Eu tenho certeza que você já sabe que o Facebook Login pode ser uma ferramenta muito valiosa para o seu negócio. Com ele, é possível conectar pessoas a sua base de contatos de forma muito mais assertiva e segmentada, para que a sua marca consiga criar relacionamentos significativos e personalizados com cada lead.
Quando bem utilizado, o Facebook Login alcança excelentes taxas de conversão e faz com que o retorno do investimento seja certeiro e previsível.
Para te ajudar a extrair tudo que este canal pode te oferecer, reunimos 15 dicas dos maiores especialistas na plataforma.
Confira abaixo e não perca tempo na hora de colocar tudo em prática 🙂
Dica #1 – Personalize tanto quanto puder
Uma das grandes vantagens do Facebook Login é que, com somente um clique do usuário, ele permite que você tenha acesso imediato a informações que seriam complexas ou difíceis de coletar.
Nome, gênero, data de aniversário, cidade natal ou cidade atual, histórico de trabalho e muito mais. Você pode usar tudo isso para personalizar campanhas, fazendo com que quem está do outro lado da tela se sinta exclusivo, único e especial, afinal, ele é mesmo, né?
Até mesmo a simples importação da foto de perfil do Facebook dá uma sensação maior de conexão.
Sem contar que quando as pessoas escolhem entrar com o Facebook, elas estão usando a sua identidade real, o que diminui as taxas de SPAM de campanhas e ainda possibilita o início de conversas de maior qualidade.
Dica #2 – Agregue valor antes de pedir que as pessoas se conectem
Construir uma mensagem com muita empatia é o primeiro passo para ter boas taxas de conversão. Coloque-se no lugar do usuário para descobrir o que ele considera valioso e o que gostaria de ganhar de presente.
Lembre-se que você vai pedir que ele execute uma ação, então, nada mais justo do que oferecer algo importante em troca para que a relação de vocês já comece com uma troca. Pode ser um cupom de desconto, um brinde, frete grátis… Qualquer parceria bem sucedida é boa para os dois lados. Pense nisso, sempre!
Dica #3 – Simplifique, não crie etapas desnecessárias para o usuário
Todo mundo gosta de comodidade e rapidez. Ainda mais na internet, em que tudo acontece e muda na velocidade da luz.
Por isso, evite desafios e barreiras para a conexão. Nada de inventar telas ou botões adicionais, solicitando aos usuários que cliquem primeiro em “Login” ou “Cadastrar-se” para só então chegar ao botão de login do Facebook. Já use essa opção direto:
Qualquer passo adicional deve ser evitado. Se você estiver usando o Facebook Login para cadastro em aplicativos, por exemplo, não peça que as pessoas criem um nome de usuário ou uma senha após se conectarem. Um dos principais motivos pelos quais elas gostam de usar o botão do Facebook é porque ele é mais rápido e fácil e não é preciso inserir uma senha.
Dica #4 – O “botão azul”
Grande parte dos resultados de conversão estão ligados ao design escolhido para o botão que contém a chamada para a ação.
No caso do Facebook Login, as cores recomendadas para os botões são o branco e o azul oficial do Facebook; que tem o código de cor 4267B2. Isso porque a cor é uma das melhores maneiras de reconhecer algo rapidamente e de uma perspectiva prática, quanto mais rápido as pessoas reconhecerem o que é o seu botão e o que ele faz, mais rápido elas irão clicar e melhor será a experiência.
Mas saiba que isso não é uma regra e a melhor forma para descobrir se as taxas irão melhorar com outra cor é fazendo testes A/B, como no exemplo abaixo:
Ah, e se o botão tiver a palavra “Facebook” você também pode optar por usar ou não o logotipo da marca.
Dica #5 – Identifique o momento certo para que as pessoas façam o Login
Se a ação não for MUITO boa, fazer com que um lightbox carregue logo quando o visitante entra no seu site pode ser um tanto quanto inconveniente. Aí, ao invés dele se cadastrar, existem grandes chances de acabar fechando a aba ou, na pior das hipóteses, atrapalhando a compra.
Para evitar que isso aconteça, escolha usar o lightbox de saída, aquele que só aparece quando o cursor é movido para perto da barra de fechar a aba ou o browser. Ele é menos invasivo e garante uma experiência bem melhor ao usuário.
Dica #6 – Exercite a sua criatividade e ouse na comunicação
O Facebook é um canal extremamente pessoal e informal. E é assim que a sua comunicação deve ser desde o início.
Conheça bem o seu público para escrever uma mensagem personalizada e que faça sentido, sempre usando uma linguagem do dia-a-dia. Uma boa forma de criá-la é pensar que está indicando o produto ou o serviço para um amigo.
Explore a curiosidade, deixando sempre um ar de mistério nas mensagens que acompanham o lightbox de cadastro, nunca dizendo de cara qual é o benefício que a pessoa irá receber caso se conecte (quer dizer, só vale a pena contar antes se o presente for irresistível).
Dica #7 – Crie mensagens específicas de acordo com a URL visitada
A página do site que está sendo visitada pode te dar uma ótima ideia de quais são os principais interesses do usuário. Use isso a seu favor, para se conectar com o público de forma personalizada já na primeira mensagem. Quer saber como fazer? Clique aqui e converse com nossos especialistas.
Dica #8 – Segmente as suas campanhas de notificação
Depois que um usuário conecta-se com o Facebook em um lightbox do seu site, você ganha a permissão para conversar com ele neste canal, por meio de notificações.
Mas para que esse papo seja útil e não inconveniente, é preciso trabalhar muito bem as mensagens que serão enviadas para cada segmentação: escreva o que o seu lead quer ouvir.
Nossa sugestão é que essa segmentação seja feita de forma automática por algoritmos que são mais inteligentes do que qualquer um de nós, reles mortais.
Dica #9 – Pense em longo prazo
Com o Facebook Login você pode aproveitar a grande parte do seu tráfego que não converte em vendas imediatamente para conseguir ter uma base segmentada de leads.
A partir disso, crie réguas de comunicação para cada uma delas e pense na qualificação gradual de quem já se conectou com você até que essa pessoa vire um cliente, de fato.
Também tenha em mente que a venda não termina no ckeck out e você pode trabalhar campanhas de notificação no Facebook para garantir um bom um engajamento no pós-venda para que o consumidor retorne para comprar mais. Não tenha mais um comportamento passivo, estimule a recompra.
Dica #10 – Use gatilhos mentais para converter mais
Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que levam em conta aspectos instintivos e emocionais, que estão presentes em todos os seres humanos.
Quando falamos de Facebook Login, dois deles podem te ajudar bastante a aumentar as taxas de cadastro: a urgência e a escassez.
A urgência pode ser trabalhada como na imagem abaixo, em que a marca deixa muito claro que o usuário precisa se conectar o mais rápido possível para “não perder nada”.
Já a escassez pode ser utilizada para trabalhar textos que deixem claro que há um limite, que pode estar próximo, para que o usuário possa desfrutar de algum benefício.
Dica #11 – Fique de olho em datas comemorativas
Que tal explorar datas comemorativas para gerar conteúdos e engajar o seu público? É claro que tudo tem que fazer sentido para o seu negócio.
Um e-commerce de artigos esportivos, por exemplo, pode usar a data 19 de agosto em que se comemora o Dia do Ciclista, para oferecer um presente especial para este público.
Você pode usar o que aprendeu nas dicas #7, #10 e nesse, juntando tudo em uma ação só. Tem ideia de como poderia fazer isso?
Uma boa sugestão seria criar um lightbox específico para quem visita as URLs relacionadas a produtos focados em bicicletas e ciclistas. A partir daí, você pode trabalhar uma mensagem que tenha o gatilho emocional da urgência, pois o presente só vai estar disponível em 19 de agosto.
Quer conferir quais datas podem ser estratégicas para o seu negócio? Clique aqui e veja o Calendário 2017 completo.
Dica #12 – Teste e avalie
Grande parte do trabalho com Facebook Login é de pura análise. Criar opções diferentes de lightbox e testar o que melhor funciona para cada público é a chave para conseguir aumentar as conversões.
Observar as semelhanças entre o que dá e o que não dá certo repetidamente é a melhor forma de alcançar os números ideais.
Vale à pena testar tudo: textos, formatos, cores de botão, benefícios oferecidos… As variáveis são muitas mas testar cada uma delas muito fazer os seus resultados explodirem.
Para você ter uma ideia, já tivemos casos em que uma simples mudança de cor no botão de conexão aumentou os cadastros em 5x. Tem ideia do quanto essa simples mudança pode impactar no faturamento?
Dica #13 – Invista de forma estratégica
É final de mês e você ainda está um pouco longe de bater as suas metas de leads.
O Facebook Login é o seu canal que está performando melhor e por isso, vários testes A/B (como os que falamos logo aqui em cima) estão rodando para que os resultados sejam ainda mais potencializados.
Ótimo, você está fazendo tudo certo! Mas e se eu te der uma dica que pode fazer ficar ainda melhor?
Nas duas últimas semanas do mês, você PRECISA ter a malícia de dar uma olhada no resultado geral dos seus testes para ver quais opções estão se destacando.
Feito isso, se quiser otimizar as taxas de conversão para bater a meta, invista a sua grana no que está dando um resultado melhor e pare com os testes por uns dias.
No início do próximo mês, planeje novos testes baseados no que vem dando certo e repita o mesmo ciclo.
Dica #14 – Fique ligado na Comunidade do Facebook
O próprio Facebook tem um conteúdo bem bacana sobre o tema que estamos discutindo. Os textos estão em português e com uma linguagem simples.
Ele é cheio de ideias úteis e compartilha cases de sucesso de marcas que utilizam a estratégia. Para conferir tudo, é só clicar aqui.
E se você quiser entender melhor quais são as políticas da plataforma para o uso desse canal e mergulhar um pouco mais fundo nas questões operacionais, clique aqui.
Dica #15 – Experimente a plataforma da Social Miner
Se você chegou até aqui, é porque acredita que o Facebook Login pode multiplicar os seus resultados e se tornar um excelente canal para criar relacionamentos duradouros e significativos com quem interage com a sua marca.
Então, partiu humanizar o marketing juntos?
Com a plataforma da Social Miner, você pode criar lightbox de Facebook Login, segmentar leads, criar campanhas automáticas de notificações, fazer testes A/B…
E isso é só o início de uma estratégia de engajamento e conversão muito mais robusta e focada em resultados.
Com a ajuda dos Miners e toda a inteligência artificial por trás da nossa plataforma, você pode muito mais e vai se juntar ao nosso time de clientes que já vem conquistando excelentes resultados Brasil afora.
Acha que eu tô só querendo vender o nosso peixe?