post-marketing-automatizado-ecommerce

4 Dicas de Automação de Marketing para seu E-commerce

automação de marketing

Automação de marketing é uma das expressões da moda nos blogs de marketing digital e apesar de já muito usada ainda temos muito para descobrir sobre o assunto.

O conceito básico de automação de marketing é usar a tecnologia em favor da sua comunicação. Quantas vezes você não teve que fazer a mesma ação repetidas vezes? Tudo o que se repete muitas vezes pode ser automatizado, seja o envio de um e-mail, um relatório ou até mesmo um robozinho para analisar seu site. Mas nosso assunto aqui é marketing, então vamos falar algumas dicas para você automatizar suas ações de marketing com maior eficiência.

Como aproveitar a automação de marketing

Hoje em dia automação de marketing não é mais uma opção, é uma necessidade. E para ajudar com suas estratégias listamos 4 dicas para você mandar bem, confira:

1. Use na Nutrição de Leads

O ideal seria que o cliente comprasse logo na primeira visita na sua loja. Mas nem sempre é assim,  pelo contrário, a maioria das pessoas que visitam seu site não estão preparadas para fechar um pedido e por isso é importante Gerar Leads e nutri-los com comunicação personalizada e relevante até que se tornem compradores (Saiba mais sobre Nutrição de Leads). 

Agora imagine que você consiga gerar muitos leads com sua loja, talvez fique inviável nutrir todos eles manualmente e é aí que a automação pode te ajudar. Comece com ações básicas, como um e-mail de bem-vindo, mensagens especiais para aqueles que não voltam há muito tempo no seu site e aproveite para divulgar seus canais como blogs páginas Facebook.

Veja este e-mail que recebi quando me cadastrei no youtube:

emailbemvindo

2. Personalizar a automação de marketing

Sim, você pode automatizar e personalizar a sua comunicação e atingir muitas pessoas de forma diferente.

Um bom exemplo disso fazemos aqui na Social Miner com e-mail marketing do Catraca Livre. Eles possuem muito conteúdo e isso dificultava a entrega do conteúdo personalizado em larga escala. Então usamos nossa plataforma para entender o interesse dos leitores e enviar o melhor conteúdo para cada um.

Outro exemplo, você tem uma loja de tênis de corrida e o cliente visitou o seu site mas não tem certeza se o tênis é o ideal para ele. Sabendo que ele se interessa por corrida você pode programar o envio de conteúdos relevantes para ele, como um vídeo explicando os benefícios da corrida ou outro post do seu blog falando sobre os tipos diferentes de pisada e assim por diante, tudo de forma automatizada.

Pense no conteúdo certo para as pessoas certas no momento certo e veja os resultados.

3. Manutenção das campanhas

Fique sempre de olho em suas campanhas automatizadas. Elas são automáticas mas precisam de curadoria, tanto para problemas técnicos como de performance. Meça as conversões sempre, parça! Campanhas que performam bem hoje podem não performar bem no futuro.

Atualize sua comunicação, por exemplo, estamos próximos do dia das mães? Que tal colocar isto no contexto da sua mensagem? Lembre-se que os consumidores enjoam rápido de um conteúdo repetitivo.

4. Ação e Reação

Por último, utilizar uma comunicação baseada em ações/interações do cliente no seu site. Temos bons resultados para nossos clientes e com certeza vai ser útil para sua loja.

Exemplos:

Ação / Reação

  • Cliente se cadastra / Recebe uma emails de boas vindas
  • Cliente visita muitos produtos de uma categoria / Recebe um email com dicas sobre a categoria
  • Cliente abandona o carrinho. / Recebe um lembrete para finalizar a pedido

Conclusão

Adote a automação de marketing no seu e-commerce pelo valor que ela vai agregar ao seu negócio e não apenas para economizar dinheiro. Use inteligência em suas interações automáticas e personalize, não deixe que o seu cliente sinta que está falando com uma máquina.

Você já usa automação no seu marketing? Como tem sido seus resultados?

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *