aumentar as vendas online sem gastar mais.

A informação de que aproximadamente 97% dos visitantes do seu site vão embora antes de comprar alguma coisa não deve ser nova para você, certo?

Se não, a gente simplifica um pouquinho mais: isso significa que apenas 3% de todos os seus visitantes estão preparados pra comprar.

Você tem se limitado em deixar o faturamento do seu negócio apenas nas mãos desses clientes super decididos ou tem se relacionado com quem precisa de um empurrãozinho para decidir comprar?

A regra geral é a seguinte:

Screenshot_4

Visualizando este gráfico, dá pra enxergar que existe uma grande oportunidade: transformar os 47% que podem consumir nos próximos meses em futuras oportunidades de venda. Só que não dá pra deixar tudo nas mãos do seu cliente. Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso ter um planejamento que valorize essas pessoas e faça com que cada uma delas se identifique com a sua marca.

 

Passo 1: Criar uma base de leads

O Facebook Login é uma excelente alternativa para você conseguir criar uma base estratégica de leads.

(Facebook Login? Masssss o quêêê?)

Essa solução da Social Miner tem como objetivo incentivar os visitantes que não compraram a se conectar com as marcas, aumentando as taxas de cadastro.

Na prática, funciona assim:

facebook login

Um dos diferenciais em usar essa ferramenta é que ela armazena os dados demográficos, como nome, gênero e faixa etária, vinculados ao perfil de quem se cadastra. Isso pode te ajudar muito nas segmentações e fazer com que seja possível a entrega de uma mensagem extremamente personalizada.

O lightbox de cadastro aparece somente para os visitantes com intenção de saída, não atrapalhando em nada a experiência de navegação.  Do conteúdo das mensagens até ao visual, tudo é editável por meio da nossa plataforma, e você ainda conta com aquela ajuda dos Miners 😉

O fator crítico de sucesso para conseguir criar uma boa base de leads é se comunicar de maneira pessoal com o público e oferecer recompensas que agradem. E para acertar em cheio, não tem outro jeito: só testando várias opções e comparando os resultados.  

Para saber mais, dá uma olhada no artigo “Facebook Login: por que usá-lo e como isso pode aumentar suas vendas”.

 

Passo 2: Engajar a base de leads

A partir do momento em que uma pessoa se conecta com a sua marca por meio do Facebook Login, um novo (e muito promissor) canal de comunicação passa a entrar em cena: as notificações do Facebook.

Por meio delas, você pode se relacionar com a sua base de leads de maneira hiper segmentada e humanizada.

Screenshot_2

Se essa comunicação for realmente alinhada com o seu público, a sua marca pode até ganhar o status de “amigo(a)”. Já pensou?

Essa proximidade irá aumentar as suas vendas por engajamento e boa parte dos 47% que antes não se sentiam prontos para comprar, irão mudar de ideia.

O seu dever é fazer com que eles lembrem da sua marca no momento em que se sentirem preparados para tomar essa decisão.

Para isso, é essencial trabalhar com segmentações assertivas, ter um conteúdo interessante e que não seja sempre comercial.

Naturalmente, as pessoas já criam uma barreira e até antipatia por aqueles negócios que se comportam como se só se importassem em vender, mesmo que seja empurrando goela abaixo.  

Está na hora de criar e executar ações que realmente ajudem e eduquem os consumidores. Se a sua única forma de se comunicar com eles é aquela newsletter super promocional com ofertas gerais, enviada por e-mail todos os dias da semana, está na hora de repensar! #ficaadica  

Dá uma olhada nessa campanha que a Chico Rei fez, por exemplo:

Screenshot_6

Uma maneira divertida, leve e curiosa de levar as pessoas que já se conectaram com a marca para o site.

Neste outro exemplo abaixo, a Livraria Cultura, aliou uma ação comercial em que ofereceu uma grande porcentagem de desconto com uma comunicação bem pessoal e informal.

Screenshot_7

Seguindo essa linha, algumas outras opções que você pode explorar são: enviar notificações de boas vindas, quando o visitante se conectar com a sua marca ou um “oi, sumido” quando ele estiver há muito tempo sem visitar o seu e-commerce.

 

Passo 3: Vender

A partir do momento em que você conseguir criar e engajar uma base de leads, as vendas serão consequência.

Prova de que o relacionamento realmente leva a conversão é que de todas as vendas da Black Friday 2016, somente 15% foram feitas por pessoas que se cadastraram durante a data.

Enquanto isso, aproximadamente 30% foi feita por leads antigos da base e 54% por pessoas que se conectaram em campanhas de aquecimento das promoções.

Isso mostra que a venda por engajamento, que só acontece se você se relacionar com sua base de leads quando eles não estão navegando pelo seu site, é muito estratégica para conseguir converter pessoas que poderiam ser somente visitantes em clientes de fato.

 

Passo 4: Vender mais um pouquinho  

O bom de criar um relacionamento sólido com os seus consumidores é que ele não acaba depois que a primeira compra é efetuada.

Pelo contrário, é só tende a melhorar, especialmente se toda a experiência de compra – do pedido faturado à entrega e suporte ao consumidor – for boa.

Ações contínuas focadas em otimizar a taxa de recompra trazem sustentabilidade financeira e ainda criam embaixadores de marca, que recomendam seus produtos e serviços.

Agora que você já sabe que o relacionamento é a chave para aumentar as vendas online sem gastar mais, quais ações vai implementar no seu negócio? Conta pra gente aqui nos comentários 😉

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *