10 coisas sobre marketing personalizado que você não sabia

10 coisas sobre marketing personalizado que você não sabia

Enquanto muita gente acha que é impossível fazer marketing personalizado porque é complexo, é caro, dá muito trabalho e os resultados não chegam nunca, já tem uma galera que está do outro lado do jogo, apostando na humanização para se diferenciar da concorrência.

Grandes e-commerces como Natura, Sephora e Asus têm criado suas campanhas de marketing personalizado em parceria com a Social Miner e alcançado resultados excelentes. (Mais cases aqui!)

E você? Quer fazer parte de qual dos dois lados? Vai liderar tendências ou esperar o negócio ficar no vermelho para mudar a forma como se comunica com os seus clientes e leads?

Para te ajudar a escolher, fizemos uma lista com 10 curiosidades sobre marketing personalizado que você não sabia:

#1 O Facebook Login pode ser usado para criar uma base engajada de leads

Em média, menos de 3% das pessoas que visitam o seu site convertem.

O que você vem fazendo com as outras? Deixando todas irem embora?

O social bounce de saída, um lightbox que aparece quando o usuário move o cursor em direção a aba do site,  tem se mostrado a melhor maneira para fazer com que os outros 97% se engajem com a marca.

Por meio de uma conexão via Facebook ele permite a criação de uma base muito estratégica de leads. Após esse login inicial, você tem acesso a uma série de informações que podem ser usadas em campanhas posteriores, como nome, gênero, idade e cidade.  

Além disso, é possível customizar a mensagem e o visual do lightbox de acordo com a página do seu site em que o usuário está navegando.  

Ou seja, desde o momento da conexão até o relacionamento posterior, tudo é feito com base no marketing personalizado.

slide-case-epoca-1

#2 Dá para fazer campanhas orgânicas via notificação no Facebook

Após a conexão que falamos acima, você ganha a permissão para se relacionar com os seus contatos por meio de notificações no Facebook. Essa é uma forma muito pessoal para enviar mensagens ao seu público e por isso deve ser usada de forma inteligente.  

Neste exemplo, a personalização e o uso de um novo canal de contato, mais pessoal e direto, garantiu uma redução de 50% do custo da taxa de clique.

slide-case-epoca-2

#3 As regras do próprio Facebook já direcionam a criação de campanhas personalizadas

Caso opte por usar esse canal, saiba que suas próprias regras já direcionam as campanhas para o marketing personalizado.

Para que o Facebook não seja utilizado como spam, as notificações só podem ser enviadas para o máximo de 10.000 pessoas por dia e a taxa de cliques (CTR) deve ser maior que 17%. Além disso, caso o usuário passe mais de 30 dias sem entrar no seu site, você não consegue mais enviar notificações.

#4 Enviar para menos pessoas dá mais resultado

Quando você conhece a pessoa com a qual a sua marca está falando, a sua comunicação fica mais assertiva. É preciso dizer muito menos para impactar muito mais.

Ao invés de enviar aquela newsletter que atira para todos os lados, com 12 opções de produtos diferentes, a ideia é dar um tiro certo oferecendo aquele produto que você sabe que o cliente quer, gostou e precisa.

Estudos indicam que quanto menos opções para escolher maior é a chance de uma compra ser finalizada. Uma loja de doces aumentou a sua conversão em (surpreendentes) 27% quando mudou o cardápio de geléias, saindo de 24 sabores para 6.

#5 Marketing personalizado também funciona em datas comerciais

Você sabia que de todas as vendas feitas na Black Friday 2016, somente 15% foram efetuadas por pessoas que se cadastraram durante a data? Enquanto isso, aproximadamente 30% foi feita por leads antigos da base e 54% por pessoas que se conectaram em campanhas de aquecimento das promoções.

Isso mostra que ter um trabalho contínuo de marketing personalizado é muito importante até mesmo para aproveitar períodos de grande tráfego e apelo comercial.

#6 Datas estratégicas podem ser o ponto de partida para potencializar a conversão de leads

Essas épocas em que o seu site tem picos de tráfego são excelentes oportunidades para conseguir criar uma base de leads mais robusta.

Pelos plugins da Social Miner, por exemplo, a taxa de cadastros aumentou 27% na última Black Friday.

É a partir disso que você vai conseguir ganhar escala automatizando os processos de marketing personalizado para aumentar as taxas de conversão.  

#7 Os consumidores gostam de marketing personalizado

Sabe quando você visita aquele e-commerce e o produto que visualizou fica te perseguindo em todos os lugares da web? Mesmo se você tiver comprado? Pois é, esse é o tipo de coisa que incomoda os usuários e é invasiva.

É como se a sua marca não conhecesse nada desse cliente e nem mesmo soubesse que ele já fez a compra que queria.

As pessoas gostam de quem se preocupa em conhecê-las, mesmo que o mínimo possível. Por isso, fazer marketing personalizado, significa não ser inconveniente e colocar o consumidor sempre em primeiro lugar, as vendas são consequências disso.

E quem é que não gosta de ser prioridade, não é?

#8 Marketing Personalizado tem as maiores taxas de conversão

O marketing personalizado permite que você aumente muito o nível de relacionamento que têm com o seu público, falando menos e com mais qualidade.

Se antes você enviava uma campanha geral para todos os 50.000 contatos da sua base pessoas e isso gerava 10 vendas, a ideia é começar a enviar campanhas personalizadas para bases muito menores.

Se a mensagem for assertiva, um e-mail para 3.000 contatos retirados do universo maior, vai resultar nas mesmas 10 vendas.

E aí não tem como discutir a eficácia dessa estratégia: é uma taxa de conversão de 0,02% contra outra de 0,33%, ou seja, 16x maior.

#9 Marketing personalizado melhora a recompra – e investir nisso vale à pena

Para conquistar um novo cliente é preciso investir de 5 a 12 vezes mais do que para manter um atual.⁠⁠⁠⁠ Por isso, ter ações claras de relacionamento e fidelização com os são muito estratégicas para o negócio.

Com o marketing personalizado, você mostra que realmente conhece quem já te deu um voto de confiança e assim, consegue potencializar os resultados das ações focadas neste público.  

#10 Tem muita gente querendo te ajudar

Todo o time da Social Miner está pronto para começar a te ajudar a implementar o marketing personalizado no seu e-commerce.

Quer testar para ver se funciona mesmo? Clique aqui e converse com nossos especialistas 😉

Comments

comments

Um comentário em “10 coisas sobre marketing personalizado que você não sabia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *